Pular para o conteúdo principal

64 - O QUE É PECADO?



Existe uma preocupação que peculiar à maioria das pessoas, independentemente de religião, crendices ou até mesmo no meio dos ateus. O que é pecado? O que pode fazer ou o que não se pode?

Pecado é matar, roubar, mentir, adulterar, beber, fumar, jogar na loteria, etc...? Será que tudo isso é pecado ou tem mais alguma coisa? Óbviamente que não é só isso! É MUITO MAIS do isso, a qual citei aleatoriamente dentre as muitas formas de não agradar a Deus.

Porque nós existimos? O que tem em nós que poderia agradar a Deus? O estamos fazendo ou buscando fazer para isso? Agradar a Deus, fazer a vontade de Deus!
A Bíblia nos informa que o pecado afasta o homem de Deus: “Is 59:2 > Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, pra que vos não ouça; Rm 6:23 > pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus. Mas o texto que mais me impressiona em relação ao pecado, o que fala mais alto, está em I Co. 10:31 – “Portanto, que comais, quer bebais ou faças qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Portanto, meus amados, é para a glória de Deus? Tá na bênção! Não é para a glória de Deus? É para a minha glória, os desejos do meu coração? Fale com Deus e explique para Ele.

Esta foi a notícia que MUITOS não queria ouvir, no entanto tenho uma outra que, com certeza TODOS gostarão de saber. Em uma de nossas aulas do Curso de Células, para lideranças, nosso preletor, Pastor Pedro, nos contou uma bela história, que eu repasso a todos, conforme abaixo:



Conta-se que havia um cidadão, muito rico, famoso e poderoso, era o dono de toda a região que habitava, mandava e desmandava em tudo e tinha O PODER SOBRE TUDO E TODOS. Esta pessoa, no entanto, tinha apenas um filho, e este, numa certa feita foi falar com o seu pai que queria se casar e que traria a sua noiva para apresentar ao pai, que prontamente, interessou-se em conhecer a “eleita” a qual seu filho iria desposar, querendo saber suas características.



O filho, então, paulativamente, começou a descrever as características de sua noiva:

1. Olha pai, esta minha noiva, é cega! Como? Replicou o pai, cega? Mas o que é isso, filho, como você vai desposar uma pessoa que é cega?

2. Pois é, meu pai, tem um outro problema, ela também é surda! O quê!!! Respondeu o pai, além de cega é surda? Não pode ser! Você não está bem, tem alguma coisa errada!

3. Pai, tem outra coisa que preciso lhe dizer, esta minha noiva, também é muda! Ah não, você não pode estar falando sério, isto é uma brincadeira não é? Cega, surda e muda? Nããão!!!

4. Pai, tem mais uma coisinha, esta minha noiva não tem os braços! Simplesmente, não consigo acreditar numa coisa desta, cega, surda, muda e sem braços, como vai trabalhar, meu filho, eu trabalhei muito para chegar onde cheguei, você, realmente enlouqueceu!

5. Pai, só mais uma coisa! Esta minha noiva não pode andar, tem que ser carregada quando não empurrada em sua cadeira de rodas! Chega, meu filho, basta com tudo isto! Só me responde uma coisa, então, porque você quer desposar esta sua noiva?

A resposta do filho, foi simplesmente: PORQUE EU A AMO, MEU PAI.... apesar de todos seusd defeitos, fraquezas e deficiências, EU A AMO, e quero passar toda a eternidade com ela, EU, SIMPLESMENTE A AMO, .INCONDICIONALMENTE, eu a escolhi e quero ficar com ela para SEMPRE.

O Casamento de Cristo e a Igreja -
Podemos relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas acima. Jesus veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós, também, prometemos ser fiéis a ele quando nos convertemos ao Senhor. Dessa forma, tanto Cristo como o povo dele assumem o compromisso do desposório.

Da mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele comprou a igreja com o seu próprio sangue (Atos 20:28). “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

A nossa situação atual bem se descreve como um intervalo de espera. Mesmo se já tenhamos entrado em comunhão com o Senhor, ainda não fomos levados à habitação eterna na presença dele. Por esse motivo, diversos trechos no Novo Testamento enfatizam a necessidade de nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer voltar e encontrar a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Ele se sacrificou para santificar e purificar a igreja (Efésios 5:26), e quer que os seus discípulos se mantenham santificados (João 17:17,19). Se ele nos achar infiéis, não nos levará às bodas, nem ao lar eterno com Ele.

Ainda esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial. João, um dos apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos em um período de perseguição com a esperança de participarem do casamento do Cordeiro:

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. (Apocalipse 19:7-9)

Ele falou da noiva preparada e da esperança de morar eternamente com Deus, o perfeito marido:

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. (Apocalipse 21:2-3) Como a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua esposa para sempre.

Estas são as boas novas do evangelho: apesar da noiva (nós, a igreja), sermos cegos (não conseguirmos enxergar um palmo á frente de nosso nariz, no mundo espiritual, senão não faríamos tantas bobagens ); Apesar de sermos surdos (quase nunca ouvimos a voz de Deus, preferimos ouvir a nossa voz, a nossa consciência ou até a dos outros); Apesar de sermos mudos, pois não cumprimos o Ide de Jesus, não levamos as boas novas do evangelho a quem não conhecem, ainda. É mais cômodo ficarmos 50, 60, 70 anos num banco de igreja, muitos sem NUNCA ter trazido alguém a Jesus, ou mesmo até falado do amor de Jesus para alguém); Com certeza, muitos de nós (noiva, igreja) não braços, estamos mutilados, pois não trabalhamos na obra do Senhor, sempre alegamos que não temos condições, não temos tempo, e tantas desculpas “esfarrapadas” mais que costumamos dar, não é mesmo?); E finalmente, a consequência de tudo isso, é que estamos também sem possibilidades de caminhar, de andar, de crescer, pois somos Deficientes, precisamos ser carregados ou empurrados, como por uma cadeira de rodas, e a noiva, a igreja, nós não andamos, não crescemos. E, apesar de tudo isso, o Filho, o Noivo, Jesus, nos ama, incondicionalmente, e quer que vivamos com Ele eternamente, um dia nos encontrará nos ares e nos arrebatará para a mansão eterna e celestial.

O que nos resta fazer? Pecadores nós somos, não mais como mudar isso! Mas Jesus veio, nos resgatou, pagou o preço, riscou a cédula e nos afirma que aquele que confessar os seus pecados, Ele, Jesus, não só apaga, como também deles não se lembrará mais. Portanto, vivamos para a Glória de Deus, buscando a santidade de vida, sem a qual ninguém verá a Deus. E que o nosso Grande Deus e Pai, nos ajude e nos abençôe. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" Hb. 12:14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

353 - Os Cuidados com a Língua

Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUITOS PROBLEMAS de relacionamentos interpessoal, pois uma expressão por mínima e simples que seja, pode chegar de forma equivocada a uma pessoa; Esta pessoa a transmite a outra a tornando mais equivocada, e, assim, sucessivamente, a várias outras pessoas, ao ponto que uma simples dor de cabeça, chegará  a  10a. ou  20a. pessoa com o camarada já morto e enterrado há muito tempo. Vide que ilustração interessante, mas real, abaixo:  Somos aquilo que falamos, somos frutos das nossas palavras  e, portanto, eis algumas das razões porque devemos refrear a nossa língua, conforme determina a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada:  . - A nossa qualidade de vida em família depende daquilo que falamos em nosso lar - I Pedro 3:10; - O  destino de nossa alma  vida é determinado por aquilo que falamos...

289 - Seria Um Mal Necessário?

"Eu Quero Ser Um Celular ou Uma Televisão", assim orou, uma criança, para Deus: – Papai do céu, eu quero ser um Celular, ou, então, uma Televisão, por causa dos meus pais. – O Senhor precisa ver como eles têm paciência com eles, mesmo quando chegam em casa cansados do trabalho. Mas comigo, não. Vão logo dando bronca. – Os olhinhos da minha mãe até brilham quando ela está olhando para o celular ou Assistindo suas novelas. É lindo de ver. Eu quero que ela olhe assim pra mim também. – Quando estamos conversando e o celular toca, ou, está assistindo o futebol, meu pai corta a nossa conversa no meio, mas nunca, nunca mesmo, ele pára de olhar o celular ou para o futebol na televisão, para conversar comigo. – Eles nunca têm tempo pra brincar ou passear comigo, mas gastam horas vendo coisas no celular ou, na Televisão. – Por favor, Papai do céu, me transforme num celular, ou, então em uma Televisão, ou melhor ainda, nos dois. Daí todo mundo vai ficar feli...

154 - DESGRAÇADO, MISERÁVEL, POBRE, CEGO, NÚ

De repente, os amados leitores tenham ficado assustado com a expressão do título deste post, no entanto é PLENAMENTE BÍBLICO, e tem como finalidade chamar sua atenção para o que o Apóstolo João, em Patmos, quiz dizer às igrejas: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu)" (Ap 3.17) Pior cego é aquele que não quer ver . Compartilho, com os amados, um texto muito interessante que recebí na internet, sendo as imagens, por nós inseridas. "Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja." Lc 18:41. Na passagem acima Bartimeu disse a Jesus Cristo o que ele queria, não fez rodeios nem mesmo pediu algo diferente daquilo que ele sabia que precisava e que só Jesus Cristo poderia conceder: a cura. O ditado popular que diz: "O pior cego é aquele que não quer ver. " não se aplicou a Bartimeu, afinal o ditado diz respeito à pessoa que...

187 - E SE O MUNDO TIVESSE ACABADO?

Recado importante aos que sobreviveram ao fim do mundo! Se você está lendo este artigo já percebeu que mais uma falsa profecia não resistiu ao teste do tempo. Você está “vivinho da silva” e o mundo segue seu rumo naturalmente como todos os dias. Apesar disso, gostaria de deixar a você um recado importantíssimo que não deve ser ignorado de forma nenhuma, devido a sua importância grandiosa e urgente. Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações unidas), morrem no mundo inteiro cerca de 102 pessoas por minuto. Isso dá quase 150 mil pessoas que morrem todos os dias. O fato mais importante dessa estatística não são os números, mas o fato de que ninguém sabe quem serão esses 150 mil que irão morrer hoje. Eu poderei estar incluído, você também, ou, quem sabe, nós dois. Isso me faz pensar que o mundo irá sim acabar para milhares de pessoas hoje. Elas irão definitivamente encerrar suas vidas por aqui e selar seu destino eterno. Por isso, quero ...

221 - ONDE PASSA UM BOI???

Um belo dia começou a sair lixo cultural, de um certo canal de televisão brasileira, e, infelizmente, hoje, se aproveita muito pouco, ou quase nada, de nossas programações televisivas de nosso país, qualquer semelhança com nosso título, é mera coincidência, não era nosso propósito inicial. Que título mais estranho para o nosso post da semana! Poderias dizer. Trata-se de um jargão popular, muito usado, também no futebol, quando um jogo tá muito difícil, para uma das equipes, e a bola bate na trave, bate no goleiro, que faz defesas, praticamente impossível, e os torcedores ficam naquela, a hora que entrar a primeira bola, aí, a coisa vai, pois onde passa um boi, certamente, uma boiada. E o que tem a ver com a nossa mensagem? É que estou de viagem, neste final de semana, para Campo Grande, Rondonópolis, Goiania e Poços de Caldas, em visita a irmãos e filhos, e em todos estes lugares, grande parte da economia é baseada na bovinocultura. Como nosso blog, tem como característi...

11 - MEU TESTEMUNHO e de SIMONTON - IPB

“A vida tem tristezas mil, nem tudo é um céu de anil, mas para a dor, que é tão sutil, há um caminho só: Confia em Deus e Ele, sempre, te ouvirá, confia em Deus e Ele nunca falhará, confia em Deus e as negras nuvens passará...” Oh! Não duvides... No ano de 1.976 na IPB da pequena cidade de Uraí, ao norte do estado do Paraná, eu estava dando os meus primeiros passos na vida cristã, e, aguardando, ansioso, o nascimento de minha primeira filha: Giovana, um dos irmãos que muito contribuiu para minha conversão, o hoje, presbítero Paulo Garcia da IPB de Cornélio Procópio (PR), louvou a Deus com o cântico “Confia em Deus” música e letra de Feliciano Amaral, gravada por diversos cantores, a qual, recentemente ouvi no XII Congresso Nacional das UPH’s da IPB em Grussaí (RJ), com o adorador Azineto Santos, (foto anexa), Lembrei-me que, também foi meu primeiro cântico (solo) na IPB de Campo Mourão. E, viajando no túnel do tempo comecei a meditar sobre os diversos problemas e a...

190 - DORES e SINAIS que NÃO PODEMOS IGNORAR

Estou aí às margens de completar 62 anos de idade, já aposentado a 4 anos, e, confesso que já estou sentindo o peso dos anos, pois não faço nenhum tipo de exercícios nem pratico nenhum esporte, e, apesar de ser muito determinado a tomar os remédios que me são indicados (que não aconselho a ninguém, pois É ERRADO). Abaixo, eu mais três de meus netos (filhos da Giovana), na virada de 2012/2013, em minha casa No entanto, tenho um dificuldade danada para ir a um médico (o que seria O CORRETO), e que indico a todos, portanto, hoje, compreendo, melhor, minha mãe que aos 74 anos de idade reclamava o dia todo de suas dores, provenientes da idade. A negligência com dores e sinais pode provocar problemas sérios de saúde: eles não devem ser ignorados. Aquí estou em Caná da Galiléia, onde Jesus fez o seu primeiro milagre: Aquí o início da subida para o Monte Sinai, iniciamos às 23:00h e chegamos ao topo às 05:00h da manhã para ver o nascer do sol lá de cima, foi uma das maiores maravi...