Um belo dia começou a sair lixo cultural, de um certo canal de televisão brasileira, e, infelizmente, hoje, se aproveita muito pouco, ou quase nada, de nossas programações televisivas de nosso país, qualquer semelhança com nosso título, é mera coincidência, não era nosso propósito inicial.
Que título mais estranho para o nosso post da semana! Poderias dizer. Trata-se de um jargão popular, muito usado, também no futebol, quando um jogo tá muito difícil, para uma das equipes, e a bola bate na trave, bate no goleiro, que faz defesas, praticamente impossível, e os torcedores ficam naquela, a hora que entrar a primeira bola, aí, a coisa vai, pois onde passa um boi, certamente, uma boiada. E o que tem a ver com a nossa mensagem? É que estou de viagem, neste final de semana, para Campo Grande, Rondonópolis, Goiania e Poços de Caldas, em visita a irmãos e filhos, e em todos estes lugares, grande parte da economia é baseada na bovinocultura.
Como nosso blog, tem como característica principal assuntos pertinentes à área espiritual, vamos refletir, um pouco a respeito do pecado! E, a primeira pergunta, obviamente, não poderia ser diferente. O que é o pecado? Ou o que é Pecado, para mim ou para você? Se formos analisar, no aspecto, humano, diríamos que pecado é roubar, matar, mentir, trair, enganar, e, outras coisas mais que é muito comum nos dias de hoje. E, é verdade, tudo isso, realmente é pecado. Mas é só isso? Para muitas pessoas, é, exatamente, só isso, pois se eu não roubo, não mato, não passo ninguém para trás, pago todas minhas contas direitinho, então sou um cara bom, um cara legal (tema de nosso último post), e, tem alguns "desavisados" que têm a petulância de afirmar que não é pecador.
Mas, a realidade, é que o pecado, aos olhos de Deus, não é somente isso. É, infinitamente, mais do que apenas isso. Pois o pecado é TODA e QUALQUER desobediência, VOLUNTÁRIA, às leis de Deus, à Vontade Soberana de Deus, e isso nós descobrimos, através da leitura da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, e nos é revelada através do Espírito Santo de Deus. "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". I João 3:4
Vamos um pouquinho mais longe, se não for para a honra de Deus, é pecado, pois diz o texto sagrado: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).
Então, ponderamos, para nossa reflexão, e concomitantemente, já concluindo às seguintes perguntas, que devemos fazer para nós mesmos:
1. O que estou fazendo, para a Glória de Deus? Ou, tudo o que eu faço é para a Glória de Deus? Ou para a minha? de minha família? dos amigos? meus propósitos?
2. Deus está satisfeito com meus atos, minhas ações? Ele está contente comigo? Está aprovando minhas atitudes e comportamentos?
3. Quando aquí não mais estiver, e, quando estiver, no céu, diante de Deus, o que tenho para apresentar a Ele? O que estou levando? Mãos cheias ou vazias?
4. Será que pecado é só não matar, não roubar, não mentir? Ou, também seria, minhas omissões de fazer o bem, ajudar a quem precisa, de todas as formas possíveis
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado". Tiago 4:17
5. Será que ir à igreja, apenas uma vez por semana é suficiente? Se eu comer e beber, apenas uma vez por semana, o que acontece? "Não deixemos de congregar-mos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hb 10:25)
6. Será que eu tenho alegria de ir à igreja, ir a um culto? Ou, além da testa franzida, minha atenção é desviada por qualquer, simples motivo? Ou, passou 5 minutos do horário normal, começo a me contorcer no banco? Ou chego, SEMPRE, depois que o culto começou e MUITAS vezes, saio antes de terminar? Ou, tenho dezenas de motivos, para não ir à igreja, regularmente e/ou sistematicamente?
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" Salmo 122:1. - "E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus". Lucas 24:53 - "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios". Salmos 84:10
7. E, finalmente, nos seus passos, ou nos meus passos: O que faria Jesus? Já paramos para pensar nisso? Se tudo que eu for fazer, fizesse esta pergunta para mim mesmo: O que Jesus faria nesta situação? Será que o Seu comportamento seria igual ao meu? Ou nós estamos fazendo tudo errado? - Atentemos para os textos, abaixo:
"Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores". 1 Coríntios 4:16
"Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo". 1 Coríntios 11:1
"Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados," Efésios 5:1
"De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo".
1 Tessalonicenses 1:6
Por fim, O pecado, começa como uma pequena fumaça, e, vai se avolumando, começa no olhar, na cobiça ou na má intenção, vai para a mente, desce no coração, lá ele é formatado e externado, na forma prática, através de nossas atitudes ou omissão, portanto, o pecado sai de dentro de nós. E, aí, gente, onde passa um boi, passa uma boiada, diz o nosso título, ou seja um pecado vai levando a outro, até nos consumir, por completo.
A Bíblia diz em Marcos 7:20-23 “E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.”
E, antes de ver o vídeo, abaixo, reflita, sobre tudo os explicitado, acima, e, lembre-se, SEMPRE:
PORTANTO.....
Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUITOS PROBLEMAS de relacionamentos interpessoal, pois uma expressão por mínima e simples que seja, pode chegar de forma equivocada a uma pessoa; Esta pessoa a transmite a outra a tornando mais equivocada, e, assim, sucessivamente, a várias outras pessoas, ao ponto que uma simples dor de cabeça, chegará a 10a. ou 20a. pessoa com o camarada já morto e enterrado há muito tempo. Vide que ilustração interessante, mas real, abaixo: Somos aquilo que falamos, somos frutos das nossas palavras e, portanto, eis algumas das razões porque devemos refrear a nossa língua, conforme determina a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada: . - A nossa qualidade de vida em família depende daquilo que falamos em nosso lar - I Pedro 3:10; - O destino de nossa alma vida é determinado por aquilo que falamos...
Comentários
Postar um comentário