sexta-feira, 5 de agosto de 2016

304 - Coroa X Olimpíadas Rio 2016

Em plena Competição das Olimpíadas no Brasil - Rio 2016, poderíamos até discorrer alguma coisa sobre ela, no entanto, porém, contudo, e, em face à terrível situação social, Político-Econômica, pela qual, atravessamos, também manifesto meu repúdio à realização deste evento, em nosso país, assim como a Copa de 2014, pois além do alto investimento, que poderiam, muito bem, serem utilizados na Saúde, Educação e Segurança, os quais, somos Plenamente e/ou totalmente, Carentes;
Por outro lado, e, por conta disso, muitos "bandidos e criminosos" deste país, certamente, estão se aproveitando, para os famosos "Super-Faturamentos" e "Desvios de Recursos" que ocorrem, em prol destes "Malditos, Mercenários e Gatunos", que a seu "Bel Prazer", continuam "respirando o ar" do poder, da ostentação e do dinheiro fácil - então, vamos discorrer, pura e tão somente, sobre a COROA;
E o que é uma Coroa??? Muita coisa é designada como Coroa, senão vejamos:
1. Um adorno para a cabeça, simbolizando Poder, Conquista, num Regime Político Monárquico teríamos a Coroa Imperial, Coroa Real, Coroa de Ferro;
No Esporte uma Coroa de folhas, adorno simbólico, a mais difundida é a coroa de louros; Tríplice coroa - quando se ganha 3 campeonatos importantes, no mesmo ano, na mesma modalidade;
No Cristianismo temos a Cruz coroada - um símbolo tradicional e a figura da Coroa de espinhos, com a qual Jesus de Nazaré, foi coroado Rei dos Judeus, antes de ser sacrificado na Cruz, em prol da Salvação da Humanidade, àqueles que crêem e recebe o referido sacrifício;
2. Moedas - Diversos países adotaram ou adotam o nome de Coroa em suas moedas:
Coroa portuguesa; Coroa austro-húngara; Coroa de Boémia e Morávia; Coroa checa; Coroa checoslovaca; Coroa dinamarquesa; Coroa eslovaca; Coroa estoniana; Coroa feroesa; Coroa islandesa; Coroa jugoslava; Coroa húngara; Coroa norueguesa; Coroa sueca; Coroa espanhola.
3. Biologia - Também temos algumas plantas com nomes bastante interessantes: Coroa-de-cristo - cactácea nativa de Madagascar; Coroa-de-frade - cactácea da caatinga, Melocactus bahiensis; Coroa-de-moçambique - planta amarilidácea, Haemanthus coccineus; Coroa-de-viúva - trepadeira ornamental, Petrea subserrata; Coroa-imperial - planta liliácea, Fritillaria imperialis.
3. Algumas Outras curiosidades - Coroa (bebida) - um refrigerante. Coroa e coronéis - Elemento da heráldica. Coroa (dente) - parte do dente, em anatomia. Coroa (engrenagem) - elemento da mecânica clássica. Tipo Coroa (selos) - selos correntes das ex-colónias portuguesas durante o reinado de D. Luís I. Coroa solar - parte exterior da cromosfera solar, também chamada de Coroa de Fraunhoffer ou Coroa branca.
Cara ou coroa - uma expressão, as faces da moeda, um jogo. Coroa (gíria) - gíria para designar uma pessoa de idade avançada. Coroa de flores - usada como adorno, grinalda, símbolo ou objeto de culto, além de homenagem a um falecido, no velório e/ou cemitério, cujo objetivo maior, seria homenagear à família ou amigos, já que o de cujus, não está nem um pouquinho preocupado com a homenagem;
Tudo explicadinho, sobre vários tipos de Coroas deste Mundo, acredito, no entanto, que mais importa, nesta vida, MESMO, é a nossa Eternidade com Deus, ou seja, os próximos anos, que viveremos na Eternidade com Deus, e a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, fala de 5 Tipos de Coroa, INCORRUPTÍVEIS, que nos serão concedidas no céu:
1) A Coroa Incorruptível - I Co. 9:24-25 - "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma COROA corruptível; nós, porém, a incorruptível" Todas as coisas nesta terra estão sujeitas à decadência e perecerão.
Jesus disse, em Mt. 6:9: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam". Isso é análogo ao que Paulo disse sobre a coroa de folhas do atleta que logo murchava e se desfazia. Não é assim a coroa celestial; a resistência fiel ganha uma recompensa celestial que é "uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros" - I Pe 1:3-5;
2) A Coroa de Regozijo - I Ts. 2:19 - "Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou COROA em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?" Paulo nos diz em Fl. 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos"
Graças às Abundantes bênçãos que Deus derramou sobre nós, como cristãos, temos mais motivos de regozijo do que qualquer outra pessoa. Lucas 15:7 diz-nos que há regozijo agora mesmo no céu; A COROA de regozijo será a nossa recompensa onde Deus "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" - Ap. 21:4;
3) A Coroa da Justiça - II Tm. 4:8 - "Já agora a COROA da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Herdamos essa Coroa através da justiça de Cristo; sem a qual, não pode ser obtida. Porque ela é possuída em justiça, e não adquirida pela força e engano como coroas terrenas muitas vezes são, pela corrupção da humanidade;
É uma Coroa eterna, prometida a todos os que amam ao Senhor e aguardam o Seu retorno, suportando as aflições deste mundo, como o desânimo, a perseguição, o sofrimento ou até mesmo a morte, sabemos com certeza que a nossa recompensa é com Cristo na eternidade - Fl. 3:20; Esta Coroa não é para aqueles que dependem da sua própria força e/ou auto-justiça. Tal atitude gera apenas arrogância e orgulho, e não um desejo de estar com o Senhor na Eternidade;
4) A Coroa da Glória - I Pe. 5:4 - "Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível COROA da glória" - Esta palavra glória é bem interessante e se refere à própria natureza e atos de Deus, sendo relacionada também com o Seu grande esplendor e brilho. Lembre-se de Estevão, o qual, ao ser apedrejado até a morte, foi capaz de olhar para o céu e ver a glória de Deus - Atos 7:55-56;
Esta palavra também significa que o louvor e a honra que damos a Deus Lhe pertencem por causa de quem Ele é - Is. 42:8; 48:11, Gl. 1:5; Os crentes são incrivelmente abençoados por entrarem no reino, receberem a Coroa da glória e a própria semelhança de Cristo. Como Paulo disse, em Rm. 8:18 "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós";
5) A Coroa da Vida - Ap. 2:10 - "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a COROA DA VIDA" Esta Coroa é para todos os crentes, mas é especial principalmente para aqueles que suportam sofrimentos, que corajosamente enfrentam a perseguição por causa de Jesus, até mesmo ao ponto da morte.
Nas Escrituras, a palavra vida é muitas vezes usada para mostrar o nosso "grau de relacionamento e/ou intimidade com Deus. Jesus disse, em Jo. 10:10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"; Ou seja, Muita Vida, Longa Vida, suprindo todas nossas necessidades básicas;
Assim como ar, comida e água são vitais para a vida física, Jesus é vital para a vida espiritual. Ele é o Único que fornece a "água viva". Ele é o "pão da vida" - Jo. 4:10; 6:35; Nossas vidas terrenas vão acabar, mas temos a promessa incrível para todos aqueles que chegam a Deus através de Jesus: "E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a VIDA ETERNA" - I Jo. 2:25;
Tiago diz em Tg. 1:12, que esta COROA DA VIDA é para todos aqueles que amam a Deus (Obediência); A questão então é como vamos demonstrar o nosso amor a Deus? "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos" - I Jo. 5:3
- (Bíblia e Oração - a Vitamina Espiritual chamada BO); Como Seus filhos, devemos guardar os seus mandamentos, obedecendo-Lhe fielmente. Então, ao suportarmos as inevitáveis provações, dores, sofrimentos e tribulações - contanto que vivamos - podemos sempre seguir em frente, sempre "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus" - Hb 12:2, e, RECEBER A COROA DA VIDA, que nos espera, NA ETERNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...