Não é unanimidade, mas uma grande maioria das pessoas crêem em um Deus Soberano e Amoroso, ou seja que Deus é Amor... e, não estão errados, pois, realmente, Deus é Amor.
E, portanto, as pessoas, também crêem que, se Deus, sendo Amoroso, também, não se ira e que não castiga ninguém. Seria ótimo se isto fosse a realidade.
Infelizmente, este é um Pensamento equivocado, pois apesar de Deus ser Amor, Ele, também se ira, e castiga a humanidade, de acordo com o comportamento, como a desobediência e/ou Rebeldia contra Ele, portanto, Deus, realmente é Amor, mas, também, é um Deus de Justiça.
A Palavra de Deus é muito clara, quando relata sobre os castigos (justiça), imposto por Deus ao seu povo, atente para algumas ocorrências:
EDEN - JARDIM DE DEUS - Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, um cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes - Ezequiel 28:14.
Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de grande resplendor e reluzente - Ezequiel 28:15, mas, pela sua iniquidade, injustiça e violência, elevou-se o seu coração, foi Expulso do Jardim do Edem e nunca mais subsistirá - Ezequiel 28:16-19
ADÃO E EVA - Foram oa primeiras pessoas a receber um corpo físico. Eles viviam como marido e mulher no Jardim do Éden, um paraíso onde não havia oposição, e portanto não tinham entendimento do que era alegria ou tristeza, prazer ou dor.
Deus permitiu que comessem de todos os frutos do Édem, fazendo, apenas Uma Ressalva, não comer do fruto da árvore que está no meio do Jardim, (Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal), pois perderiam, toda a sua inocência, e morreriam - Gênesis 3:4-5
O que aconteceu? Desobedeceram a Deus, comeram do Fruto Proibido, e foram castigados, isso mesmo, até a terra foi amaldiçoada, pela desobediência de Adão e Eva, foram expulsos do Édem, passaram a ter o alimento do suor de seus rostos, e, a mulher a ter filhos com dores - Gênesis 3:15-19
O DILÚVIO - A maldade do homem era grande na terra - Gênesis 6:5, a qual tinha ficado arruinada à vista do verdadeiro Deus porque estava cheia de violência e imoralidade sexual - Gênesis 6:11-20; Judas 6:7.
Deus contou para Noé o que ia acontecer e deu instruções para que ele construísse uma arca para salvar a sua família e os animais - Gênesis 6:13-14 e 7:1-4. Noé avisou as pessoas, mas elas não deram atenção aos seus avisos - 2º Pedro 2:5. Não fizeram caso, até que veio o dilúvio e varreu a todos eles - Mateus 24:37-39.
SODOMA E GOMORRA - Apesar do pedido de clemência, pelo patriarca Abraão, junto a Deus, a favor das duas cidades, o Senhor anuncia a destruição das mesmas pelo fato do elevado nível de promiscuidade e corrupção do povo.
Disse Deus: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito - Gênesis 18:20, serão destruidas. Abraão intercedeu pelo povo diversas vezes, perguntando ao Senhor que se houvesse homens justos no meio dos ímpios, ele pouparia a cidade.
Disse Abraão, Ora, não se irrite o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez justos? E Deus disse: Não a destruirei por amor dos dez - Gênesis 18:32. Apenas Ló, sobrinho de Abraão com sua família, foram poupados, Deus enviou dois anjos à casa de Ló, que os orientam a deixar a cidade. Então o Senhor fez chover enxofre e fogo desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra - Gênesis 19:24.
REI DAVI - Um homem segundo o coração de Deus - 1º Samuel 13:14, em face da facilidade que tinha de se arrepender, clamar e se derramar diante de Deus, no entanto, o fato de ser um adúltero e criminoso conforme 2º Samuel 11:15, sofreu as consequências, de, além de não poder construir o Templo de Jerusalém, 1º Crônicas 17:4, outras consequências, como a seguir:
A Morte de seu filho com Bateseba, (do adultério), incesto na famíla (Ammom e Tamar), Absalão o filho predileto, acabou por assassinar o irmão Ammon, e, ainda, tentou usupar a coroa de Davi, mas, por fim, acabou sendo assassinado, pelos próprios soldados de Davi, que, sem saber do que iria ocorrer, lamentou a morte do filho, por longo tempo.
ESCRAVIDÃO e EXÍLIO - A Bíblia relata a ascensão e a queda de grandes reinos e vastos impérios, principalmente por causa de sua relação com os reinos bíblicos de Israel e Judá.
São inúmeras as vezes em que o Povo de Deus, foram derrotados, exilados e escravizados (castigados) em face de sua Desobediência e Rebeldia contra Deus, conforme os Impérios abaixo:
Egito - é um dos mais antigos impérios registrados na história. Ele escravizou o povo de Israel por mais de dois séculos antes que esse povo se tornasse uma nação. Assíria - O Império Assírio, situado a nordeste da terra de Israel, atual Iraque, atuou como "vara da ira de Deus" - Isaías 10:5 contra o reino de Israel... Em todos os relatos históricos, os assírios são retratados como conquistadores cruéis e implacáveis. Babilônia - Situada a sudeste da Assíria, a Babilônia emergiu como o próximo instrumento do Castigo de Deus, contra a Assíria e o reino de Judá. Depois da frustrada invasão assíria, Judá continuou como um reino por mais de um século, mas adorando Deus de forma esporádica. Ao final, a desobediência de Judá acabou terminando em derrota e exílio pelas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, cerca do ano 587 a.C. Pérsia - O Império Persa, atual Irã, era distintamente tolerante com as religiões de seus súditos. A Babilônia era um instrumento de punição contra o povo de Deus, mas o objetivo com a Pérsia era proporcionar alívio e permitir certo grau de restauração do culto judaico.
Grécia - Alexandre, o Grande, subiu ao poder do reino da Grécia e invadiu o mundo com celeridade e eficiência inédita, conquistas e subjugando a Pérsia em apenas dez anos. Enquanto a Babilônia e a Pérsia procuraram controle político e riqueza, o Império Helenístico de Alexandre impuseram uma dominação cultural. Quando Alexandre morreu, seu império foi enfim dividido em quatro partes, com duas delas sendo mais proeminentes.
A dinastia selêucida governou a Grande Síria, incluindo as terras da Assíria, da Babilônia e da Pérsia.
E a dinastia ptolemaica, os faraós gregos, governou o Egito. Estes dominaram, alternadamente, os judeus reassentados na Terra Santa. Roma - Era a quarta e última besta das visões de Daniel, que era "diferente de todos" - Daniel 7:7. Fiel às terríveis imagens vistas por Daniel, o Império Romano exerceu um domínio militar muito diferente de qualquer império antes dele.
De acordo com Daniel, o Império Romano passaria por dez ressurreições, nas últimas sete tendo um pacto com um falso poder religioso, até o tempo da segunda vinda de Jesus Cristo, em outras palavras, durante o nossos dias. A última superpotência - A visão de Daniel, explicada no segundo capítulo de seu livro, termina com uma pedra atingindo a estátua, que representa a sucessão de quatro grandes impérios gentios a partir da época de Daniel e continuando até o tempo do fim.
A pedra atinge os dedos e os pés dessa imagem, seu final, como revela Daniel: “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” - Daniel 2:44. O grande clímax da profecia de Daniel é o estabelecimento do Reino de Deus - a verdadeira e última superpotência mundial, que durará para sempre. A Pedra que atingiu a estátua é Jesus Cristo! Enquanto vemos as nações continuando a guerrear e a conquistar, devemos nos lembrar das palavras de Cristo em Marcos 1:15: "O Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho".
OBSERVAÇÕES
I - Fechando a questão do tema Castigo de Deus, lembrem-se, sempre disto, na Palavra de Deus vai ter, sempre um "se" - SE, fizeres assim, acontecerá assim, SE, fizeres o contrário, acontecerá o contrário ...
ENTÃO, as bênçãos decorrentes da Obediência a Deus, ocorrerão, SE, atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno....
...... veja o que ocorrerá no restante do texto de Deuteronônio 28:1-14;
Agora, o Castigo, ocorrerá de muitas outras formas diferentes... ENTÃO, os castigos da Desobediência: ... porém, SE não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão.....
..... veja o que ocorrerá no restante do texto de Deuteronômio 28:15-68. (é Muita Desgraça, Gente)
II - Para os incautos navegantes, apenas citarei alguns versículos da Palavra de Deus, que revelam e comprovam, que O Senhor Nosso Deus e Pai, também pode irar-se, aliás Ele Próprio diz em Sua Palavra - Irai-vos mas não pequeis - Efésios 4:26-32
A ira de Deus é a sua reação, justa e santa, contra o pecado. Também chamada de cólera ou furor, a ira divina serve para punir o mal, corrigir os desviados e levar à salvação aqueles que se arrependem.
A ira é uma parte integrante da justiça e santidade do Senhor, porém atua juntamente com sua misericórdia e amor, que é a Sua atitude natural para com os pecadores. A única esperança de ser salvo da ira de Deus, que castigará a todos os pecadores, é a fé em Jesus Cristo.
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade... • Romanos 1:18-19
Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena... por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. • Colossenses 3:5-6
....quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. • João 3:36
Mas acendeu-se a ira de Deus, porque Balaão foi, e o Anjo do Senhor se pôs por adversário no caminho dele. • Números 22:22
Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira são consumidos. • Jó 4:9
Que diremos, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira, preparados para a destruição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para glória? • Romanos 9:22-23
Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência. E Uzá morreu ali, ao lado da arca de Deus. • 2º Samuel 6:7
Em cada cidade de Judá construiu lugares altos para queimar incenso a outros deuses e assim provocou à ira o Senhor, Deus de seus pais. • 2º Crônicas 28:25
... e seguiram outros deuses, os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira. • Juízes 2:12
Provocaram ciúmes em mim com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira. Portanto, provocarei ciúmes neles com aquele que não é povo; com uma nação tola os despertarei à ira. • Deuteronômio 32:21
Ele serviu a Baal, e o adorou, como o seu pai havia feito antes dele, provocando o Senhor, Deus de Israel, à ira. • 1º Reis 22:54
O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. • Naum 1:2
Não sigam outros deuses para os servir e adorar, nem me provoquem à ira com as obras de suas mãos. E então não lhes farei mal algum. • Jeremias 25:6
... Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre as pessoas e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra. A minha ira queimará como um fogo e não se apagará. • Jeremias 7:20
Existem, vários outros textos que abordam a IRA de Deus, sobre os Filhos da Desobediência, Romanos 1:18 e, conforme relação, abaixo:
* Josué 23:16 - • Apocalipse 16:1 - • Apocalipse 15:7 - • Apocalipse 15:1 * Apocalipse 19:15 - Apocalipse 14:9-10 - • João 3:36 - • Romanos 5:9 * Salmos 2:12 - • 1 Tessaloniscenses 5:9-10 - • Salmos 30:5 - • Miquéias 7:18
ENFIM, A SOLUÇÃO - O GRANDE AMOR DE DEUS
Quanto ao Grande Amor de Deus, por todos nós Pecadores, que somos desde o princípio, por intermédio de Adão e Eva, pelos quais o Pecado foi introduzido no Mundo, conforme Romanos 5:12 - "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram".
Também a descrição a seguir de Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.
Então, pois, como por um homem entrou o pecado no Mundo, por um homem, o pecado seria pago, único e sem pecado, para nos reconciliar com Deus e Nosso Pai Celestial, este nome éa Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, e, Principe da Paz, o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré da Galiléia. Isaías 9:6
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. - Romanos 5:12
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:19
Então, está Muito Claro, que o Pecado entrou no mundo, por Adão, e, isso nos tornou todos os pecadores, e, o pecado nos tornou inimigos de Deus, Isaías 59:1-2, e, como o pecado gera a morte, nós teríamos que morrer, esta morte seria física, no entanto aprouve a Deus, a substituir pelo sacrificio de animais, e, isto, Aplacaria a Ira de Deus contra a humanidade, aplacaria mas não pagava, ainda estávamos condenados à morte. Pergunta que não quer calar: O Que Adão e Jesus nos trouxeram?
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. - Romanos 5:8-11
No entanto, lembram que falei no início que Sempre vai ter um SE? - Então, para recebermos tão grande bênção e tão Grande Salvação, existem algumas condições, pequenos senões ou "SE"
1. "E Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Único para que todo aquele que Nele crer, não Pereça mas tenha a vida eterna" - João 3:16, então o 1º SE, Se creres;
2. - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." - 1º João 1:9, está aí o 2º SE, é preciso confessar a Deus, demonstrando, assim, seu reconhecimento e condição de pecador diante de Deus e dos homens; e,
3. É um complemento dos itens 1 e 2 - Romanos 10:9-11 - "Se com a boca você confessar que Jesus é Senhor e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo"...... "Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação"..... "Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele confia jamais será envergonhado”".
CONCLUSÃO
Feito isso, verdadeiramente, se o fizer, em verdade e de todo o coração, sua vida, deverá ocorrer uma Tremenda Reviravolta, e, deverá percorre-la, com certeza em sentido contrário, DEVERÁ, radical mudança de vida, pois todo o castigo e Ira de Deus terá sido derramada no Sacrificio de Cristo Jesus na Cruz da Calvário.
- Caso não ocorrer nenhuma mudança de vida, ou, continuar com o pé em duas canoas, uma com Deus e outra com o Mundo, então o sangue do cordeiro não foi para você.
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)". Gálatas 3.13
"Deus propôs [a Cristo], no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ler Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos". Romanos 3.25 "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados". 1º João 4.10;
Portanto, a decisão fica para você, ore, fale com Deus, peça dicernimento, sabedoria, para que siga os Caminhos que ELE quer que você siga, como vimos, Castigo? Ira? ou Amor?
O que fazemos em vida ecoa na eternidade. Essa frase, imortalizada por Maximus Decimus Meridius, no filme Gladiador, carrega uma verdade poderosa: cada escolha, cada esforço e cada ato de coragem deixam marcas que vão além do nosso tempo. - Quem sabe nos encontramos, um dia, na Eternidade. Amém.
Comentários
Postar um comentário