Quem é o devorador citado na Bíblia? -
Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Algumas corretamente, outras, por falta de conhecimento bíblico, erroneamente, trazendo ao povo confusão e engano.
ONDE ESTÁ O DEVORADOR NA BÍBLIA?
O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3. 11, que diz:
“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”
Esse texto é a continuação de Malaquias 3.10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. Um bom grupo de pessoas diz que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fieis.
O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO?
A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28).
Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1. 4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.
O texto de Malaquias 3. 11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras.
Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse devorador.
Por André Sanches. Imagens e vídeos, por mim mesmo.
Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUITOS PROBLEMAS de relacionamentos interpessoal, pois uma expressão por mínima e simples que seja, pode chegar de forma equivocada a uma pessoa; Esta pessoa a transmite a outra a tornando mais equivocada, e, assim, sucessivamente, a várias outras pessoas, ao ponto que uma simples dor de cabeça, chegará a 10a. ou 20a. pessoa com o camarada já morto e enterrado há muito tempo. Vide que ilustração interessante, mas real, abaixo: Somos aquilo que falamos, somos frutos das nossas palavras e, portanto, eis algumas das razões porque devemos refrear a nossa língua, conforme determina a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada: . - A nossa qualidade de vida em família depende daquilo que falamos em nosso lar - I Pedro 3:10; - O destino de nossa alma vida é determinado por aquilo que falamos...
certamente, e preciso que entendamos que as coisas espirituais so se dicerne no Espirito,pois o objetivo da palavra de DEUS,e nos ensinar principios eternos,COM O OBJETIVO DE GERAR EM NOS FE E ESPERANÇA EM DEUS DE VIDA PLENA E ABUNDANTE NO SENHOR.
ResponderExcluirValeu, Lore! Realmente, está com toda a razão.
ExcluirNUNCA SE ESQUEÇA QUE A LETRA MATA MAS O ESPIRITO VIVIFICA!
ResponderExcluirPor isto e por tantos mais, A Palavra nos determina a ANDAR NO ESPIRITO.
ExcluirSEGUNDO A MINHA BIBLIA, O DIABO ELE VEIO COM OBJETIVO DE MATAR ROUBAR E DESTRUIR,PORTANTO CONCLUI-SE QUE TODA DESOBEDIENCIA AOS MANDAMENTOS DIVINO,ABRE UMA LEGALIDADE PARA QUE O INIMIGO EXECUTE A SUA MISSAO DE DESTRUIR A VIDA DO HOMEM AFASTANDO ELE DOS PRICIPIOS ESTABELECIDOS POR DEUS NA SUA PALAVRA OS QUAIS SERVEM COMO BASE PARA QUE ELE DESFRUTE DE UMA VIDA PROSPERA E ABUNDANTE COMO DEUS ASSIM DESEJA.
ResponderExcluirE, quando deixamos de cumprir alguns requisitos da Palavra de Deus, as consequências, vêm, com certeza. Valeu Lore!
Excluircomo faço para adquirir o livro os exterminadores de riquezas.
ResponderExcluirdo pastor jerônimo Onofre da Silveira ?