sexta-feira, 14 de junho de 2013

208 - DECISÃO TOMADA, CONSEQUÊNCIA À VISTA

Num culto de estudo das quartas-feira em nossa IPB de Campo Mourão (PR), o Pastor Pedro disse uma frase, interessante, que me deixou cá a pensar! "DEUS não toma decisão por mim ou por você" - O pastor Lucinho Barreto diz que somos peritos em decidir coisas idiotas, como ir ao cinema, retocar a maquiagem, ir ao futebol, pescar, etc... Mas quanto a tomar uma decisão em prol do engrandecimento do Reino de Deus, em prol da edificação ou para o bem de alguém, aí??? E, é com base nestas falas do pastores, que estaremos refletindo neste post, pois tomar uma decisão custa muito, custa caro, mas não tomar, poderá custar tudo.
Vejam bem, se analisarmos, friamente, perceberemos, que a maioria das coisas que acontecem conosco, são oriundas de decisões que tomamos, e, muita das vezes irrefletidamente, e toda decisão ou atitude nossa, gera uma consequência, boa ou má. O próprio ato de não queremos decidir algo, já é uma decisão, pois decidimos ficar em cima do muro e não decidir. Nossas ações sãos os nossos únicos pertences verdadeiros. Nós não podemos, escapar das consequências ou benefícios de nossas ações.
Deus nos dá opções, orientações, caminhos a seguir, a decisão, o que fazer com aquilo que Deus nos dá, Ele não interfere, alguns chamam isso de Livre Arbítrio, isto desde a Fundação do Mundo, desde o Paraíso, e, desde aquele tempo o ser humano não sabe o que fazer com aquilo que Deus nos dá, e, preferimos seguir aquilo de procede do nosso coração, e, como dizemos popularmente, "quebramos a cara" ou "damos com o burro n`água"
Edmard Lorenz ao analisar a Teoria do Efeito Borboleta, afirmou que o simples bater das asas de uma borboleta numa das bandas do Oceano Pacífico, pode trazer como consequência um Tufão do outro lado do referido oceano. Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade, alegou E.H. Chapin, semelhantemente disse Maximus no filme O Gladiador: O que fizermos, hoje, ecoará na eternidade...
Voltando para o âmbito espiritual, como disse, acima, Deus nos dá opções ou O caminho, Jesus Cristo, O Único Caminho, que nos ensina: 1. Amar a Deus sobre todas as coisas - Mc. 12:332a (Ele disse TODAS); 2. Amar o próximo como a si mesmo - Mc 12:33b (ter mesma preocupação e atitudes que tem para com você); 3. Orar sem cessar - I Tes. 5:17 (sempre que possível estar em atitude de oração); 4. Examinai as Escrituras - João 5:39 (não tem por onde fugir, precisamos estar lendo a Bíblia, SEMPRE); 5. Dar um bom testemunho de Jesus e contar para todo o mundo - Atos 1:8 e Mt. 16:15
6. Não deixar de congregar - Hb 10:25 (temos que estar vinculado a uma igreja evangélica, se não fosse preciso, Jesus não tinha instituído a igreja, e participar, MESMO, não simplesmente uma vez por mês); 7. Contribuir para a obra do Senhor - Malaquias 3:10 (sendo fiel em seus dízimos, ofertas alçadas, para missões e manutenção da obra, MAS??? tem que ser com alegria, II Cor. 9:7, senão não tem valor algum); 8. Ter dicernimento (sobre o sacrifício de Jesus, qual o foco da sua fé, porquê precisamos seguir os passos, acima, se por obrigação, medo de ir para o inferno ou como forma de gratidão por tudo que Deus já nos fez, faz e fará). “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2)
- São alguns dos muitos direcionamentos que Deus nos dá, Ele não obriga ninguém a tomas estas atitudes ou decisões, nem nos acusa de nada, se atentarmos para a vida de Jesus, nunca O veremos acusando ninguém por suas atitudes, já que, quem é o acusador ;e o pai da mentira, o Rabudo.
E, para não alongarmos muito, já que passaríamos, horas e horas tratando deste assunto, finalizo, com aquela estória, muito conhecida, dita por um palestrante da Amway, que dizia que um rei precisava casar sua filha, e, buscou em seu reino jovens que teriam o potencial de ser o seu futuro sucessor, e, vieram jovens de toda a nação para responder a algumas perguntas, diretamente ao rei, mas apesar de que alguns até que iam bem, não respondiam a resposta final, até que chegou um, que por fim deu a resposta satisfatória ao rei, e acabou por ser escolhido como o futuro rei, casando-se com a princesa. A pergunta? "Com a mão fechada, perguntou o rei: o que eu tenho na minha mão? O jovem pensou, pensou, pensou e respondeu, um passarinho! O rei, maliciosamente, tornou a perguntar, ele está vivo ou morto? E, refletiu consigo dizendo, pensou, se ele disser que está morto, eu abro a mão e ele sai voando, e, se disser que está vivo, eu o aperto e mato ele. Pensando em dar o golpe de misericórdia no jovem, surpreendeu-se com a resposta do mesmo: A DECISÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS.
Que cada um de nós, possamos tomar a DECISÃO correta, pois Deus NÃO é responsável por nossas desventuras, por nossas decisões ou escolhas erradas, estamos colhendo hoje, o que plantamos no passado, e colheremos no futuro o que semearmos no presente - "Aquilo que o homem semear, isto também ceifará" Gálatas 6:7 - como podemos ver, é uma lei fixa de Deus, que Ele não vai ultrapassá-la. Se queremos ter uma boa colheita, deveremos preparar a terra e plantar boas sementes. Colheremos, SEMPRE, tudo o que plantamos, não tem como plantar arroz e colher trigo. Isto refletirá em nossas vidas, através de nossas decisões palavras e atitudes.
É extremamente necessário tomarmos a decisão correta na escolha das sementes que iremos plantar: Vida e intimidade com Deus, amor, perdão, humildade, respeito, carinho, paz, prosperidade, honestidade, dignidade, compromisso, palavras que edificam, amizade, companheirismo, sinceridade, cuidados com nosso corpo e com a natureza, educação, justiça, "E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Mateus 28.20b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...