Pular para o conteúdo principal

57 - SANTIDADE OU FALSIDADE?



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Hb 12:14

Vivemos nos tempos “espirituais” atuais, uma gama de “santos de carteirinha”, ou seja uma santidade estranha, de muitas palavras e até gestos, aparentemente santos, mas de pouca prática, na realidade, pois ao mesmo tempo que “esbanjamos humildade” diante de uma plateia “ávidas” por toda sorte de bênçãos, atrás das cortinas “esbanjamos” falsas desculpas, arrogância, egoísmo, rancor, mágoas no coração, tristezas, desamor, entre tantos “pecadinhos de estimação” que teimam em estar colados em nós, por isso, necessitamos nos purificar (assim como Naamã) e viver em santidade de vida, como determina O Senhor, atra´ves do escritor de Hebreus. (Veja a história de Naamã, ao final).



Considerar que: Os menores pecados causam os maiores estragos

O pecado particular de comer de uma única só vez de um fruto de somente uma arvore trouxe:

• maldição à terra - Gên. 3:17
• sujeição da mulher ao homem - Gên. 3:16
• suor e dor ao homem - Gên. 3:17-19
• morte à humanidade - Gên. 3:19
• separação da presença de Deus - Gên. 3:23
• a morte de Cristo, o Filho de Deus - João 3:16
O Pecado, ao homem, parece pequeno. Para Deus, o pecado é abominável.

O Pecado qualquer que seja o seu tamanho é contra:

a lei de Deus - Tiago 2:10
• a natureza de Deus - I Ped 1:16
• o ser de Deus - Foi Ele que mandou a santidade
• a glória de Deus - I Cor 6:19,20
Por isso nenhum pecado é tolerado por Ele

Considerar que: Permitindo um pequeno pecado, torna-se fácil concluir um maior
Veja os exemplos que ilustram Salmo 1:1:

• Gên. 13:12, "armou as tendas até Sodoma"
• Gên. 14:12, logo "habitava em Sodoma"
• Gên. 19:7, chamou os habitantes "meus irmãos"
• Gên. 19:8, fez besteira com as filhas
• Gên. 19:17,26, a mulher de Ló olhava para traz.

II Sam 11:1-17. O "ver" (v.2) facilitou o "perguntar" (v.3) que facilitou, por sua vez, o "envio dos mensageiros" e o "trazer" (v. 4). Logo Davi "entrou" e se "deitou" (v. 5). Este pecado levou Davi a manipular a “Urias” (v. 7-13) e logo planejou a "morte" (v. 14,15) e assim cometeu o "homicida" (v. 16,17).
Naamã, o leproso - 2 Reis 5



A Bíblia, no Antigo Testamento, conta a história de Naamã. Ele era chefe do exército de um país, um lugar chamado Síria. Todos respeitavam muito Naamã e o rei era seu amigo.

Apesar dele ser rico e de ter um trabalho muito importante, Naamã não era feliz. Na sua casa havia muita tristeza. Naamã tinha uma doença chamada lepra. Naquele tempo não havia remédio para curar a lepra. A esposa de Naamã e todos da família dele sentiam tristeza porque sabiam que Naamã estava morrendo e não podia ser curado. Até os empregados da casa tinham pena de Naamã e de sua esposa.

Havia uma menina, nascida num país chamado Israel, e era escrava da família. Ela também tinha muita pena de Naamã e ficava pensando se não devia falar para a esposa dele sobre a tristeza que ela também sentia, falar do verdadeiro Deus, que era adorado na terra dela, e do profeta Eliseu.
Ela tinha certeza de que se Naamã fosse ao lugar onde vivia o profeta Eliseu, este poderia ser curado da lepra.
Assim, certo dia, ela ficou com coragem e contou para a sua patroa sobre o profeta que vivia em Israel e que poderia curar Naamã. A esposa de Naamã nunca tinha ouvida falar de Deus e enquanto ela ficava sentada escutando a menina falar das coisas maravilhosas que Deus podia fazer, ficou com esperança que seu marido fosse curado.

A esposa de Naamã correu para contar ao seu marido as notícias maravilhosas que tinha escutado. Enquanto ela corria para falar com Naamã, ele a observava espantado. O que poderia ter acontecido no seu lar tão triste, que tinha deixado sua esposa tão animada?

Quando Naamã ouviu o que a jovem criada tinha falado, mal podia acreditar. Um Deus que podia curar a lepra? Será que isso existia? A criada nunca tinha mentido e não iria mentir sobre uma coisa assim.
Assim, Naamã concordou que ele tinha de ir procurar o tal profeta. Mas onde devia ir? Onde poderia encontrar o profeta? Talvez o rei soubesse.

O rei da Síria nunca tinha ouvido falar do profeta Eliseu e achou que o rei de Israel poderia saber alguma coisa; então deu uma carta para Naamã levar ao rei de Israel. Nessa carta o rei dizia que Naamã era o chefe do seu exército. Além da carta, o rei mandou arrumar um presente real para a pessoa que curasse Naamã.
O rei fez tudo o que podia para mostrar o quanto gostava de Naamã e como queria que Naamã fosse curado.

A viagem era longa, mas finalmente Naamã chegou ao palácio do rei Jeorão, rei de Israel.
O rei Jeorão chamou logo Naamã. Uma pessoa tão importante como o chefe do exército da Síria não podia ficar esperando muito tempo.
O rei de Israel abriu a carta e começou a ler. A carta dizia assim: “Logo que você ler esta carta, ficará sabendo que mandei meu servo para você curá-lo da lepra.”

Lepra! O rei mal podia crer no que tinha lido. De repente o rei de Israel ficou com muito medo. Ele pensou que o rei da Síria estava escrevendo aquela carta de propósito porque sabia que ele não podia curar a lepra.
Naquele tempo, quando uma pessoa ficava com muita raiva ou muito aborrecida, ela rasgava a roupa. E foi o que o rei de Israel fez: rasgou a sua roupa e disse:
“Por acaso sou Deus para fazer viver uma pessoa ou curá-la da lepra? O rei da Síria está procurando um jeito de brigar comigo!” Ele e os sábios do reino não sabiam o que fazer. Na carta não estava escrito o nome do profeta Eliseu - só dizia que era para o rei curar Naamã.

O que deveriam fazer? Eles sabiam que Naamã precisava ser muito bem tratado, pois era uma pessoa muito importante no reino da Síria. O que é que os ministros do rei de Israel poderiam fazer para ajudar?
O rei estava pensando no problema quando apareceu um moço trazendo uma mensagem sobre Naamã. Eliseu, o profeta, tinha ouvido falar da visita de Naamã e sobre a sua doença e escreveu assim para o rei de Israel: “Por que rasgaste a tua roupa? Manda Naamã para mim e ele saberá que existe profeta de Deus em Israel.”
O rei ficou livre do problema. Naamã devia ir imediatamente até a casa do profeta Eliseu.

Então Naamã foi com seus cavalos e carros para a casa do profeta. Pararam à porta da casa de Eliseu e viram que era um lugar pobre.
Naamã ficou surpreso porque ninguém estava esperando por ele na porta da casa. Ele achava que Eliseu sairia para esperá-lo. Afinal, ele era um homem muito importante e capitão do exército da Síria, um pais também muito importante.
Chegaram na frente da casa de Eliseu, mas o profeta não tinha saído da casa. Dentro da casa, Eliseu estava dizendo para o seu empregado o que deveria ser dito a Naamã. Quando acabou de falar, o empregado saiu para dizer a Naamã que era para ele ir ao Rio Jordão lavar-se sete vezes, e ficaria completamente curado da lepra.
Naamã ficou furioso: “Lavar-me num rio? Na minha terra há rios muito melhores do que este Rio Jordão. Será que eu não poderia lavar-me neles e ficar sarado?” E saiu furioso.

Ordenou que todos fossem embora imediatamente. Mas alguns homens foram conversar com ele e disseram: “Se o profeta lhe tivesse pedido para fazer alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele diz que o senhor precisa apenas lavar-se para ficar são?”
Naamã sabia que seus homens estavam certos. Para Deus ajudá-lo, era preciso que ele cresse e obedecesse. Assim Naamã e seus homens foram para o Rio Jordão.

Quando ele estava na água, podia estar pensando: “Estou perdendo tempo”. Mas ele estava fazendo pelo menos o que seus homens aconselharam que ele fizesse. Por seis vezes entrou na água, mas o seu corpo continuou do mesmo jeito. Quando Naamã entrou na água pela sétima vez, os homens que estavam com ele chegaram mais perto do rio. Eles deviam estar preocupados, querendo saber se o seu capitão tinha sarado. Será que havia um Deus que podia fazer coisa tão difícil? E quando Naamã saiu da água, sua pele estava sã, como a de uma criança!

Que alegria! Apesar de não ter muita fé, Deus curara o corpo de Naamã!
Ele e os seus homens foram até a casa de Eliseu. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar a não ser em Israel. Por favor, aceite um presente de teu servo”.
Eliseu, porém, respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei”. Naamã insistiu, mas Eliseu nada aceitou, e disse a Naamã: “Vá em paz”.

A Bíblia conta este milagre que aconteceu. Naamã obedeceu e foi curado. A Bíblia conta também as histórias de outros homens e mulheres que obedeceram a Deus, a história de Jesus e do grande amor de Deus.

Autor: Durante + de 50 anos de ministério, o pastor Rubens Pires do Amaral Osório reuniu grande quantidade de escritos para sermões, aulas em Escola Dominical e Seminários. Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, aos 83 anos, mora hoje em Sorocaba - SP. com sua esposa M. Aparecida. Tem dois filhos e quatro netos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

353 - Os Cuidados com a Língua

Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUITOS PROBLEMAS de relacionamentos interpessoal, pois uma expressão por mínima e simples que seja, pode chegar de forma equivocada a uma pessoa; Esta pessoa a transmite a outra a tornando mais equivocada, e, assim, sucessivamente, a várias outras pessoas, ao ponto que uma simples dor de cabeça, chegará  a  10a. ou  20a. pessoa com o camarada já morto e enterrado há muito tempo. Vide que ilustração interessante, mas real, abaixo:  Somos aquilo que falamos, somos frutos das nossas palavras  e, portanto, eis algumas das razões porque devemos refrear a nossa língua, conforme determina a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada:  . - A nossa qualidade de vida em família depende daquilo que falamos em nosso lar - I Pedro 3:10; - O  destino de nossa alma  vida é determinado por aquilo que falamos...

289 - Seria Um Mal Necessário?

"Eu Quero Ser Um Celular ou Uma Televisão", assim orou, uma criança, para Deus: – Papai do céu, eu quero ser um Celular, ou, então, uma Televisão, por causa dos meus pais. – O Senhor precisa ver como eles têm paciência com eles, mesmo quando chegam em casa cansados do trabalho. Mas comigo, não. Vão logo dando bronca. – Os olhinhos da minha mãe até brilham quando ela está olhando para o celular ou Assistindo suas novelas. É lindo de ver. Eu quero que ela olhe assim pra mim também. – Quando estamos conversando e o celular toca, ou, está assistindo o futebol, meu pai corta a nossa conversa no meio, mas nunca, nunca mesmo, ele pára de olhar o celular ou para o futebol na televisão, para conversar comigo. – Eles nunca têm tempo pra brincar ou passear comigo, mas gastam horas vendo coisas no celular ou, na Televisão. – Por favor, Papai do céu, me transforme num celular, ou, então em uma Televisão, ou melhor ainda, nos dois. Daí todo mundo vai ficar feli...

154 - DESGRAÇADO, MISERÁVEL, POBRE, CEGO, NÚ

De repente, os amados leitores tenham ficado assustado com a expressão do título deste post, no entanto é PLENAMENTE BÍBLICO, e tem como finalidade chamar sua atenção para o que o Apóstolo João, em Patmos, quiz dizer às igrejas: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu)" (Ap 3.17) Pior cego é aquele que não quer ver . Compartilho, com os amados, um texto muito interessante que recebí na internet, sendo as imagens, por nós inseridas. "Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja." Lc 18:41. Na passagem acima Bartimeu disse a Jesus Cristo o que ele queria, não fez rodeios nem mesmo pediu algo diferente daquilo que ele sabia que precisava e que só Jesus Cristo poderia conceder: a cura. O ditado popular que diz: "O pior cego é aquele que não quer ver. " não se aplicou a Bartimeu, afinal o ditado diz respeito à pessoa que...

187 - E SE O MUNDO TIVESSE ACABADO?

Recado importante aos que sobreviveram ao fim do mundo! Se você está lendo este artigo já percebeu que mais uma falsa profecia não resistiu ao teste do tempo. Você está “vivinho da silva” e o mundo segue seu rumo naturalmente como todos os dias. Apesar disso, gostaria de deixar a você um recado importantíssimo que não deve ser ignorado de forma nenhuma, devido a sua importância grandiosa e urgente. Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações unidas), morrem no mundo inteiro cerca de 102 pessoas por minuto. Isso dá quase 150 mil pessoas que morrem todos os dias. O fato mais importante dessa estatística não são os números, mas o fato de que ninguém sabe quem serão esses 150 mil que irão morrer hoje. Eu poderei estar incluído, você também, ou, quem sabe, nós dois. Isso me faz pensar que o mundo irá sim acabar para milhares de pessoas hoje. Elas irão definitivamente encerrar suas vidas por aqui e selar seu destino eterno. Por isso, quero ...

221 - ONDE PASSA UM BOI???

Um belo dia começou a sair lixo cultural, de um certo canal de televisão brasileira, e, infelizmente, hoje, se aproveita muito pouco, ou quase nada, de nossas programações televisivas de nosso país, qualquer semelhança com nosso título, é mera coincidência, não era nosso propósito inicial. Que título mais estranho para o nosso post da semana! Poderias dizer. Trata-se de um jargão popular, muito usado, também no futebol, quando um jogo tá muito difícil, para uma das equipes, e a bola bate na trave, bate no goleiro, que faz defesas, praticamente impossível, e os torcedores ficam naquela, a hora que entrar a primeira bola, aí, a coisa vai, pois onde passa um boi, certamente, uma boiada. E o que tem a ver com a nossa mensagem? É que estou de viagem, neste final de semana, para Campo Grande, Rondonópolis, Goiania e Poços de Caldas, em visita a irmãos e filhos, e em todos estes lugares, grande parte da economia é baseada na bovinocultura. Como nosso blog, tem como característi...

11 - MEU TESTEMUNHO e de SIMONTON - IPB

“A vida tem tristezas mil, nem tudo é um céu de anil, mas para a dor, que é tão sutil, há um caminho só: Confia em Deus e Ele, sempre, te ouvirá, confia em Deus e Ele nunca falhará, confia em Deus e as negras nuvens passará...” Oh! Não duvides... No ano de 1.976 na IPB da pequena cidade de Uraí, ao norte do estado do Paraná, eu estava dando os meus primeiros passos na vida cristã, e, aguardando, ansioso, o nascimento de minha primeira filha: Giovana, um dos irmãos que muito contribuiu para minha conversão, o hoje, presbítero Paulo Garcia da IPB de Cornélio Procópio (PR), louvou a Deus com o cântico “Confia em Deus” música e letra de Feliciano Amaral, gravada por diversos cantores, a qual, recentemente ouvi no XII Congresso Nacional das UPH’s da IPB em Grussaí (RJ), com o adorador Azineto Santos, (foto anexa), Lembrei-me que, também foi meu primeiro cântico (solo) na IPB de Campo Mourão. E, viajando no túnel do tempo comecei a meditar sobre os diversos problemas e a...

190 - DORES e SINAIS que NÃO PODEMOS IGNORAR

Estou aí às margens de completar 62 anos de idade, já aposentado a 4 anos, e, confesso que já estou sentindo o peso dos anos, pois não faço nenhum tipo de exercícios nem pratico nenhum esporte, e, apesar de ser muito determinado a tomar os remédios que me são indicados (que não aconselho a ninguém, pois É ERRADO). Abaixo, eu mais três de meus netos (filhos da Giovana), na virada de 2012/2013, em minha casa No entanto, tenho um dificuldade danada para ir a um médico (o que seria O CORRETO), e que indico a todos, portanto, hoje, compreendo, melhor, minha mãe que aos 74 anos de idade reclamava o dia todo de suas dores, provenientes da idade. A negligência com dores e sinais pode provocar problemas sérios de saúde: eles não devem ser ignorados. Aquí estou em Caná da Galiléia, onde Jesus fez o seu primeiro milagre: Aquí o início da subida para o Monte Sinai, iniciamos às 23:00h e chegamos ao topo às 05:00h da manhã para ver o nascer do sol lá de cima, foi uma das maiores maravi...