Pular para o conteúdo principal

241 - DIA DAS MÃES - Como entender uma mãe/esposa?

`` Mãe, palavra doce e suave para todas as pessoas do mundo`` - Com estas palavras iniciei uma mensagem do dias mães, ainda na minha infância, nos meus primeiros anos de escola.
Pergunta que não quer calar! Seria possível quantificar o valor de uma mãe? Dificil não eh!
Eu, jah não a tenho acerca de uns 15 anos, mais ou menos, ela se foi quando eu estava começando a realizar um sonho da vida dela, ter um filho advogado, e, eu , com 45 anos de idade estava iniciando o curso de direito na Universidade Paranaense, e, infelizmente ela não concretizou o seu sonho, mas creio que estava feliz com o filho, afinal de contas, eu trabalhava no Banco do Brasil, andava pregando pelas igrejas, e outra coisa que ela naum pode ver, mas que certamente se encantaria, era saber que além de concluir o curso de direito, também me aposentei como Gerente Geral do Banco do Brasil e na área Espiritual, fui ordenado Pastor Evangelico, da Igreja de Cristo, sendo fundador da mesma em Palmeiras de Goias. Com certeza tudo isso a encheria de orgulho, o que não eh diferente dos meus sentimentos.
Porque estou dizendo isso nesta introdução? Simples, eh que tudo passa tao rápido, vida da gente, e, como diria Ayrton Sena, `` somos insignificantes`` que quando a gente pensa que não, tudo jah aconteceu! Recentemente alguns amigos/irmãos perderam entes queridos, num piscar de olhos, o mundo esportivo e artístico (em todas as áreas) tem perdido, prematuramente (pelo menos aos nossos olhos), pessoas ricas, bonitas, famosas, muito queridas do publico e, com certeza dos familiares, e nohs, simples mortais, seres humanos, precisamos estar preparados para isso, para nosso encontro ou o pessoas queridas, com o Nosso Deus, para a Eternidade, que possamos reconhecer e aceitar, que, em TUDO, s) estah as mãos de Deus, e, que em tudo ELE eh Soberano. ``....... Prepara-te, oh Israel, para te encontrares com o teu Deus`` Amos 4:12b
Sopesadas, as palavras, acima, vamos curtir a nossa mãe, enquanto podemos e temos tempo, pois a vida eh como uma neblina: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Tiago 4:14. - "O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece;” Joh 14:1-2 Ame, curta, viva a sua mãe, pois, com certeza, este tempo eh muito curto aqui. Para nossa reflexão, neste dia das mães, um texto, com o qual compactuo e compartilho com voce, retirado do site: http://bibliacomentada.com.br/
A PIOR MAE DO MUNDO
Desde que era pequena, antes de ir para a escola, minha mãe me obrigava a tomar o café da manhã mesmo que não tivesse fome. Nenhuma outra mãe fazia isso. Tinha que levar um sanduíche ou frutas, quando minhas coleguinhas podiam comprar batatinhas fritas, doces e outras coisas mais gostosas. Eu ficava muita chateada com isso. Me irritava com suas palavras: - Coma tudo, não deixe nada… Faça isso direito…. Faça de novo, etc. Sempre assim!
Violou as regras do trabalho a menores de idade, obrigando-me a arrumar a cama, a ajudá-la na cozinha e outros serviços. O pior de tudo era ir ao mercadinho, cheio de gente, calor e filas. Que trabalheira!!! Fui crescendo e minha mãe metia-se em tudo: - Quem são suas amigas?… Como são suas mães?… Onde vivem?…
Uma droga! O pior foi quando comecei a ter amigos. As outras amigas podiam ver seus amigos à vontade, mas eu tinha que levá-los à casa e apresentá-los à minha mãe. Era o cúmulo! E o interrogatório de sempre: - Como se chama?… Onde vive?… Que estuda?… Trabalha?…
Meus trabalhos foram aumentando: varrer, limpar o banheiro, lavar a roupa… Os anos foram passando. Casei-me e comecei uma nova família. Agora sou mãe também. No Dia das Mães fui a igreja e agradeci a Deus por minha mãe. Graças ao cuidado que ela teve com meus alimentos cresci sã e forte. Graças à atenção com que ela olhava meus deveres de casa, consegui terminar meus estudos. Graças a que me ensinou a fazer os trabalhos de casa, agora tenho um lar limpo, ordenado e sei administrar minha casa. Graças ao cuidado com que me fazia escolher minhas amigas, ainda conservo várias delas que são um verdadeiro tesouro… Graças a que conheceu meus melhores amigos, pude descobrir quem era o melhor e agora é meu esposo.
- Obrigado, Senhor – disse do fundo do meu coração, – por ter me dado minha mãe, minha querida mãe, em quem via só defeitos e não qualidades, essa mãe que me formou tão bem! Peço apenas uma coisa, Senhor, que, agora que tenho meus filhos, me considerem a pior mãe do mundo!
Enfim, me tornei uma esposa e meu marido, uma certa feita, disse: Jamais entenderei minha esposa
Logo no primeiro dia depois do casamento, ela começou a abrir e fechar todas as gavetas dos meus armários da cozinha, reclamando: - Você não tem nenhum papel nas gavetas e prateleiras! Vamos ter que comprar antes que eu traga meus pratos. - Mas…Para quê? – Perguntei inocentemente. - Para manter os pratos limpos – ela respondeu encerrando o assunto.
Eu não entendi como o pó vai magicamente pular fora dos pratos se eles tiverem um papel debaixo deles, mas eu sabia quando tinha que ficar quieto. Um dia deixei levantada a tampa do vaso no banheiro. - Nós nunca deixamos a tampa levantada na casa de minha família – ela ralhou. – É indelicado. - Não era indelicado na casa de minha família – eu disse meio tímido. - Sua família não tinha garotas.
Além destas lições, aprendi também como eu deveria apertar o tubo de pasta de dentes, que deveria pendurar a toalha após o banho e onde deveria colocar as colheres quando colocasse a mesa. Eu não tinha idéia de como eu era tão sem educação. Não, eu jamais entenderei minha esposa. Ela guarda os temperos em ordem alfabética, lava pratos antes de colocá-los na lavadora de louça, e a roupa para lavar, é empilhada em tipos diferentes antes de ser lançada na lavadora de roupa. Dá para entender?
Ela tem um casaco que a faz parecer com o Sherlock Holmes. - Eu poderia comprar-lhe um casaco novo – ofereci. - De jeito nenhum. Este aqui foi da minha avó – ela respondeu, decidida, terminando a conversa. Depois que tivemos as crianças, ela passou a agir de forma estranha. Usava pijama o dia todo, tomava o café da manhã à uma da tarde, para todo lado carregava uma bolsa de fraldas do tamanho de uma minivan, falando resumidamente com parágrafos de uma sílaba.
Minha esposa também escolheu amamentar o bebê até quando desse e mais um pouco, apesar de alguns conselhos de suas amigas que a deixava aborrecida. Ela pegava o bebê sempre que chorasse, embora as pessoas lhe falassem que era saudável deixar chorar. - É bom para os pulmões dela – diziam. - E para o coração dela é melhor sorrir – ela respondia.
Um dia um amigo meu riu do adesivo no pára-choque de nosso carro : “Ser uma mãe dentro de casa é trabalhar com o coração”. - Minha esposa deve ter colocado isso aí – eu disse. - Pois a minha esposa trabalha mesmo! – Ele falou orgulhoso. - A minha também! – Respondi sorrindo.
Uma vez, eu estava preenchendo um formulário e escrevi “dona de casa” como a ocupação de minha esposa. Grande erro. Ela deu uma olhada e depressa me corrigiu. - Eu não sou dona de casa. Eu sou uma mãe. - Mas não existe essa categoria aqui, gaguejei. - Acrescente! Ela disse. Eu fiz.
Um dia, alguns anos depois, ela ficou na cama, sorrindo, quando me levantei para ir trabalhar. - O que está acontecendo? – Perguntei. - Nada. Está tudo maravilhoso. Eu não tive que levantar essa noite para acalmar as crianças. E eles não rastejaram pra cima de nossa cama. - Oh! – eu disse ainda não entendendo. - Foi a primeira vez que eu dormi a noite toda nos últimos quatro anos. Foi? Quatro anos? Isso é muito tempo. Eu nem tinha notado. Por que ela não reclamou nenhuma vez? Eu teria.
Não! Eu nunca entenderei minha esposa. E sabe o que mais? Nossa filha está agindo cada vez mais parecida com a mãe dela. Se ela, ao crescer, se tornar como a mãe, algum dia, haverá um sujeito que será o mais sortudo deste mundo, agradecendo por ter papel separando os pratos no armário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

353 - Os Cuidados com a Língua

Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUITOS PROBLEMAS de relacionamentos interpessoal, pois uma expressão por mínima e simples que seja, pode chegar de forma equivocada a uma pessoa; Esta pessoa a transmite a outra a tornando mais equivocada, e, assim, sucessivamente, a várias outras pessoas, ao ponto que uma simples dor de cabeça, chegará  a  10a. ou  20a. pessoa com o camarada já morto e enterrado há muito tempo. Vide que ilustração interessante, mas real, abaixo:  Somos aquilo que falamos, somos frutos das nossas palavras  e, portanto, eis algumas das razões porque devemos refrear a nossa língua, conforme determina a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada:  . - A nossa qualidade de vida em família depende daquilo que falamos em nosso lar - I Pedro 3:10; - O  destino de nossa alma  vida é determinado por aquilo que falamos...

289 - Seria Um Mal Necessário?

"Eu Quero Ser Um Celular ou Uma Televisão", assim orou, uma criança, para Deus: – Papai do céu, eu quero ser um Celular, ou, então, uma Televisão, por causa dos meus pais. – O Senhor precisa ver como eles têm paciência com eles, mesmo quando chegam em casa cansados do trabalho. Mas comigo, não. Vão logo dando bronca. – Os olhinhos da minha mãe até brilham quando ela está olhando para o celular ou Assistindo suas novelas. É lindo de ver. Eu quero que ela olhe assim pra mim também. – Quando estamos conversando e o celular toca, ou, está assistindo o futebol, meu pai corta a nossa conversa no meio, mas nunca, nunca mesmo, ele pára de olhar o celular ou para o futebol na televisão, para conversar comigo. – Eles nunca têm tempo pra brincar ou passear comigo, mas gastam horas vendo coisas no celular ou, na Televisão. – Por favor, Papai do céu, me transforme num celular, ou, então em uma Televisão, ou melhor ainda, nos dois. Daí todo mundo vai ficar feli...

154 - DESGRAÇADO, MISERÁVEL, POBRE, CEGO, NÚ

De repente, os amados leitores tenham ficado assustado com a expressão do título deste post, no entanto é PLENAMENTE BÍBLICO, e tem como finalidade chamar sua atenção para o que o Apóstolo João, em Patmos, quiz dizer às igrejas: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu)" (Ap 3.17) Pior cego é aquele que não quer ver . Compartilho, com os amados, um texto muito interessante que recebí na internet, sendo as imagens, por nós inseridas. "Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja." Lc 18:41. Na passagem acima Bartimeu disse a Jesus Cristo o que ele queria, não fez rodeios nem mesmo pediu algo diferente daquilo que ele sabia que precisava e que só Jesus Cristo poderia conceder: a cura. O ditado popular que diz: "O pior cego é aquele que não quer ver. " não se aplicou a Bartimeu, afinal o ditado diz respeito à pessoa que...

187 - E SE O MUNDO TIVESSE ACABADO?

Recado importante aos que sobreviveram ao fim do mundo! Se você está lendo este artigo já percebeu que mais uma falsa profecia não resistiu ao teste do tempo. Você está “vivinho da silva” e o mundo segue seu rumo naturalmente como todos os dias. Apesar disso, gostaria de deixar a você um recado importantíssimo que não deve ser ignorado de forma nenhuma, devido a sua importância grandiosa e urgente. Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações unidas), morrem no mundo inteiro cerca de 102 pessoas por minuto. Isso dá quase 150 mil pessoas que morrem todos os dias. O fato mais importante dessa estatística não são os números, mas o fato de que ninguém sabe quem serão esses 150 mil que irão morrer hoje. Eu poderei estar incluído, você também, ou, quem sabe, nós dois. Isso me faz pensar que o mundo irá sim acabar para milhares de pessoas hoje. Elas irão definitivamente encerrar suas vidas por aqui e selar seu destino eterno. Por isso, quero ...

221 - ONDE PASSA UM BOI???

Um belo dia começou a sair lixo cultural, de um certo canal de televisão brasileira, e, infelizmente, hoje, se aproveita muito pouco, ou quase nada, de nossas programações televisivas de nosso país, qualquer semelhança com nosso título, é mera coincidência, não era nosso propósito inicial. Que título mais estranho para o nosso post da semana! Poderias dizer. Trata-se de um jargão popular, muito usado, também no futebol, quando um jogo tá muito difícil, para uma das equipes, e a bola bate na trave, bate no goleiro, que faz defesas, praticamente impossível, e os torcedores ficam naquela, a hora que entrar a primeira bola, aí, a coisa vai, pois onde passa um boi, certamente, uma boiada. E o que tem a ver com a nossa mensagem? É que estou de viagem, neste final de semana, para Campo Grande, Rondonópolis, Goiania e Poços de Caldas, em visita a irmãos e filhos, e em todos estes lugares, grande parte da economia é baseada na bovinocultura. Como nosso blog, tem como característi...

11 - MEU TESTEMUNHO e de SIMONTON - IPB

“A vida tem tristezas mil, nem tudo é um céu de anil, mas para a dor, que é tão sutil, há um caminho só: Confia em Deus e Ele, sempre, te ouvirá, confia em Deus e Ele nunca falhará, confia em Deus e as negras nuvens passará...” Oh! Não duvides... No ano de 1.976 na IPB da pequena cidade de Uraí, ao norte do estado do Paraná, eu estava dando os meus primeiros passos na vida cristã, e, aguardando, ansioso, o nascimento de minha primeira filha: Giovana, um dos irmãos que muito contribuiu para minha conversão, o hoje, presbítero Paulo Garcia da IPB de Cornélio Procópio (PR), louvou a Deus com o cântico “Confia em Deus” música e letra de Feliciano Amaral, gravada por diversos cantores, a qual, recentemente ouvi no XII Congresso Nacional das UPH’s da IPB em Grussaí (RJ), com o adorador Azineto Santos, (foto anexa), Lembrei-me que, também foi meu primeiro cântico (solo) na IPB de Campo Mourão. E, viajando no túnel do tempo comecei a meditar sobre os diversos problemas e a...

190 - DORES e SINAIS que NÃO PODEMOS IGNORAR

Estou aí às margens de completar 62 anos de idade, já aposentado a 4 anos, e, confesso que já estou sentindo o peso dos anos, pois não faço nenhum tipo de exercícios nem pratico nenhum esporte, e, apesar de ser muito determinado a tomar os remédios que me são indicados (que não aconselho a ninguém, pois É ERRADO). Abaixo, eu mais três de meus netos (filhos da Giovana), na virada de 2012/2013, em minha casa No entanto, tenho um dificuldade danada para ir a um médico (o que seria O CORRETO), e que indico a todos, portanto, hoje, compreendo, melhor, minha mãe que aos 74 anos de idade reclamava o dia todo de suas dores, provenientes da idade. A negligência com dores e sinais pode provocar problemas sérios de saúde: eles não devem ser ignorados. Aquí estou em Caná da Galiléia, onde Jesus fez o seu primeiro milagre: Aquí o início da subida para o Monte Sinai, iniciamos às 23:00h e chegamos ao topo às 05:00h da manhã para ver o nascer do sol lá de cima, foi uma das maiores maravi...