sábado, 18 de agosto de 2012

170 - DIFICULDADE ou PROBLEMA?

No estudo da Palavra, desta 4ª feira, o Pastor Arnildo, ministrando sobre a questão de que não devemos fazer acepção de pessoas, baseado no texto de Tiago 1:1-13 citou uma frase muito interessante “o problema é a dificuldade ou a dificuldade é o problema”, o que nos leva a refletir na mensagem do Pão Diário, de hoje, quanto à outra questão, dificuldade ou problema:
A resposta de Deus às nossas orações, ou seja queremos tudo aquilo que pedimos, na hora que queremos ou determinamos, e da forma como queremos, pois está na Bíblia que “tudo que pedirmos, crendo, receberemos. Mt. 21:22” é como se Deus fosse nosso empregado, mordomo, servo ou Alguém que nos deve plena, irrestrita e pronta obediência, quando o correto é o contrário. Reflitam, então na mensagem. “O Senhor te conceda-te o desejo de seu coração e leve a efeito todos os teus planos – Sl. 20:4”
Como é bom ouvir alguém concedendo-nos uma RESPOSTA para a nossa pergunta e/ou petição. Queremos que Deus atenda a nossa oração o mais rápido possível. No texto de Deutoronômio 3:23-28 vemos que Moisés chegou a implorar a Deus que o deixasse entrar em Canaã. Mas, como todos sabemos, Deus nem sempre responde às nossas orações como e quando gostaríamos (apesar que tem muita gente, por aí, em nome de uma “suposta fé” DETERMINANDO isso a Deus – vejam que Paulo tinha mais fé do que a maioria dos “espirituais” de nossos dias, e pediu 3 vezes para que Deus tirasse o espinho na carne, e não foi atendido, II Co. 12:7-9 - grifo nosso).
Moisés acusou o povo, mas sabia que tinha sido desobediente, Nm. 20:8-12 e Deus estava sendo justo. Mesmo assim recebeu um privilégio: subir num monte e olhar a terra, de longe, Dt. 34. Moisés morreu sem ter realizado seu grande sonho (assim como o Rei Davi, homem, segundo o coração de Deus, que, projetou, sonhou, mas não pode realizar a construção do Templo - Deus tinha “outros planos” usaria Josué, ajudante do grande líder, para conduzir Israel na conquista de Canaã, e usaria Salomão, filho de Davi, para construir o Templo de Jerusalém. Porquê isso? Porque, simplesmente, é Deus que manda.
Ele é o dono de tudo:(“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. At. 17:24-28). Grifo nosso
Deus não é o “gênio da lâmpada” ou um “papai noel celestial”. Ele não precisa atender nossos desejos, apesar disso, Ele é tão bom que às vezes nos permite, algum tempo depois, realizar aquilo que nós queríamos, vejam no caso de Moisés, em Mt. 17:1-8 lemos sobre um episódio estranho, mas glorioso da vida de Jesus. E, quem aparece no “monte da transfiguração”? Moisés.
Há algumas discussões, entre os estudiosos, sobre qual seria aquele monte, mas com certeza, ele estava localizado na terra conquistada pelos israelitas – na qual Moisés, tanto quis entrar. Desta forma, muitos séculos após seu pedido, ele concretizou o seu sonho. Lá estava ele na Terra Prometida que apenas vira de longe, e, conversando como O próprio Filho de Deus! A resposta de Deus, mesmo que tardia (ou que possa parecer tardia – grifo nosso) foi muito superior ao pedido feito.
Pensando nisso devemos ser gratos por todas as respostas de nossas orações. Quando Deus não atende os nossos desejos, podemos confiar que Ele sabe o que está fazendo (e como sabe!) e que isso é o melhor para nós e para as pessoas que nos rodeiam. Deus sendo tão amoroso, talvez (eu tenho certeza) esteja reservando boas surpresas para o nosso futuro. (eu tenho certeza – grifo nosso)
O maior problema, é que estamos, SEMPRE, vendo ou colocando dificuldade nas coisas, ou a dificuldade é que, SEMPRE, estamos vendo ou colocando o problema nas coisas, especialmente naquilo pertinente ao reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...