segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

295 - EU NÃO SEI TOMAR BANHO

Uma certa feita, minha filha, Giovana, me fez a seguinte afirmação: Pai, nós não sabemos tomar banho, ou talvez tenha dito: Pai, nós não tomamos banho direito! Fiquei meio que assim ??? e, perguntei o porquê, e ela me disse, porque se a gente tomasse banho direito, não precisaria, sempre lavar as toalhas, bastando, apenas, por para secá-las. Pensei, cá, com meus botões: e, é, tem sentido!
A Grande Realidade, é que o ser humano, nunca sabe, ou pelo menos não tem a certeza, ABSOLUTA, que está fazendo as coisas certas, as coisas, como convém, e, por isto, na maioria das vezes, "Quebra a Cara" ou como diziam os mais antigos, "Dá com os burros n'água" - (os burros quando defronte de um rio, por menor que seja, refuga e não vai prá frente).
Isto vale para todas as áreas de nossas vidas, e, em todos os escalões sociais, étnicos, culturais, pois se assim não fosse, pessoas ricas, sábias, cultas, famosos, bem sucedidos, poderosos até, seja branco ou negro ou o que for, não tinham depressão, não se suicidavam e, não cometeriam crimes ou atrocidades;
Aí, vem a pergunta que não quer calar, para este final de ano: Porquê isto ocorre? Porquê pessoas bem sucedidas em "QUASE" todas as áreas da vida, passam por este tipo de situação? Simples, fácil, prático e gostoso, diria um ex-professor de Matemática de Uraí no Paraná, a resposta está no "Quase". A Principal área de nossa vida, em que deveríamos ser bem sucedidos, fica no "Quase".
“A Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.” Charles H. Spurgeon - ou seja, está inteiro;
Portanto, o que estou me referindo é quanto à área Espiritual, nossa Vida com Deus. Jesus, uma certa feita visitou duas mulheres chamadas Marta e Maria, e, enquanto Marta preocupou-se mais com os afazeres da Casa (para receber Jesus), Maria, ficou aos pés do Mestre, gerando insatisfação de Marta, e Jesus lhe disse: "Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada", Lucas 10:41,42
Em outra feita Paulo afirmou para que não andássemos ansiosos pelas coisas deste mundo - Filipenses 4:6; E, também disse: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra", Colossenses 3:2; E, entre tantas outras passagens, Jesus Disse: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam", Mateus 6:19,20
Então, para Deus, TUDO, gira em torno da Eternidade, Coisas lá do Alto, e, para humanidade tudo gira nas coisas pertinentes à vida terrena, como: sobrevivência, felicidade, saúde, poder e riqueza, e bem estar aqui na terra, é só atentar para nossas orações a Deus (seja qual for o teu deus): olha, sendo, muito otimista, 90% é pedir bênçãos para nós mesmos, uns 5% para nosso semelhante (sendo aquí 99% destes 5%, para nossos parentes e amigos), e, não sei não se 5% de nossas orações é para dar Graças, agradecer e Adorar ao nosso Deus;
Quando digo vida com Deus, digo que resume-se a 2 fatores primordiais: Bíblia/Oração e Amor a Deus/ Próximo; Também nestes requisitos não os fazemos de forma que possa "Agradar a Deus" e, é ELE Mesmo, que nos diz assim:
1) "O meu povo se perde por falta de Conhecimento" - Oséias 4:6 (interessante ler todo capítulo)
2) "Errais não conhecendo as Escrituras..." - Mateus 22:11
- Pergunta que não quer calar: Quantas vezes você já leu a Palavra de Deus? Quanto versículos da Bíblia você se lembra decorado, de cabeça?
3) "Orai e vigiai para que não entrem em tentação" - Mateus 26:41
4) "Orai sem Cessar" - " Em tudo dai graças" - I Tessalonicenses 5:17-18
5) Em Romanos 8:26 Paulo diz que "Não sabemos orar como convém; E, em Tiago 4:3 diz o Autor "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites";
6) TREMEU o Lugar onde os Apóstolos oravam, em Atos 4:31;
- Pergunta que não quer calar: Quantas vezes você ora por dia? Quantas vezes o chão tremeu, enquanto orava?
7) E, finalmente, este item, penso que resume tudo: O Amor a Deus e ao Próximo, é a base de nossa vida terrena, e de toda nossa vida Eterna, com Deus, e, o que vai valer na Eternidade, pois estaremos cumprindo toda a Lei de Deus, que é baseada, exclusivamente no Amor - Lucas 10:27
Como é que você pretende "Tomar o Seu Banho" (Espiritual) nas Comemorações de Final de Ano? Como Convém a Deus? De forma que Agrade a Deus? (Vide minha sugestão, na mensagem anterior: 294 - Quando a esposa é Surda), Ou será na forma tradicional, e a passos largos para um Caminho, que, com certeza, não é Aquele que Deus requer de cada um de nós? - Fiquem, todos, no Amor de Deus Pai, na Graça Restauradora do Mestre Galileu e Carpinteiro de Nazaré, e no Poder, Consolo e Capacitação do Grande Espirito. Amém?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

294 - Quando a Esposa é Surda

Nesta, quem sabe, última postagem do ano, em que o mundo celebra o nascimento de Jesus, alguns de forma correta, e, que, com certeza agrada a Deus, ou seja, trazendo à memória, com muita reverência e Gratidão a Deus, a figura do Autor da Vida, do Autor da Nossa Salvação;
Aquele que nos resgatou diante do Pai, pagando o preço, por nossos pecados, na cruz do Calvário, nos reconciliando, para sempre com Deus; buscando, sempre, Adorá-Lo, Servindo-O, e, obedecendo aos seus preceitos bíblicos, Amando a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos;
Infelizmente, muita gente, celebram de forma equivocada, celebrando papai-noel, presentes, festas, comilanças e bebedeiras, não tendo a mínima preocupação e, praticando o contrário de tudo aquilo que dissemos, acima, e, que com certeza, não agrada a Deus, nem um pouquinho só, pois estas pessoas não querem ter uma intimidade com Deus, buscá-Lo através da Palavra e da Oração;
E, sabe porquê isso? O caso é que estas atitudes, geram compromisso, obrigações, deveres, ou seja querem os Benefícios que Deus pode dar, (nem que tenha que pagar, financeiramente, por isso), mas não querem nada com as obrigações, espirituais, morais ou sociais.... O que nos leva à seguinte reflexão: Qual é, realmente, a Distância que você está de Deus?
Uma sobrinha, Marcela Sinhorini, postou, hoje, no facebook, a seguinte "estória", que, com certeza, muitos já conhecem e compartilharam, e, hoje, eu, compartilho, para nossa reflexão:
INTERESSANTE - ESPOSA SURDA – Qual o problema de sua esposa? Disse o médico. – Surdez. Não ouve quase nada, responde o marido. – Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico;
Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fala em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. E quando vier – diz o médico – dirá a que distância o senhor estava quando ela o ouviu. Está certo? – Certo, combinado então, disse o marido.
À noite, quando a mulher preparava o jantar, o marido decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: “Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora”. – Maria, o que temos para jantar? – não ouviu nada. Então aproximou-se a 10 metros. – Maria, o que temos para jantar? – nada ainda;
Então, aproximou-se mais 5 metros. – Maria, o que temos para jantar? – Silêncio ainda. Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar: – Maria! O que temos para jantar? – Frango, meu bem… É a quarta vez que te respondo, disse, pacientemente, a esposa;
A estória, acima, nos ensina o seguinte: Muitas vezes achamos que o problema ocorre com os outros, quando na realidade o problema é nosso, só nosso… Achamos que Deus não ouve nossas orações mas quando nos aproximamos Dele percebemos que o erro sempre esteve em nós por não ouvirmos o que Ele diz.
E você a que distância está de Deus? - A Resposta, com certeza, está, ou estará, na forma que você Celebrará este Natal, o qual eu espero que, seja a primeira opção, acima, Amém?
Então, desejo a todos, um ótimo final de ano, que o celebrem de uma forma que agrade a Deus, e, que este mesmo Deus te dê um, também, ótimo novo ano, com muita paz, saúde, prosperidades e felicidades, juntamente a todos os seus amados, especialmente na área espiritual, que é o que mais interessa, a vida com Deus, pois é apenas isto que levamos para a Eternidade, o resto? Fica tudo por aqui mesmo; Que O Mestre Galileu e Carpinteiro de Nazaré, o Autor da Salvação e da Vida, nos abençôe a todos.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

293 - Graça de Graça, Desgraça sem Graça

Após alguns dias, sem postar nada, esta é a primeira e única postagem do mês de novembro, quando celebramos na última 5a. feira na IPB de BC, o dia Mundial de Ações de Graças, com Adoração, Palavra de Deus, e, obviamente não faltou a comunhão e confraternização;
No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças, foi instituido pela Lei 781, de 17.08.1949, em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração do Dia de Ação de Graças se daria na 4a. quinta-feira de novembro de cada ano; Comecemos nossa Mensagem meditando no título, de trás para frente, atentando para alguns significados das Palavras:
SEM GRAÇA - Apático, sem cor, mas também pode ser tímido, sem jeito, envergonhado, embaraçado; Também se diz de algo que alguém conta, que era para ser engraçado, mas não consegue ao menos um sorriso de alguém! rsrsrsrs;
A palavra Desgraça, em qualquer dos sentidos e/ou esferas, abaixo, consequentemente, revela em nós, aspectos de tristeza, apatia, nos tornando sem jeito, embaraçado, sem nenhum sorriso, ou seja, sem graça nenhuma;
DESGRAÇA - Vamos elencar, pelo menos três sentidos, pertinentes a todas as áreas de nossa existência:
1. Mágoa: pertinente à dor, em todas as suas esferas, quer sejam físicas, mental, espiritual, ou relacional;
2. Infelicidade: adversidade, desventura, drama, azar, vergonha, tragédia, infortúnio, flagelo, fatalidade, catástrofe, calamidade, desonra, também em todas as esferas, acima;
3. Falta de sucesso: fracasso, pobreza, penúria, indigência, sofrimento, idem nas mesmas esferas;
Agora, "voltemos ao normal" pelo início do título da mensagem:
GRAÇA - Alguns significados:
Benevolência, mercê,estima ou um favor que se dispensa ou recebe, características agradáveis de uma pessoa. Também está relacionada com elegância e graciosidade de uma pessoa;
Antigamente, graça correspondia ao nome dado na Certidão de Nascimento, "Qual é a sua graça"?
Estado de graça ou cair nas graças se referem a alguém que conquistou a simpatia e o favor de uma outra pessoa ou grupo; Dar graças significa agradecer por alguma coisa;
Graça e indulto são a mesma coisa, sendo que, enquanto que o primeiro é individual, o segundo é coletivo, e se trata do mesmo mecanismo de clemência, o qual extinguem a punibilidade relativa a um crime comum, num determinado período (natal e ano-novo, por exemplo), mas cuja realidade é controversa, visto ser provado que 45% dos beneficiados, fogem e não voltam mais e continuam praticando crimes;
Mas, o que mais nos importa, MESMO, é no âmbito espiritual, teológico, onde a Graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação;
No cristianismo, a Graça é um Dom Gratuito de Deus ao homem, onde todos aqueles que são alcançados, são, concomitantemente, restaurados, e Deus confere a estes, a participação na vida divina fazendo-o Seu filho, por adoção, e, co-herdeiro do Reino dos Céus, juntamente com seu Filho Unigênito, Jesus Cristo de Nazaré;
Ninguém é salvo sem receber a Graça, o favor, de Deus. A salvação é pela graça, o que significa que é Gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios esforços, que não podemos pagar, nem com todo o dinheiro do mundo, por isso, Jesus Cristo veio ao mundo, para pagar nossa dívida;
De GRAÇA: Algo que a gente recebe, sem precisar pagar NADA. Daí a primeira parte do título desta mensagem: A Graça é de graça, não preciso fazer nenhum sacrifício, ou pagamento pela Graça Recebida e/ou alcançada, pois tudo já foi Pago lá na Cruz; Simplesmente, por Amor, e nada mais;
Infelizmente, existem, muita gente, buscando alcançar o favor de Deus, o Reino dos Céus, de forma equivocada, acreditando, que, para ser merecedor da salvação, ele precisará, fazer um um determinado sacrifício, ou um pagamento como "Generosas" Ofertas Financeiras, por exemplo, fazendo, assim, jus às Misericórdias do Senhor, "outros sacrifícios" utilizados:
a) Martirizar o próprio corpo, AUTOFLAGELAÇÃO
b) Subir escadaria de igreja de joelhos, alguns até com "motivação furada";
c) Carregar um cruz por um determinado trajeto;
d) Fazer uma peregrinação, seja em Aparecida do Norte, Trindade, Roma ou Jerusalém;
e) Uma contribuição financeira especial, como trízimo, um mês de aluguel ou prestação, e outras infinidades de formas, que não vem ao caso; Mas que o cidadão precisa fazer alguma coisa, numa espécie de "negociação com Deus - Se O Senhor me fizer isso, eu faço aquilo";
Para as pessoas que pensam assim, o sacrifício de Jesus não foi suficiente, ou seja, desta forma, está negando a Jesus, e o que ELE fez por nós, então, precisa fazer algo para merecer o Céus; O que me leva a crer que o Sacrifício de Jesus foi em vão, para as pessoas que pensam desta forma;
Resta-nos orar, por estas pessoas, rogando a Deus Pai Todo Poderoso, que a Sua Misericórdia os alcance, e, que envie o Espírito Santo de Deus, possa iluminar a mente e espírito destas pessoas, e, que O Senhor Deus, nosso Pai, fale com eles, através de sua Palavra, a qual deixo algumas delas para a reflexão de todos nós:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" Rm 3:23-24;
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2:8-9
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER" João 15:5

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

292 - Onde está a tua Coragem?

A Coragem exprime um sentimento de Confiança, Bravura, de Confrontar tudo aquilo que é temível, é ser forte, arrojado, diante das situações anormais, é não ter medo, não ser covarde, e, isto é, geralmente praticado de forma equivocada, e, muitas vezes nas horas impróprias, como, por exemplos:
1. Não sei nadar, e, pulo em um rio para tentar salvar alguém se afogando, ou mesmo sabendo, pular em um rio infestado de Jacarés/Crocodilos/Cobras;
2. Me infiltro no meio de um tiroteio, para salvar alguém que está participando do mesmo; Ou, então no meio de uma manifestação pública, onde há o confronto, com policiais ou quem quer que seja, para defender uma tese ou propósito, que muitas vezes nada tem a ver comigo;
3. Entrar em uma casa que está incendiando, e, já prestes a desmoronar, sem aptidão e vestimentas apropriadas, para tentar salvar algo ou alguém; E, mais uma infinidade de situações, que nada tem a ver com coragem, e, sim com imprudência e/ou tolice;
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor;
Dentre tantos exemplos de coragem, aquí, alguns deles:
a) Coragem é ter medo, mas não deixar se influenciar por eles;
b) Coragem é não fazer tudo aquilo que te dá na cabeça;
c) Coragem é admitir suas fragilidades e que precisa melhorar, SEMPRE;
d) Coragem é reconhecer que não é dono do mundo, e, precisa de outras pessoas;
e) Coragem é não discriminar, não julgar; ser altruísta;
f) Coragem é saber e liberar o perdão, até para os seus próprios inimigos;
g) Coragem é fazer o bem, sem olhar a quem; nem esperar retribuição;
h) Coragem é ser trabalhador, honesto, sincero, verdadeiro, humilde, simpático;
i) Coragem é fugir de tudo que tem aparência do Mal;
j) Coragem é amar seus semelhantes como a sí mesmo e a Deus sobre todas as coisas;
E, por falar nisso, será que você teria CORAGEM de orar a Oração Dominical? A Oração que Jesus nos ensinou, tem sido recitada, ao longo dos anos, de uma maneira religiosa, repetitiva, como se fosse um amuleto;
Esta atitude, contraria a sua real finalidade, por se tratar de um roteiro que Jesus nos deixou para que soubéssemos como orar de uma maneira eficaz (alcança o resultado desejado), e não simplesmente eficiente (faz, mas não tem preocupação em alcançar o resultado final);
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos” (Lc 11:1-2)...... “Portanto, vós orareis assim: (Mt. 6:9-13)
Na época de Jesus era costume os Rabinos (Mestres) ensinar aos seus discípulos as pratica espirituais e uma delas era a oração. E os discípulos de Jesus pediram que Ele também os ensinasse a orar. E Jesus os atendeu, conforme o texto, acima;
A oração do Pai Nosso é um roteiro que nos ensina como orar. Ela é dividida em sete partes, e cada parte delas podemos orar intensamente;
1. PAIXÃO - Quando dizemos: “Pai nosso que está nos céus”, estamos louvando-O por ser nosso Pai. Aliás, Jesus deixou os religiosos da época perplexos e de cabelo em pé com esta afirmação, pois, até então ninguém tinha chamado a Deus de Pai;
A Bíblia diz, que devemos HONRAR PAI e MÃE, será que O estamos honrando, ou seja colocando Deus Pai, em lugar de destaque em nossas vidas? Ou, tem muitas outras coisas antes?
2. PODER - “Santificado seja o Teu nome”. Santificar é colaborar com Deus, é fazer notória a diferença entre o santo e o profano, entre o que é de Deus e o que não é. É estabelecer, por meio da fé, no nosso coração, o que Deus é para nós;
É sustentar a fé no meio das aflições e/ou adversidades, quando tudo pretende negar a Deus; Como está nossa vida de Santificação? (sem a qual ninguém verá a Deus), como são as atitudes de nossa mente, coração, corpo, olhos, lingua, ouvidos?
3. PROPÓSITO - “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. No céu a vontade de Deus é feita prontamente, imediatamente e sem nenhum questionamento;
E aqui na terra como é feita a vontade de Deus? Aqui só existe um povo qualificado para fazer a sua vontade que é o povo que tem confessado Jesus como Senhor;
Como tem sido o nosso gráu de intimidade com Deus? Como está nossa aceitação da Soberania, Vontade de Deus para nossas vidas em Detrimento ou contrária às nossas Vontades?
Mas muitas vezes não queremos fazer a vontade de Deus, principalmente quando não entendemos ou quando não gostamos;
Quando oramos a Deus clamando para que Sua vontade seja estabelecida, com certeza nossa oração atravessa os céus de bronze e vai até o coração do Pai;
4. PROVISÃO - “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Jesus quando fala do pão Ele está falando de nossas necessidades físicas, emocionais e Ele está falando também da nossa fome da alma, da nossa dimensão espiritual;
Ou seja, Jesus está falando de uma fome mais profunda, mais essencial. A súplica pelo Pão é a suplica pelo trabalho, pelo afeto, pela benção de Deus para que possamos enfrentar a vida e seus desafios;
Qual tem sido o nosso pensamento e/ou posicionamento em relação às famigeradas bolsas "eleitoreiras" governamentais? A Bília diz que não devemos "Tomar a Forma Deste Mundo";
5. PERDÃO - “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Nesta parte da oração do Pai Nosso Jesus entra num ponto muito importante das relações humanas, ou seja, ofensor e ofendido;
O ofensor sendo sabedor (porque ele pode nem saber que magoou) que machucou alguém e não busca o perdão a sua oração não é ouvida. Quando o ofendido não perdoa a sua oração também não obterá resposta;
Quem perdoa aprendeu que o perdão é uma pessoa e seu nome é Jesus de Nazaré, quem tem ele no coração tem um espírito perdoador;
6. PROTEÇÃO - “E não nos deixeis cair em tentação”. Somos tentados o tempo todo e ninguém que seja humano está isento de tentação. Por isso é nosso dever proteger a Liderança da Igreja, como nossas orações, para que Deus a livre das tentações, todos os dias; Que Deus nos livre das tentações;
7. PREÇO - “Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!”. E, aí vem, de novo, a humanidade na contra-mão, pois depois da queda de Lúcifer todos agora querem o reino, o poder e a glória, para sempre;
O homem se tornou o ego absoluto, isto é, natureza caída e agora, como o diabo, quer o Reino, o poder e a glória. Como é importante afirmar para o Senhor e também para cada um de nós que o Reino, o poder e a glória pertencem somente ao Pai;
Então, meu amigo, irmão, leitor, por alguns segundos apenas, esvazie a sua mente e coração, e, se Deus lhe fizesse a seguinte pergunta: Você, ainda, tem coragem de orar a Oração Dominical, acima? Qual seria a sua resposta? Se for, sim, meus parabéns, você é um "autêntico Cristão", e, certamente o seu nome está escrito no Livro da Vida;
No entanto, se for, não! Então, precisa fazer, HOJE, AGORA, fazer um Conserto com Deus, e, Lhe pedir, com muita Fé, que Ele tenha Misericórdia de você, lhe perdoe todos os seus Pecados, após você se reconhecer com pecador, e, passar a ter, então, um novo tipo de Relacionamento e/ou grau de intimidade com Deus, O amando sobre todas as coisas, e ao seu semelhante, como a você mesmo; Tenha Fé e Muita Coragem para isso. Amém???
"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9;

353 - Quem somos Nós???

TODOS DEVEM LER ISSO! ● O corpo humano após a morte: - 3 dias após a morte, as unhas começar a sair-se dos dedos; - 4 dias depois da mo...