sexta-feira, 23 de outubro de 2015

292 - Onde está a tua Coragem?

A Coragem exprime um sentimento de Confiança, Bravura, de Confrontar tudo aquilo que é temível, é ser forte, arrojado, diante das situações anormais, é não ter medo, não ser covarde, e, isto é, geralmente praticado de forma equivocada, e, muitas vezes nas horas impróprias, como, por exemplos:
1. Não sei nadar, e, pulo em um rio para tentar salvar alguém se afogando, ou mesmo sabendo, pular em um rio infestado de Jacarés/Crocodilos/Cobras;
2. Me infiltro no meio de um tiroteio, para salvar alguém que está participando do mesmo; Ou, então no meio de uma manifestação pública, onde há o confronto, com policiais ou quem quer que seja, para defender uma tese ou propósito, que muitas vezes nada tem a ver comigo;
3. Entrar em uma casa que está incendiando, e, já prestes a desmoronar, sem aptidão e vestimentas apropriadas, para tentar salvar algo ou alguém; E, mais uma infinidade de situações, que nada tem a ver com coragem, e, sim com imprudência e/ou tolice;
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor;
Dentre tantos exemplos de coragem, aquí, alguns deles:
a) Coragem é ter medo, mas não deixar se influenciar por eles;
b) Coragem é não fazer tudo aquilo que te dá na cabeça;
c) Coragem é admitir suas fragilidades e que precisa melhorar, SEMPRE;
d) Coragem é reconhecer que não é dono do mundo, e, precisa de outras pessoas;
e) Coragem é não discriminar, não julgar; ser altruísta;
f) Coragem é saber e liberar o perdão, até para os seus próprios inimigos;
g) Coragem é fazer o bem, sem olhar a quem; nem esperar retribuição;
h) Coragem é ser trabalhador, honesto, sincero, verdadeiro, humilde, simpático;
i) Coragem é fugir de tudo que tem aparência do Mal;
j) Coragem é amar seus semelhantes como a sí mesmo e a Deus sobre todas as coisas;
E, por falar nisso, será que você teria CORAGEM de orar a Oração Dominical? A Oração que Jesus nos ensinou, tem sido recitada, ao longo dos anos, de uma maneira religiosa, repetitiva, como se fosse um amuleto;
Esta atitude, contraria a sua real finalidade, por se tratar de um roteiro que Jesus nos deixou para que soubéssemos como orar de uma maneira eficaz (alcança o resultado desejado), e não simplesmente eficiente (faz, mas não tem preocupação em alcançar o resultado final);
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos” (Lc 11:1-2)...... “Portanto, vós orareis assim: (Mt. 6:9-13)
Na época de Jesus era costume os Rabinos (Mestres) ensinar aos seus discípulos as pratica espirituais e uma delas era a oração. E os discípulos de Jesus pediram que Ele também os ensinasse a orar. E Jesus os atendeu, conforme o texto, acima;
A oração do Pai Nosso é um roteiro que nos ensina como orar. Ela é dividida em sete partes, e cada parte delas podemos orar intensamente;
1. PAIXÃO - Quando dizemos: “Pai nosso que está nos céus”, estamos louvando-O por ser nosso Pai. Aliás, Jesus deixou os religiosos da época perplexos e de cabelo em pé com esta afirmação, pois, até então ninguém tinha chamado a Deus de Pai;
A Bíblia diz, que devemos HONRAR PAI e MÃE, será que O estamos honrando, ou seja colocando Deus Pai, em lugar de destaque em nossas vidas? Ou, tem muitas outras coisas antes?
2. PODER - “Santificado seja o Teu nome”. Santificar é colaborar com Deus, é fazer notória a diferença entre o santo e o profano, entre o que é de Deus e o que não é. É estabelecer, por meio da fé, no nosso coração, o que Deus é para nós;
É sustentar a fé no meio das aflições e/ou adversidades, quando tudo pretende negar a Deus; Como está nossa vida de Santificação? (sem a qual ninguém verá a Deus), como são as atitudes de nossa mente, coração, corpo, olhos, lingua, ouvidos?
3. PROPÓSITO - “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. No céu a vontade de Deus é feita prontamente, imediatamente e sem nenhum questionamento;
E aqui na terra como é feita a vontade de Deus? Aqui só existe um povo qualificado para fazer a sua vontade que é o povo que tem confessado Jesus como Senhor;
Como tem sido o nosso gráu de intimidade com Deus? Como está nossa aceitação da Soberania, Vontade de Deus para nossas vidas em Detrimento ou contrária às nossas Vontades?
Mas muitas vezes não queremos fazer a vontade de Deus, principalmente quando não entendemos ou quando não gostamos;
Quando oramos a Deus clamando para que Sua vontade seja estabelecida, com certeza nossa oração atravessa os céus de bronze e vai até o coração do Pai;
4. PROVISÃO - “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Jesus quando fala do pão Ele está falando de nossas necessidades físicas, emocionais e Ele está falando também da nossa fome da alma, da nossa dimensão espiritual;
Ou seja, Jesus está falando de uma fome mais profunda, mais essencial. A súplica pelo Pão é a suplica pelo trabalho, pelo afeto, pela benção de Deus para que possamos enfrentar a vida e seus desafios;
Qual tem sido o nosso pensamento e/ou posicionamento em relação às famigeradas bolsas "eleitoreiras" governamentais? A Bília diz que não devemos "Tomar a Forma Deste Mundo";
5. PERDÃO - “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Nesta parte da oração do Pai Nosso Jesus entra num ponto muito importante das relações humanas, ou seja, ofensor e ofendido;
O ofensor sendo sabedor (porque ele pode nem saber que magoou) que machucou alguém e não busca o perdão a sua oração não é ouvida. Quando o ofendido não perdoa a sua oração também não obterá resposta;
Quem perdoa aprendeu que o perdão é uma pessoa e seu nome é Jesus de Nazaré, quem tem ele no coração tem um espírito perdoador;
6. PROTEÇÃO - “E não nos deixeis cair em tentação”. Somos tentados o tempo todo e ninguém que seja humano está isento de tentação. Por isso é nosso dever proteger a Liderança da Igreja, como nossas orações, para que Deus a livre das tentações, todos os dias; Que Deus nos livre das tentações;
7. PREÇO - “Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!”. E, aí vem, de novo, a humanidade na contra-mão, pois depois da queda de Lúcifer todos agora querem o reino, o poder e a glória, para sempre;
O homem se tornou o ego absoluto, isto é, natureza caída e agora, como o diabo, quer o Reino, o poder e a glória. Como é importante afirmar para o Senhor e também para cada um de nós que o Reino, o poder e a glória pertencem somente ao Pai;
Então, meu amigo, irmão, leitor, por alguns segundos apenas, esvazie a sua mente e coração, e, se Deus lhe fizesse a seguinte pergunta: Você, ainda, tem coragem de orar a Oração Dominical, acima? Qual seria a sua resposta? Se for, sim, meus parabéns, você é um "autêntico Cristão", e, certamente o seu nome está escrito no Livro da Vida;
No entanto, se for, não! Então, precisa fazer, HOJE, AGORA, fazer um Conserto com Deus, e, Lhe pedir, com muita Fé, que Ele tenha Misericórdia de você, lhe perdoe todos os seus Pecados, após você se reconhecer com pecador, e, passar a ter, então, um novo tipo de Relacionamento e/ou grau de intimidade com Deus, O amando sobre todas as coisas, e ao seu semelhante, como a você mesmo; Tenha Fé e Muita Coragem para isso. Amém???
"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...