- Um funcionário foi transferido de setor.
Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco.
- Disseram que ele… - Antes mesmo de terminar a frase, o chefe, interrompeu:
- Espere um pouco, meu amigo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, é a da VERDADE: Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram…Mas eu acho que… E, novamente o cidadão é interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
- Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.
O que você vai me contar é coisa boa? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe! - disse assustado. Então, continua o chefe, sua história vazou a segunda peneira
- Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a melhorar a empresa e seu ambiente de trabalho?
- Não, chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - falou o cidadão, surpreendido…
- Pois é, companheiro, já pensou como as pessoas seriam mais felizes e as empresas muito mais agradáveis pra se trabalhar se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo, e continua …
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.
"Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas".
Qual é o perfil da pessoa fofoqueira? Geralmente são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada pra elas tem uma razão nem um sentido positivo. A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida alheia.
A fofoca chega até nossos ouvidos, geralmente com as seguintes frases:
- Já está sabendo da novidade?
- Sabe da última?
- Você não vai acreditar…!!!
Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense: Se alguém fala mal de algum conhecido para mim, quem me garante que quando viro as costas essa pessoa não estará falando mal de mim também?
Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase: Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo?
Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo: Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for fofoca sobre a vida de alguém, por favor, não me conte, pois não quero saber!
Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.
A fofoca (rádio peão, rádio corredor, telefone sem fio) é um dos mais nocivos instrumentos de desagregação no ambiente de trabalho. O verdadeiro líder deve fazer uso destas três peneiras sempre que comentários mal-intencionados chegarem até ele. Não devemos esquecer que toda história tem pelo menos dois lados, e pra tomarmos decisões justas e acertadas, todos os envolvidos precisam ser ouvidos.
Blog da IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL CONGREGAÇÃO SÃO PAULO - Postado por João Neri - OBS. Fotos e/ou vídeos postados por nós;
2. Suprimimos os nomes de pessoas da história, tendo em vista que no original, não consta nomes e nem a situação de trabalho/empresa, pois essa mensagem circula pelo mundo afora há um bom tempo e é muito importante aprende-la.
Particularmente acredito que identificar essas peneiras em relação ao que nos dizem é desnecessário, melhor que sejamos o ultimo elo do que nos dizem do que fomentar uma discussão (caso não passe pelas peneiras). Essas três peneiras condizem diretamente ao que nós vamos dizer… E não para ficar apontando nos outros. A autoria é de Sócrates e, é mais ou menos assim:
A PALAVRA DE DEUS - BÍBLIA SAGRADA e a MENTIRA...
Deus abomina a MENTIRA e por isso não suporta a presença dos MENTIROSOS. O inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o pai da mentira.
"Não furtem."Não mintam."Não enganem uns aos outros."Levítico 19:11 - "Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Também sabemos que é possível ser verdadeiramente livre através do conhecimento da verdade.
O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da MENTIRA e não compactuar com os MENTIROSOS.
"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a MENTIRA e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo" - Efésios 4:25 - "Não darás falso testemunho contra o teu próximo". Êxodo 20:16
"Não MINTAM uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador". Colossenses 3:9-10
"O Senhor odeia os lábios MENTIROSOS, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22 - "Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o MENTIROSO não permanecerá na minha presença". Salmos 101:7
"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e TODOS os que amam e praticam a MENTIRA". Apocalipse 22:15
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira". João 8:44 - E se o Diabo é o Pai da MENTIRA, todos os MENTIROSOS são filhos de Quem?
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e MENTIROSOS, Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, LÍNGUA MENTIROSA, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha MENTIRAS e aquele que provoca discórdia entre irmãos. Provérbios 6:16-19