Mateus 7:6: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”.
Antes de examinarmos o significado dessa passagem, precisamos olhar para o significado dos cães e porcos pela perspectiva judaica. Para nós, um cão é um bichinho de estimação que muitos de nós amamos ter, abraçar e cuidar.
O cão é, para muitos, “o melhor amigo do homem”. Não era assim, porém, no mundo antigo. Os cães eram carniceiros semisselvagens. O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido.
Não estamos, portanto, lidando com julgamentos de limites estreitos, mas com uma discriminação baseada em atributos externos. Qualquer pessoa pode dizer a diferença entre um cão, um porco e uma ovelha. Assim, os cristãos também devem julgar no sentido da discriminação, com base nas ações exteriores de uma espécie canina ou suína.
Trazendo tudo isso para os nossos dias, confesso estar muito triste, frustrado e até um tanto desanimado de falar de Jesus às pessoas, sobretudo, aquelas que acreditam ser Autossuficientes e que, na maioria das vezes, colocam sua fé e devoção, em outras pessoas ou coisas, e, não em Deus Pai, Filho e Espírito, principalmente, quando a Palavra de Deus (Bíblia) bate de frente com sua fé, crença e autossuficiência.
Sinceramente, acredito ser uma tremenda perda de tempo, meu e de tais pessoas, que confiam na Surdez ou Teimosia de seus corações, que é mal, perverso, ruim e de onde procede todos os maus intentos - (principalmente os tais Pecadinhos de Estiamação) - Mateus 15:19
Apesar de Jesus determinar que devemos pregar a Palavra a toda Criatura, Marcos 16:15, confesso (e que Deus me perdoe) que às vezes me vem à cabeça que deveríamos oferecê-la, apenas às pessoas com o coração aberto a recebê-la, e, com o propósito de obedecendo-A, se proponha a uma mudança radical e irredutivel amando, somente a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, sob pena de estarmos dando aos câes o que é santo e jogando pérolas aos porcos, com diz o texto.
Mas, como não sabemos quem são os cães e os porcos, então Jesus já nos deixou o Mandamento do texto, acima - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura" (e, não apenas os escolhidos, os que, realmente, são os filhos de Deus);
CONVERTA-SE, VERDADEIRAMENTE, HOJE MESMO, A JESUS DE NAZARÉ, E, NOS ENCONTRAMOS, UM DIA, NA ETERNIDADE COM DEUS E TODOS OS DEMAIS SANTOS DE DEUS