terça-feira, 28 de dezembro de 2010

62 - IDOLATRIA, VENERAÇÃO, EGOCENTRISMO, EGOISMO





Neste final de 2010, quando deveríamos deixar uma mensagem de esperança, de renovo, de mudanças, novos rumos, novos propósitos, novas conquistas, afinal um NOVO ANO de todas as vitórias possíveis e passíveis, sim, esta seria a mens agem ideal, e que todos nós desejamos e/ou ansiamos.

No entanto, porém, contudo, “pensado cá com meus botões” ou seria “orando lá ou cá, com nosso Senhor e Deus Pai” Ele nos leva a refletir sobre o que fizemos até 2010 em prol do Seu Reino? Qual tem sido o nosso comportamento em relação à nossa vida espiritual, até aquí? Pois Deus nos garante em Sua Palavra que até aqui Ele nos ajudou “Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor”. (I Sm 7:12)

Está escrito! “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus... “Ex. 20:3-5

Mas, muitos de nós, evangélicos costumamos alegar que, em face do texto, acima, determinadas pessoas são idólatras, e, que, portanto, não herdarão o reino de Deus. Óbviasmente está correto, não tem nada de errado fazer tal alegação, pois, afinal de contas, ESTÁ ESCRITO, e, quem somos nós mudar isso, ou mesmo questionar o que está escrito. É A PALAVRA DE DEUS contra a sua ou a minha, e adivinhe só qual é a CORRETA?

Porem, a pergunta que não quer calar, me leva a pensar se idolatria ou veneração, como alguns costumam afirmar, “não é adoração é só veneração!!!” já ouviram isso? Eu já e muitas vezes. Então idolatria é só ter uma imagem de escultura na nossa casa ou em nossa, digamos... igreja, e nos ajoelharmos diante dela, beijá-la, falar com ela, termos uma figura dela em nossa carteira, ou dentro de nossa bíblia e/ou livros, então só isso que é idolatria?

É claro, é lógico, é evidente que não é só isso meus irmãos, idolatria é isso e MUITO mais que isso. Idolatria é tudo aquilo que nós colocamos ANTES de Deus, em nossas vidas, e, neste final de 2.010, é justamente isso, o que tem impedido você de uma perfeita comunhão com DEUS? O que tem estado entre você e DEUS?, o que não vem permitindo um REAL intimidade com Deus? Porque nós fazemos tão pouco ou quase nada, em relação a DEUS? Porque não cumprimos os seus preceitos em nossas vidas? Porque não lemos ou meditamos na Palavra com assiduidade que DEUS requer de cada um de nós? Porque ficamos inventando desculpas (esfarradadas) para não participar da comunhão de nossa comunidade? Porquê não oramos, não participamos de reuniões de orações (tem crente, cristão, evangélico que NUNCA VAI), porque não participamos dos estudos nos lares?

Amados, penso que passaria o resto do ano e quem sabe o 2011 inteiro relatando o
que temos sido em relação ao Reino de Deus, e não é esse o nosso intento, portanto, deixo-vos a PAZ e a GRAÇA do Mestre Jesus de Nazaré, O nosso Senhor e Salvador, deixo-vos o AMOR de Deus Pai, deixo-vos as eternas CONSOLAÇÔES e CAPACITAÇÃO e PODER do Espírito Santo para que reflitam, meditem, pensem em alguns dos motivos poque não fazemos quase nada, muitos nada mesmo, em relação à nossa vida espiritual, e que se enquadram, PERFEITAMENTE, no quesito IDOLATRIA, acima mencionado:

1. Nosso EGOISMO, EGOCENTRISMO, ou seja, primeiro eu, ou eu no centro, depois minha fonte de renda, meu trabalho, meus estudo/profissão, etc.. .pois depois vem pós-graduação, metrado, doutradorado, e vai por aí afora, depois meus bens, aí vem minha saúde, afinal tenho que malhar, caminhar, etc.. aí então, minha esposa, marido, filhos, netos, (E COMO SÂO ADORADOS, tenho testemunhado MUITO isso, especialmente dentro das igrejas, durante os cultos);

2. Nossa frieza espiritual, nossa preguiça, comodidade, zona de conforto, como meu sofá, quando chego em casa, quer vindo do trabalho, estudo ou mesmo passeios, nossa TV, com os programas que não nos levam a nada, e, perdemos MUITO tempo à frente assistimos as mais diversas programações as quais não citaremos, mas sabemos que TODOS sabem que não valem NADA e na maioria das vezes são TOTALMENTE incondizentes com nossas vidas cristãs.

3. E, finalmente, penso que o mais grave, nós nos acharmos que somos os mais corretos, os mais santos, os mais dedicados, que a minha igreja é a mais correta, tem o melhor pastor, o melhor louvor, a melhor adoração, a melhor doutrina, a melhor comunhão, a melhor Palavra, os melhores costumes, e se não for na MINHA IGREJA, outra não serve. Tem irmão que deixa de participar da comunhão dos santos, porque na igreja DELE não culto por motivos outros (chuva, e, a igreja é de difícil acesso), o pastor resolveu cancelar o culto daquele dia por motivos outros, ou na cidade que está não tem igreja, com a SUA Placa, e, outra igreja não vai dar certo, pois, o pastor é “devagar”, o louvor é “mais ainda”, o culto não tem graça (como se estivesse num circo, não é? Pois não tem graça. Outros dizem que não gostou do culto daquela igreja, como se ele é quem tivesse que gostar, pois o culto é prá ele e não prá DEUS. Ah, mais aquela igreja não ora em línguas, outros afirmam naquela igreja não dá não, pois na ora da oração é um barulho danado, outros então ah mais naquela igreja só batizam com caneca, com água na cabeça, e o certo tem que ser nas águas, tem que lavar os pecados no corpo todo e não só na cabeça. É, também já ouví isso, como se batismo levasse alguém para o céu, como se água lavasse pecados, pois pelo que conhecemos de DEUS o que lava os nossos pecados é o SANGUE de JESUS, e, quem nos leva para o céu é O próprio JESUS. “E, ninguém, vem ao Pai, senão por MIM” Jo. 14:6.

A sua igreja, vai bem? Então a minha igreja também vai bem. Esse deve ser o nosso pensamento.” A sua igreja é a minha igreja e a minha igreja é a sua igreja. Está escrito: Somos um só corpo mas muitos membros...”Rm 2:5; “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei MINHA Igreja” (Mt 16,18). Será, que nós cristãos evangélicos não conseguimos assimilar isso? A igreja, todas elas, que pregam que Jesus é o UNICO caminho, que nasceu, viveu, morreu, ressuscitou ao 3º dia, foi elevado aos céus, para nos preparar um lugar, pagou, remiu TODOS os nossos pecados, (aquele que cometemos, estamos cometendo e os que ainda vamos cometer), e que está à direita de Deus Pai, e vai voltar um dia, (só Deus sabe quando, mas será como num relâmpago a sua volta), para buscar a Sua igreja, ou seja para nos buscar, pois seremos arrebatados e viveremos ETERNAMENTE com Ele. A igreja, como dizia, somos TODOS nós, e quer queiram quer não, vamos ficar juntos, todos nós: assembleianos, batistas, quadrangular, presbiterianos, quer renovados, tradicionais, pentecostais, independentes, e, tantos outros. Ah mas e católicos? Budistas, Muçulmanos, e tantos outros que muitas vezes, nós discriminamos? È claro que vai estar juntos, conosco, pois, com certeza, O Senhor vai ter misericórdia, e muitos vão se render, unicamente, a JESUS...

Concluindo, meu querido e amado irmão “espiritual”, acima da média, fique certo, você vai ter que morar com todos os acima citados, portanto, é muito bom que vivamos em união, e não façamos acepção de pessoas e/ou igrejas, e, parafraseando ou filosofando um pouquinho só, como Sócrates, pensemos: “tudo o que sei é que nada sei” e, espiritualmente falando: de tudo que pensamos que somos, na realidade nada somos. “ Jó 14:1 O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. 2 Nasce como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. 5 Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...