sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
131 - ANO VELHO ou FOGO? Qual está se apagando?
Diante de expectativas, desejos, esperanças que surgem diante de um ano que está se apagando em contra partida com um novo ano, prestes a iniciar-se, temos que concordar com o escritor inglês Charles Lamb que diz que "ninguém observa o 1º de janeiro com indiferença”.
Alguém já disse que “Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.” (Bill Vaughn). Não é interessante isso?
Ao observarmos e conversarmos com as pessoas, veremos que este é um momento onde encontramos gente reflexiva, por vezes com esperanças, por vezes com medo. Há muita gente ansiosa e apreensiva porque um ano que se vai, e o pudemos escrever, a respeito, deste que está se apagando, diante de um novo representa uma nova página em branco que precisa ser escrita na história de suas vidas. Isto faz-me lembrar um dos maiores narradores esportivos que este país já teve: Fiori Giglioti, e sua frase tradicional ao findar a narração de uma partida de futebol: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo”
Já dizia um poeta de nossos dias que “o barulho dos fogos de artifícios parece representar a necessidade que temos de abafar o barulho que encontramos dentro de nós nesta época Reveillon”. Este barulho dentro de nós são as preocupações, a ansiedade, os nossos sonhos, os projetos que temos para o futuro.
As pessoas querem ter a segurança de encontrar um futuro previsível para um novo tempo. Vemos nos jornais páginas e páginas cedidas às previsões para um novo ano, horóscopos, mapas astrais, pessoas que buscam videntes, tarô, jogo de búzios, quiromancia e tantas outras opções que se propõem a responder sobre um futuro incerto. Infelizmente também, ainda vemos alguns cristãos abrindo mais os jornais e revistas nas páginas do horóscopo, que abrindo a Bíblia…
O texto, para nossa reflexão, de autoria do Pastor Aldenir Araújo, é o seguinte: "O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” Lev. 6:13
A sua empolgação com o Senhor cresceu com o tempo? Ou o seu entusiasmo desapareceu ao longo dos anos? Amadurecimento em Cristo deve fazer com que a chama de sua fé cresça mais forte, e não mais fraca.
A CHAMA DE SUA DEVOÇÃO A CRISTO PODE MORRER, CUIDADO.
1. Até mesmo Timóteo ficou desanimado. Quando o jovem pastor enfrentou situações difíceis, Paulo encorajou-o a alimentar a chama da sua devoção para com Deus (II Timóteo 1:1-11).
2. Esfriamento espiritual acontece de duas maneiras. A fé cristã pode ser encharcada de repente por circunstâncias devastadoras, ou pode diminuir gradualmente através de uma perda de interesse nas coisas espirituais.
QUAL A EVIDÊNCIA DE UMA CHAMA SE APAGANDO?
1. Você negligencia a Palavra de Deus. O que a madeira é para o fogo, a Palavra de Deus é para a sua vida cristã. Como um seguidor de Cristo, você não pode viver de forma eficaz sem ele.
2. Sua vida de oração muda. Você começa a sentir que Deus não está ouvindo.
3. Sua frequência à igreja torna-se esporádica. Você começa a dar desculpas para não ir.
4. Você dá menos de forma consistente. Você começa a sentir que você não pode dar ao luxo de sacrificar muito para Deus.
5. Você se torna defensivo sobre seu estilo de vida. Você racionaliza faz concessões.
6. Você começa a perder sua alegria. Servir ao Senhor torna-se um dever, em vez de uma paixão.
7. A preocupação e o medo substituem a sua alegria.
8. Você começa a duvidar de Deus.
9. Você parar de prestar atenção aos sussurros do Espírito Santo.
COMO VOCÊ RECUPERA SEU FOGO?
1. Reconhecendo a sua condição. Pergunte a si mesmo, O meu fogo apagou?
2. Recordando uma época da vida quando você estava apaixonado por Deus. Como era? Como você gasta seu tempo?
3. Se arrependendo. Perder a devoção por Jesus é geralmente um resultado direto do pecado.
4. Centralizando a sua atenção no Senhor.
5. Lendo a Palavra de Deus. Comece com um pequeno livro do Novo Testamento, e peça ao Senhor para falar com você enquanto você lê.
6. Buscando a Deus diariamente em oração. Ir além de orar para o que você precisa ou quer, buscar um relacionamento íntimo com Ele.
7. Envolvendo-se na vida de outra pessoa. Seus problemas irão consumir você, se você deixar.
8. Tirar o foco de si mesmo, e satisfaça as necessidades de outra pessoa.
9. Confiando no Espírito Santo para capacitar você.
Conclusão: O seu fogo por Deus foi reduzido a cinzas frias? Se foi; comece a agitar as brasas de sua fé. Permita que o Senhor t
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
130 - MAL AMADO
O Bem-Amado foi uma telenovela brasileira escrita por Dias Gomes, produzida pela Rede Globo e levada ao ar de 24 de janeiro a 9 de outubro de 1973, às 22h, com direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho. A novela foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 25 de novembro de 1976 e 25 de março de 1977, às 14h20, em 100 capítulos. Em Portugal, foi transmitida pela TV Globo Portugal, em 126 capítulos e em 1977 na SIC.
Inspirada numa peça teatral do próprio autor, de título Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, escrita em 1962, foi a primeira novela produzida em cores na televisão brasileira.[3]
Na verdade, foi uma comédia, bastante interessante, que parou o Brasil dos Noveleiros, eu, inclusive assistí quase todos os capitulos, foi muito engraçado e divertido. A história (trama) era mais ou menos assim:
O prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local.
De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia, Dulcineia e Judiceia.
Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"…
De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouveia, inimigo mortal do prefeito e líder da oposição na Câmara - atracando-se constantemente com Doroteia no plenário. E ainda com o jornalista Neco Pedreira, dono do jornal local, A Trombeta. O meio-termo se intensifica com a presença de Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado!
Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal-sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório, um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho.
Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: Zeca Diabo, um pistoleiro redimido, que recebe a missão de matar alguém para a inauguração do cemitério.
Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leão, médico personalístico da oposição, que se envolve com sua filha Telma e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas - para desespero de Odorico.
Ao final, uma irônica surpresa: Zeca Diabo, revoltado, mata Odorico, que, finalmente, inaugura o cemitério!
Em 1996, no Chile, a história foi adaptada com o título de Sucupira, tendo alcançado grande sucesso.
O Bem Amado, foi gravado em Sepetiba, bairro da cidade do Rio de Janeiro.
O que estamos querendo dizer com esta inusitada estória, é que assim, como o personagem Odorico, da novela, a maioria das pessoas são, inevitavelmente, amadas por alguém, no entanto, sempre encontramos, inclusive, no meio evangélico, ou no seio da igreja, propriamente dito, pessoas que pensam que ninguém gosta dele, ou seja, que não é amado por ninguém e que sua vida é uma droga.
E quero dizer para esses "mal amados" que este pensamento contradiz a própria Palavra de Deus, pois veja bem o que nos diz: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te desampararei.” Hebreus 13:5; veja, ainda: "Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado." Gênesis 28:15.
E, ainda mais... "...o seu nome está escrito nas minhas mãos"
(Is 49:16a). Então, meu amado "mal amado", pare de chorar, deixe de reclamar, Alguém, maior do que tudo e todos AMA você e a mim também, e para encerrar, preste bastante atenção em mais esta história:
Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho dos perigos.
Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.
Moral da história:
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco.
Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material
Por Parron CIGFREE, e, por nós adaptada e, complementada.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
129 - NATAL É JESUS DE NAZARÉ
Infelizmente, nesta época do ano, o ser humano se lembra de Jesus, ou seria do Papai Noel? Parece maluquice, parece bobagem, um cidadão que se diz Cristão fazer uma afirmação neste sentido, ou seja quando digo "infelizmente".
Quando ouvimos a música, acima, do grupo Roupa Nova, muito bonita, por sinal, ficamos a refletir, como seria bom se o natal fosse todos os dias, para todas as pessoas, até aquelas menos favorecidas pela vida, em face de seus escassos recursos, ficam diferentes, nesta época do ano, com novo rosto, esboçando uma alegria, que muitas das vezes não expressa a realidade da vida.
Mas é natal, é isso aí, tudo é festa tudo é alegria, é comunhão, presentes, guloseimas, com comida, bebida, frutas, etc...
"Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens" (Lucas 2:11, 14).
Pense nisso, Jesus nasceu, não para festas e bebedices, mas, para nos
salvar e nos dar vida eterna. Pense nisso...
Neste Natal quero compartilhar com todos os amados uma reflexão, com três (nada a ver com três reis magos) aprendizados que temos com a história dos magos, que na verdade eram sábios, na adoração ao Bebê, contidas no texto bíblico de Mateus 2:1-12, e, que encontra-se inserida em uma mensagem de Natal do Pastor Aldenir Araújo. Então vamos lá, leia com TODA A ATENÇÃO E REFLITA, MESMO. Quem estará disposto a fazer uma sábia jornada, assim como os sábios do Oriente?
A história dos sábios é uma história que está envolta em mistério. Da tradição parece que conhecemos todos os fatos e detalhes. Mas quando estudamos as Escrituras descobrimos que há um monte de perguntas que não podemos responder sobre os sábios do texto bíblico, pois não está na Bíblia quantos eram? Nós não sabemos. De onde eles vêm? Nós não sabemos. Quanto tempo durou a viagem? Nós não sabemos.
Tem muitos “espirituais” que ensinam que eram 3 reis magos, e até nomes dão para eles como: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Tudo heresia (não está na Bíblia). Eles apenas aparecem misteriosamente - e tão misteriosamente eles se foram. Portanto, meus amados, a Bíblia diz que eram apenas sábios do Oriente. A profissão dos sábios do Oriente, na época, era especialistas em estudo dos Astros, e nada mais.
Mas uma coisa eu estou certo é que o número de homens e mulheres sábios aumenta a cada geração as pessoas continuam a buscar o Cristo. Vejamos três fatos que podemos aprender com a história dos sábios.
1. A jornada de um homem sábio é uma jornada de fé.
“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente".
O que levaria alguém a deixar o conforto de sua casa para ir a uma viagem perigosa? Romance? Sim. Riqueza? Mais definitivamente. Mas a fé? Sim - a fé. "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?" Que pergunta sondagem - não há dúvida em suas palavras que Ele havia nascido - a pergunta é "Onde está Ele?" Eles tinham visto a estrela - a evidência era real - agora onde está Ele? Eles tinham fé de que Ele estava vivo - que Ele existia - agora tudo que eles precisavam fazer era encontrá-Lo. Seu propósito estava estabelecido - encontrá-Lo. E assim, eles estavam dispostos a arriscar tudo para encontrá-Lo. Eles estavam dispostos a deixar a segurança de suas casas - para o risco de uma perigosa jornada em busca de um rei.
É impossível agradar a Deus sem fé. E por quê? Porque qualquer um que queira se aproximar de Deus deve acreditar tanto que ele existe e que ele se importa o suficiente para responder àqueles que o buscam. Hebreus 11:6.
Pessoas de fé se mostram dispostos a responder aos desafios do desconhecido repetidas vezes ao longo da história.
2. A jornada de um homem sábio é uma jornada de adoração.
Quando os sábios foram em sua viagem foi com o propósito de adoração. Trouxeram com eles presentes: ouro, incenso e mirra. Estes presentes têm um monte de simbolismo que lhes estão associados. Ouro representa a riqueza. É um excelente presente para um rei. (Jesus era o Rei dos Reis) Incenso é a seiva de uma árvore que seca e endurece e usada como incenso para adorar a Deus.
Assim, vemos um presente para sua divindade. (Jesus era o Filho de Deus) A mirra é um perfume aromático que era usado para ungir os mortos - para embalsamar e preservá-los. (Jesus era o Cordeiro Sacrificial) - “Adoração sempre envolve sacrifício”.
Houve um preço a ser pago para a adoração dos homens sábios? Você crê. Haviam-se dedicado para uma viagem. Viajar nesses dias não era muito confortável - na verdade, poderia ser realmente perigoso. Os sábios tinham sacrificado seu próprio conforto para encontrar o rei e adorá-Lo. Ouça o que disse Davi sobre o sacrifício:
“... porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada" II Samuel 24:24
Romanos diz desta maneira: "Rogo-vos pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" Romanos 12:01 - Realmente adoração requer sacrifício.
O maior presente - o maior sacrifício - que você pode dar a Deus é você mesmo. Você diz, mas eu não dei nada para ele hoje. Eu digo sim, você deu! Ainda hoje você lhe deu algo de si mesmo. Você tem dado a Ele o seu tempo por estar aqui.
Ele quer seu coração - Ele quer sua atenção - a pergunta a fazer é: O que estou disposto a dar-Lhe? Estou disposto a dar-lhe o meu melhor? Estou disposto a ir em uma jornada espiritual para adorá-Lo? Estou disposto a desistir de minha zona de conforto para seguir a Cristo? Os Magos estavam - e você?
3. A jornada de um homem sábio é uma jornada de mudanças.
Veja o V-12 “Então, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho”
Não é interessante que depois que eles adoraram a Jesus; não podiam voltar da mesma maneira que eles tinham vindo? Acho que é um fato até hoje.
Uma vez que você se encontrou com Deus, você nunca mais será o mesmo. Um encontro com Deus muda as coisas - ele muda você - não é?
Sempre foi assim. Jacó lutou com Deus e nunca mais andou do mesmo jeito o resto de sua vida.
Isaías entrou na presença de Deus e "Ai de mim, pois estou perdido! Porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; Porque os meus olhos viram o Rei, O Senhor dos Exércitos" Isaías 6:5. Ele nunca mais foi o mesmo.
Jó questiona a Deus uma e outra vez sobre seu sofrimento e quando Deus aparece Jó diz. "Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca. Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei" Jó 40:4-5
Jó se encontrou com Deus e se tornou um homem mudado. Isso é o que acontece quando andamos na presença de Deus. Somos transformados. Foi o que aconteceu aos sábios quando encontraram Cristo - eles foram mudados. Isso é o que acontece quando nos deparamos com Cristo - as coisas se tornam diferentes.
Conclusão: É tempo de Natal e ouvimos a história dos sábios do oriente. Eles eram sábios porque eles tinham fé, eles eram sábios, porque eles adoravam e eles foram mudados para sempre - tudo por causa de uma criança. E você? Você está procurando uma mudança em sua vida? Encontra-se com Cristo neste Natal e posso garantir que você vai ser mudado. As coisas serão diferentes. Um passo de fé e busque-o como os sábios fizeram.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
128 - SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE!
As três peneiras: VERDADE, BONDADE E NECESSIDADE
- Um funcionário foi transferido de setor.
Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco.
- Disseram que ele… - Antes mesmo de terminar a frase, o chefe, interrompeu:
- Espere um pouco, meu amigo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, é a da VERDADE: Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram…Mas eu acho que… E, novamente o cidadão é interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
- Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.
O que você vai me contar é coisa boa? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe! - disse assustado. Então, continua o chefe, sua história vazou a segunda peneira
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a melhorar a empresa e seu ambiente de trabalho?
- Não, chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - falou o cidadão, surpreendido…
- Pois é, companheiro, já pensou como as pessoas seriam mais felizes e as empresas muito mais agradáveis pra se trabalhar se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo, e continua …
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.
"Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas".
Qual é o perfil da pessoa fofoqueira? Geralmente são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada pra elas tem uma razão nem um sentido positivo. A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida alheia.
A fofoca chega até nossos ouvidos, geralmente com as seguintes frases:
- Já está sabendo da novidade?
- Sabe da última?
- Você não vai acreditar…!!!
Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense: Se alguém fala mal de algum conhecido para mim, quem me garante que quando viro as costas essa pessoa não estará falando mal de mim também?
Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase: Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo?
Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo: Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for fofoca sobre a vida de alguém, por favor, não me conte, pois não quero saber!
Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.
A fofoca (rádio peão, rádio corredor, telefone sem fio) é um dos mais nocivos instrumentos de desagregação no ambiente de trabalho. O verdadeiro líder deve fazer uso destas três peneiras sempre que comentários mal-intencionados chegarem até ele. Não devemos esquecer que toda história tem pelo menos dois lados, e pra tomarmos decisões justas e acertadas, todos os envolvidos precisam ser ouvidos.
Blog da IGREJA EVANGELICA LUTERANA DO BRASIL CONGREGAÇÃO SÃO PAULO - Postado por João Neri - OBS. Fotos e/ou vídeos postados por nós;
2. Suprimimos os nomes de pessoas da história, tendo em vista que no original, não consta nomes e nem a situação de trabalho/empresa, pois essa mensagem circula pelo mundo afora há um bom tempo e é muito importante aprende-la.
- Um funcionário foi transferido de setor.
Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco.
- Disseram que ele… - Antes mesmo de terminar a frase, o chefe, interrompeu:
- Espere um pouco, meu amigo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, é a da VERDADE: Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram…Mas eu acho que… E, novamente o cidadão é interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
- Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.
O que você vai me contar é coisa boa? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe! - disse assustado. Então, continua o chefe, sua história vazou a segunda peneira
- Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a melhorar a empresa e seu ambiente de trabalho?
- Não, chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - falou o cidadão, surpreendido…
- Pois é, companheiro, já pensou como as pessoas seriam mais felizes e as empresas muito mais agradáveis pra se trabalhar se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo, e continua …
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.
"Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas".
Qual é o perfil da pessoa fofoqueira? Geralmente são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada pra elas tem uma razão nem um sentido positivo. A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida alheia.
A fofoca chega até nossos ouvidos, geralmente com as seguintes frases:
- Já está sabendo da novidade?
- Sabe da última?
- Você não vai acreditar…!!!
Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense: Se alguém fala mal de algum conhecido para mim, quem me garante que quando viro as costas essa pessoa não estará falando mal de mim também?
Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase: Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo?
Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo: Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for fofoca sobre a vida de alguém, por favor, não me conte, pois não quero saber!
Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.
A fofoca (rádio peão, rádio corredor, telefone sem fio) é um dos mais nocivos instrumentos de desagregação no ambiente de trabalho. O verdadeiro líder deve fazer uso destas três peneiras sempre que comentários mal-intencionados chegarem até ele. Não devemos esquecer que toda história tem pelo menos dois lados, e pra tomarmos decisões justas e acertadas, todos os envolvidos precisam ser ouvidos.
Blog da IGREJA EVANGELICA LUTERANA DO BRASIL CONGREGAÇÃO SÃO PAULO - Postado por João Neri - OBS. Fotos e/ou vídeos postados por nós;
2. Suprimimos os nomes de pessoas da história, tendo em vista que no original, não consta nomes e nem a situação de trabalho/empresa, pois essa mensagem circula pelo mundo afora há um bom tempo e é muito importante aprende-la.
Particularmente acredito que identificar essas peneiras em relação ao que nos dizem é desnecessário, melhor que sejamos o ultimo elo do que nos dizem do que fomentar uma discussão (caso não passe pelas peneiras). Essas três peneiras condizem diretamente ao que nós vamos dizer… E não para ficar apontando nos outros. A autoria é de Sócrates e, é mais ou menos assim:
A PALAVRA DE DEUS - BÍBLIA SAGRADA e a MENTIRA...
Deus abomina a MENTIRA e por isso não suporta a presença dos MENTIROSOS. O inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o pai da mentira.
"Não furtem."Não mintam."Não enganem uns aos outros."Levítico 19:11 - "Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Também sabemos que é possível ser verdadeiramente livre através do conhecimento da verdade.
O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da MENTIRA e não compactuar com os MENTIROSOS.
"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a MENTIRA e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo" - Efésios 4:25 - "Não darás falso testemunho contra o teu próximo". Êxodo 20:16
"Não MINTAM uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador". Colossenses 3:9-10
"O Senhor odeia os lábios MENTIROSOS, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22 - "Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o MENTIROSO não permanecerá na minha presença". Salmos 101:7
"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e TODOS os que amam e praticam a MENTIRA". Apocalipse 22:15
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira". João 8:44 - E se o Diabo é o Pai da MENTIRA, todos os MENTIROSOS são filhos de Quem?
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e MENTIROSOS, Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, LÍNGUA MENTIROSA, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha MENTIRAS e aquele que provoca discórdia entre irmãos. Provérbios 6:16-19
sábado, 19 de novembro de 2011
127 - VAMOS MORRER?
"O mais fascinante da vida é que ninguem sabe o que vai acontecer, hoje, amanhã, daqui um mês ou anos..."
Depois veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra.
Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações.
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o SENHOR.
Assim diz o Senhor DEUS: Um mal, eis que um só mal vem.
Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.
A manhã vem para ti, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não mais o sonido de alegria dos montes.
Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti; conforme os teus caminhos, assim te punirei, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, é que firo.
Eis aqui o dia, eis que vem; veio a manhã, já floresceu a vara, já reverdeceu a soberba.
A violência se levantou em vara de impiedade; nada restará deles, nem da sua multidão, nem do seu rumor, nem haverá lamentação por eles.
Vem o tempo, é chegado o dia; o que compra não se alegre, e o que vende não se entristeça; porque a ira ardente está sobre toda a multidão deles.
Porque o que vende não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja entre os viventes; porque a visão, sobre toda a sua multidão, não tornará para trás, nem ninguém fortalecerá a sua vida com a sua iniqüidade.
Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à peleja, porque a minha ardente ira está sobre toda a sua multidão". EZEQUIEL 7:1-14
Romanos 6:23 - "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor".
No texto de hoje, o profeta anuncia que o fim de Israel havia chegado: a nação seria julgada por seus pecados e sua capital seria destruida pelo inimigo. ................ Para nós também haverá o fim!
No entanto, algumas pessoas preferem não acreditar que um dia tudo acabará, talvez por falta de fé ou por outros motivos. Mas, por mais que se acredita em outras maneiras do mundo continuar, de algo ninguém pode escapar: o FIM!
É dificil saber quando vai acontecer, a não ser que uma doença grave tenha sido diagnosticada e os médicos deem uma previsão do tempo de vida. Mesmo assim, certeza, mesmo, de quando vai partir, ninguém tem. Certo é que quem está vivo um dia vai morrer.
Vamos supor que soubéssemos que iríamos morrer amanhã! O que faríamos no dia de hoje? Será que haveria tempo para não gostarmos de nossos inimigos? (a Bíblia ordena que os amemos).
Insístiríamos em não perdoar as mágoas do passado? (a Bíblia diz que TEMOS que perdoar).
Seria tão importante ir às lojas e aproveitar todas as promoções (e prestações!!!) que são oferecidas? (a Bíblia diz que não devemos dever, nada, a ninguém, exceto o amor) Teriam valor todos os bens adquiridos aquí? (a Bíblia diz que deveremos ajuntar tesouros no céu).
Será que alguém teria tempo para avisar o pastor, o padre ou seja lá quer for e ir pedir ajuda, socorro?
Afinal a morte é o fim ou o início? A Bíblia deixa claro que a morte física não é o fim, mas a morte espiritual o é!
Para quem não tem um relacionamento com Deus, a morte é o fim das chances de arrependimento e de ter uma nova vida com Jesus, desfrutando uma alegria eterna; é o fim da luz e da esperança. Como quer que seja o fim de tudo, a morte é o encontro com Deus, quando Ele vai julgar, cada um de nós, pelo que fez em vida, e, separar suas ovelhas (os que creram e aceitaram Jesus Cristo e foram fiéis a Ele) para o céu - dos bodes (as pessoas que preferiram viver sem Deus, ou seja desobedecendo a Sua Palavra) sofrendo, então, o tormento eterno (Mt. 24:31-46)
Por isso, meu amado leitor, viva, HOJE, buscando agradar a Deus com sua vida, talentos e recursos, como se fosse morrer daquí a alguns segundos e não amanhã, daquí um mês ou daqui a anos, pois ninguém sabe o dia de amanhã. Isso o ajudará a fazer as escolhas corretas, pois temos o lívre arbítrio dado pelo próprio Deus, então não teremos medo ou preocupação com o fim, quando ele chegar, segundo a vontade de Deus.
O fim virá, com certeza! “Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe,(não diz “ninguém saberá”) nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai”. (Mt 24,36)... ............. Você está preparado?
Baseado no texto de 17.11.11 do Pão Diário
Vídeos e adaptações por nós mesmo.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
126 - SÓ PARA QUEM TEM DEFEITOS
O Cãozinho
Todos os dias um menino passava em frente a uma loja de animais. Além de ter uma admiração muito grande pela gaiola dos cachorrinhos (também pudera, eles eram tão bonitos), ele passava horas e horas brincando com os mesmos.
Passados vários dias ele não se conteve e entrou voando na loja, atropelando as palavras. Enfim, teve a coragem necessária para perguntar ao dono da loja o preço dos cachorrinhos. Saiu com um sorriso muito grande, contando nos dedos e já vendo as possibilidades da tão desejada compra.
Todos os dias juntava o resto das moedinhas que sobrava da compra do leite e pão, da merenda escolar. Não comia mais no colégio,trabalhava sem parar, estava decidido a comprar um dos cachorrinhos.
Enfim...conseguiu juntar todo o dinheiro e foi depressa à loja, colocou no balcão o saquinho, abriu e caíram muitas moedinhas. Bem, o próximo passo era escolher o cachorrinho. O dono da loja levou o menino até a gaiola, e todos, menos um cachorrinho, vieram a seu encontro afinal eles já eram velhos conhecidos. Só que o menino escolheu exatamente o que ficou no fundo da gaiola recolhido.
O dono da loja disse ao menino que aquele cachorrinho não serviria para brincar, correr com ele, pois era defeituoso de uma das pernas, pedindo assim para ele escolhesse outro. Nesse mesmo momento o menino arregaçou a sua calça comprida e mostrou ao dono da loja a sua pena mecânica, mostrando, que assim como ele, todos nós temos defeitos, portanto podemos ser bons amigos. Não deixe seu amigo de lado, por ele ter o defeito que você vê, não se esqueça de que ele também talvez veja um defeito em você que você não imagina ter!!!
"Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, - disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. -E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? - Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. - Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. - E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. - Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. - Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? - Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais" (João 8:3-11).
"Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Romanos 3:23) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).
Todos os dias um menino passava em frente a uma loja de animais. Além de ter uma admiração muito grande pela gaiola dos cachorrinhos (também pudera, eles eram tão bonitos), ele passava horas e horas brincando com os mesmos.
Passados vários dias ele não se conteve e entrou voando na loja, atropelando as palavras. Enfim, teve a coragem necessária para perguntar ao dono da loja o preço dos cachorrinhos. Saiu com um sorriso muito grande, contando nos dedos e já vendo as possibilidades da tão desejada compra.
Todos os dias juntava o resto das moedinhas que sobrava da compra do leite e pão, da merenda escolar. Não comia mais no colégio,trabalhava sem parar, estava decidido a comprar um dos cachorrinhos.
Enfim...conseguiu juntar todo o dinheiro e foi depressa à loja, colocou no balcão o saquinho, abriu e caíram muitas moedinhas. Bem, o próximo passo era escolher o cachorrinho. O dono da loja levou o menino até a gaiola, e todos, menos um cachorrinho, vieram a seu encontro afinal eles já eram velhos conhecidos. Só que o menino escolheu exatamente o que ficou no fundo da gaiola recolhido.
O dono da loja disse ao menino que aquele cachorrinho não serviria para brincar, correr com ele, pois era defeituoso de uma das pernas, pedindo assim para ele escolhesse outro. Nesse mesmo momento o menino arregaçou a sua calça comprida e mostrou ao dono da loja a sua pena mecânica, mostrando, que assim como ele, todos nós temos defeitos, portanto podemos ser bons amigos. Não deixe seu amigo de lado, por ele ter o defeito que você vê, não se esqueça de que ele também talvez veja um defeito em você que você não imagina ter!!!
"Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, - disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. -E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? - Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. - Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. - E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. - Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. - Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? - Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais" (João 8:3-11).
"Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Romanos 3:23) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).
terça-feira, 8 de novembro de 2011
125 - VOCÊ SABIA DISSO?
Curiosidades Bíblicas - Você Sabia?
1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
GÊNESIS
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
ÊXODO
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27.
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.
NÚMEROS
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22:25.
28- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. 29. O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
30 - Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
31- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
32- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
33- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
34- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
35- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
36- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.; 37- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
38- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
39- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
40- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
41- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
42- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
43- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
44- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
45- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-325)
46- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
47- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
48- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)
49- O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
50- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. 51- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará.(Pv 19:17) 52- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
53- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
54- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
55- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)
56- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
57- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
58- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
59- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
60- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13. 61- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
62- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra Deus
63- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
64- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
65- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
66- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
67- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31. 68- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
69- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA! 70- Autor: Desconhecido Videos e fotos, por nós mesmo...
1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
GÊNESIS
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
ÊXODO
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27.
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.
NÚMEROS
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22:25.
28- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. 29. O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
30 - Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
31- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
32- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
33- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
34- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
35- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
36- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.; 37- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
38- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
39- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
40- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
41- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
42- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
43- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
44- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
45- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-325)
46- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
47- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
48- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)
49- O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
50- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. 51- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará.(Pv 19:17) 52- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
53- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
54- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
55- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)
56- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
57- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
58- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
59- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
60- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13. 61- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
62- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra Deus
63- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
64- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
65- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
66- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
67- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31. 68- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
69- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA! 70- Autor: Desconhecido Videos e fotos, por nós mesmo...
124 - PAPAGAIO, NÃO ESTÁ NA BIBLIA
A Síndrome do Papagaio
Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam? Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras...
Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (At 17:11).
Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos "novos" que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.
Há alguns anos, tive o cuidado de reunir, com a ajuda de meus alunos do seminário teológico, várias "pérolas" que muitos repetem pensando ser versículos bíblicos... Você está curioso para conhecê-las? Quer saber se tem empregado alguma?
"A voz do povo é a voz de Deus" Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.
"Até 1000 irá; de 2000 não passará" Essa frase já virou história... Muitos "profetas da última hora" a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: "... daquele dia e hora ninguém sabe..." (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, I Tessalonissenses 5:1 e II Pedro 3:8.
"Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente" É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo "esmagar" e sim "ferir". De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, "... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés" (Rm 16:20).
"Deus cegou os entendimentos dos incrédulos" É sério! Ouvi um pregador dizendo isso... Mas não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos! A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4:4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; I Jo 1:7).
"Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és" Clássica, não? Quantos pregadores não usam esse versículo... Alguém já chegou a dizer acerca dele: "Não está na Bíblia? Então devia estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
"É dando que se recebe" Essa conhecida frase é extrabíblica, mas não chega a ser antibíblica. Ela confirma as palavras de Jesus em Lucas 6:38. Não deve, porém, ser usada como um versículo bíblico inspirado. O pregador só deve usar a frase "A Bíblia diz" quando for citar uma passagem sagrada. Caso contrário, deve deixar claro aos ouvintes que se trata apenas de uma boa frase.
"Esforça-te, e eu te ajudarei" A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.
"Eu venci o mundo, e vós vencereis" É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).
"Fazei o bem sem olhar a quem" Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Existem muitos vigaristas dizendo-se missionários ou pastores. Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus golpes, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15:11).
"Jesus é o Médico dos médicos" Certos pregadores afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26).
"Mente vazia é oficina do diabo" De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.
"Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus" A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
"O amor encobre uma multidão de pecados" Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... a caridade cobrirá uma multidão de pecados" (I Pe 4:8). Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).
"O cair é do homem, mas o levantar é de Deus" É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24). O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!
"O dinheiro é a raiz de todos os males" Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Tm 6:10).
"O pouco com Deus é muito" Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.
"Os viciados não herdarão o reino de Deus" A palavra "viciado" se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo-versículo bíblico. Alguém poderá perguntar: "Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?" Quando o cânon do Novo Testamento foi encerrado, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10-20; Gl 5:19-21). Ademais, Zofar alertou: "Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?", Jó 11:11.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido" Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus" Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!
"Quem não vem pelo amor, vem pela dor" É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
"Vem a mim como estás" Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Portanto, não seja como o papagaio, que repete, repete, repete... Seja como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21).
Autor: Pr. Ciro Sanches Zibordi
Fotos e vídeos, por nós mesmo...
Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam? Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras...
Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (At 17:11).
Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos "novos" que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.
Há alguns anos, tive o cuidado de reunir, com a ajuda de meus alunos do seminário teológico, várias "pérolas" que muitos repetem pensando ser versículos bíblicos... Você está curioso para conhecê-las? Quer saber se tem empregado alguma?
"A voz do povo é a voz de Deus" Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.
"Até 1000 irá; de 2000 não passará" Essa frase já virou história... Muitos "profetas da última hora" a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: "... daquele dia e hora ninguém sabe..." (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, I Tessalonissenses 5:1 e II Pedro 3:8.
"Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente" É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo "esmagar" e sim "ferir". De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, "... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés" (Rm 16:20).
"Deus cegou os entendimentos dos incrédulos" É sério! Ouvi um pregador dizendo isso... Mas não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos! A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4:4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; I Jo 1:7).
"Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és" Clássica, não? Quantos pregadores não usam esse versículo... Alguém já chegou a dizer acerca dele: "Não está na Bíblia? Então devia estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
"É dando que se recebe" Essa conhecida frase é extrabíblica, mas não chega a ser antibíblica. Ela confirma as palavras de Jesus em Lucas 6:38. Não deve, porém, ser usada como um versículo bíblico inspirado. O pregador só deve usar a frase "A Bíblia diz" quando for citar uma passagem sagrada. Caso contrário, deve deixar claro aos ouvintes que se trata apenas de uma boa frase.
"Esforça-te, e eu te ajudarei" A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.
"Eu venci o mundo, e vós vencereis" É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).
"Fazei o bem sem olhar a quem" Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Existem muitos vigaristas dizendo-se missionários ou pastores. Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus golpes, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15:11).
"Jesus é o Médico dos médicos" Certos pregadores afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26).
"Mente vazia é oficina do diabo" De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.
"Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus" A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
"O amor encobre uma multidão de pecados" Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... a caridade cobrirá uma multidão de pecados" (I Pe 4:8). Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).
"O cair é do homem, mas o levantar é de Deus" É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24). O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!
"O dinheiro é a raiz de todos os males" Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Tm 6:10).
"O pouco com Deus é muito" Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.
"Os viciados não herdarão o reino de Deus" A palavra "viciado" se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo-versículo bíblico. Alguém poderá perguntar: "Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?" Quando o cânon do Novo Testamento foi encerrado, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10-20; Gl 5:19-21). Ademais, Zofar alertou: "Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?", Jó 11:11.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido" Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus" Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!
"Quem não vem pelo amor, vem pela dor" É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
"Vem a mim como estás" Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Portanto, não seja como o papagaio, que repete, repete, repete... Seja como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21).
Autor: Pr. Ciro Sanches Zibordi
Fotos e vídeos, por nós mesmo...
domingo, 6 de novembro de 2011
123 - MAR DE ROSAS
Como Morreram os Apóstolos de Jesus Cristo
ANDRÉ
Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”.
André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos o Messias” (João 1.35-42; Mateus 10.2).
O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.
BARTOLOMEU
Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná de Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.
FILIPE
Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-se que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.
JOÃO
O apóstolo que recebeu de Jesus a missão de cuidar de Maria. “O discípulo que Jesus amava” (João 13.23). Pescador, filho de Zebedeu (Mateus 4.21) o único que permaneceu perto da cruz (João 19.26-27). O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (João 20.1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Apocalipse 1.9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural com idade de 100 anos.
JUDAS TADEU
Foi quem, na última ceia, perguntou a Jesus: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?" (João 14:22-23). Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote.
JUDAS ISCARIOTES
Filho de Simão, traiu a Jesus por trinta peças de prata, enforcando-se em seguida.(Mateus 26:14-16; 27:3-5).
MATEUS
Filho de Alfeu, e também chamado de Levi. Cobrador de impostos nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum (Marcos 2.14; Mateus 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Há várias versões sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia.
MATIAS
Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia.
PAULO
Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nome romano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. De perseguidor de cristãos, passou a pregador do evangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas. Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20).
PEDRO
Pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (Mateus 17.1-4).
Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Segunda a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero.
Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.
SIMÃO, o Zelote
Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em Mateus 10.4, Marcos 3.18, Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado.
TIAGO, O MAIOR
Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, Paulo Mori – Bacharel Teologia - Licenciado Filosofia, Pedagogia – Pós Graduado Docência do Ensino Superior – Técnico Eletronico pescador (Mateus 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e decapitado em Jerusalém, entre os anos 42 e 44.
TIAGO, O MENOR
Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Segundo a tradição, martirizado provavelmente no ano 62.
TOMÉ
Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificaçã o (João 20.25). Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã.
Autor: Pastor Edison Pugaciov
domingo, 30 de outubro de 2011
122 - A MAIS BELA FLOR E O BOM FERFUME
O bosque estava quase deserto quando o homem sentou-se para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho.
Estava desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois o mundo estava tentando afundá-lo.
E como se já não tivesse razões suficientes para arruinar o seu dia, um garoto chegou, ofegante, cansado de brincar.
Parou na sua frente, de cabeça baixa e disse, cheio de alegria:
- Veja o que encontrei!
O homem olhou desanimado e percebeu que na sua mão havia uma flor.
Que visão lamentável! Pensou consigo mesmo. A flor tinha as pétalas caídas, folhas murchas, e certamente nenhum perfume.
Querendo ver-se livre do garoto e de sua flor, o homem desiludido fingiu pálido sorriso e se virou para o outro lado. Mas ao invés de recuar, o garoto sentou-se ao seu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: - O cheiro é ótimo, e é bonita também... - Por isso a peguei. Tome! É sua. A flor estava morta ou morrendo, nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas ele sabia que tinha que pegá-la, ou o menino jamais sairia dali. Então estendeu a mão para pegá-la e disse, um tanto contrafeito: - Era o que eu precisava. Mas, ao invés de colocá-la na mão do homem, ele a segurou no ar, sem qualquer razão. E naquela hora o homem notou, pela primeira vez, que o garoto era cego e que não podia ver o que tinha nas mãos. A voz lhe sumiu na garganta por alguns instantes... Lágrimas quentes rolaram do seu rosto enquanto ele agradecia, emocionado, por receber a melhor flor daquele jardim. O garoto saiu saltitando, feliz, cheirando outra flor que tinha na mão, e sumiu no amplo jardim, em meio ao arvoredo. Certamente iria consolar outros corações, que embora tenham a visão física, estão cegos para os verdadeiros valores da vida. Agora o homem já não se sentia mais desanimado e os pensamentos lhe passavam na mente com serenidade. Perguntava-se a si mesmo como é que aquele garoto cego poderia ter percebido sua tristeza a ponto de aproximar-se com uma flor para lhe oferecer. Concluiu que talvez a sua auto-piedade o tivesse impedido de ver a natureza que cantava ao seu redor, dando notícias de esperança e paz, alegria e perfume... E como as Leis da Vida são misericordiosas, permitiram que um garoto privado da visão física o despertasse daquele estado depressivo. E o homem, finalmente, conseguira ver, através dos olhos de uma criança cega, que o problema não era o mundo, mas ele mesmo. E ainda mergulhado em profundas reflexões, levou aquela feia flor ao nariz e sentiu a fragrância de uma rosa... Verdadeiramente cego é todo aquele que não quer ver a realidade que o cerca. Tantas vezes, pessoas que não percebem o mundo com os olhos físicos, penetram as maravilhas que os rodeiam e se extasiam com tanta beleza. Talvez tenha sido por essa razão que um pensador afirmou que "o essencial é invisível aos olhos." Por: Edvan Lopes França – Aux. de Almox.| Coord. do Progr. de Alimentação – CPA SESI - Serviço Social da Indústria - Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Tel e fax: (31) 3362-6684 (31)98245144 elfranca@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br No entanto, o mais importante, ainda, é sermos imitadores de Cristo, e, sermos para Deus o bom cheiro de Cristo, assim, como diz em Sua Palavra: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” 2º Corintios, 2.15 Meus amados, o que é ser bom cheiro? Sabemos que bom cheiro é ser perfumoso, é ter um cheiro agradável, não é isso! Alguns de nós gostamos de usar um bom desodorante, um bom perfume; e as mulheres, elas mais do que nós, usam bons perfumes, gostam muito mais do que nós. É saudável estar ao lado de uma pessoa que tem cheiro suave e agradável. Ter o bom cheiro de Cristo é diferente, não existe perfume material, o que existe é a presença do Senhor Jesus Cristo ao nosso lado. Quando nós deixamos o nosso semelhante alegre, feliz, estamos passando a ele o bom cheiro de Cristo. Quando sentimos alegrias ao lado de alguém é porque esse alguém tem o bom cheiro de Cristo. A maneira agradável e carinhosa que pessoas tratam outras, isso é o bom cheiro de Cristo. Somos o bom cheiro de Cristo, porque Ele está em nós e nós buscamos estar com Ele! Ser o bom cheiro de Cristo é viver uma vida voltada para os ensinamentos dEle; é ter uma vida pautada nas leis do Senhor nosso Deus.
sábado, 22 de outubro de 2011
121 - COMO TER UM INFARTO FELIZ?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6 : 33
Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Salmos 119:67
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71
Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11
Doze conselhos para ter um infarto feliz!
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro, enferruja!!. .rs)
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
Dr. Ernesto Artur –Cardiologista
Textos bíblicos e vídeos, por nós inseridos.
Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Salmos 119:67
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71
Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11
Doze conselhos para ter um infarto feliz!
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro, enferruja!!. .rs)
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
Dr. Ernesto Artur –Cardiologista
Textos bíblicos e vídeos, por nós inseridos.
120 - COMO "ZERAR" SUAS DÍVIDAS!
Estou, agora, com um novo "hobby" - sou NUMISMÁTICO - mas, o que é isso? alguém poderia perguntar, trata-se da atividade de colecionador e/ou comerciante de cédulas antigas. No meu caso, sou, por enquanto, apenas colecionador.
Interessante que é uma atividade globalizada, com cédulas cotadas em dólar ou euros. No Brasil existe cédula que chegam a valer R$ 50.000,00 conforme o catálago Amato em sua última edição, a 5a, lançado com o advento das novas cédulas de reais, em março deste ano. A cédula a que referimos é uma de 500.000 réis, 5a. estampa do Império do Brasil datada do ano de 1885.
Acontecem Congressos Numismáticos, em várias capitais do Brasil, em várias épocas do ano, onde se comercializam cédulas valíossimas. No meu caso, apenas adquiro cédulas, muita baratas, daí a minha coleção não ser valiosa, também adquiro réplicas de cédulas valiosas a preços de 2 ou 3 reais.
Isto tudo foi apenas uma introdução para falarmos a respeito do texto bíblico: Rm 13:8 - 10 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
10 Passos Para Sair das Dívidas:
Você é uma pessoa controlada financeiramente? precisa de algumas dicas para sair das dividas? separamos alguns conselhos que poderão lhe ajudar a sair das dividas, caso você tenha alguma.
1 - ORE, pois a oração é a prioridade do crente em toda e qualquer situação.
2 - Faça um ORÇAMENTO, pois ele o ajudará a planejar com antecedência o que você fará com o seu dinheiro. Crie uma planilha para começar.
3 - Faça uma LISTA DE BENS, coloque todos eles relacionados isso o ajudará a saber se há alguma coisa que pode ser vendida para ajuda-lo no pagamento de dívidas. Geralmente temos guardado algo que não usamos mais.
4 - Faça uma LISTA DE SUAS DÍVIDAS, ela o ajudará a saber na realidade o quanto você deve e para quem deve.
5 - Estabeleça um PLANO DE PAGAMENTO, eliminando primeiro as pequenas dívidas e depois as maiores que têm maior taxa de juros. Faça isso utilizando o dinheiro que supostamente sobrará da quitação das dívidas menores.
6 - Tenha uma RENDA EXTRA, use a sua criatividade de tente fazer alguma coisa para conseguir ganhar um pouco mais de dinheiro.
7 - NÃO FAÇA UMA NOVA DÍVIDA, às vezes para se conseguir uma renda extra alguns fazem novas dívidas. Mas este não é um caminho certo a se perseguir, quando queremos nos livrar de dívidas.
8 - Esteja CONTENTE com o que você tem e não ceda aos ataques da mídia e dos catálogos que dizem que você precisa disso ou daquilo. Você já tem o suficiente para sair da sua dívida e o que você almeja adquirir, com o tempo e sabedoria você terá, é só uma questão de paciência. Na verdade um bom conselho é que você não use mais o talão de cheques e nem o cartão de créditos nesta fase.
9 - Faça uma MUDANÇA RADICAL no seu estilo de vida, passe a fazer compras em lugares mais baratos, leve marmita ao invés de comer no restaurante, compre menos e economize ao máximo nas coisas que costumeiramente você não economizaria, apague a luz ao sair de um ambiente, desligue torneiras, etc... Estas atitudes irão fazer você enxugar os gastos de cada mês fazendo seu dinheiro render mais.
10 - NÃO DESISTA, seja perseverante e não se deixe esmorecer por não ver os resultados imediatamente, tudo na vida sempre é mais difícil no seu início, por isso permaneça no propósito, pois você tem um objetivo, sair das dívidas. Cada dia é um dia muito importante nessa batalha.
Fonte – Artigo recebido por e-mail
Introdução, fotos e vídeos, por nós...
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
119 - NÃO PRECISO DE IR A IGREJA
PORQUE IR À IGREJA?
Um freqüentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maiora deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:
"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".
Desconheço autoria, mas..."Nem só de pão viverá o homem,mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4.4
Vídeos por nós inseridos...
Um freqüentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maiora deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:
"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".
Desconheço autoria, mas..."Nem só de pão viverá o homem,mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4.4
Vídeos por nós inseridos...
sábado, 8 de outubro de 2011
118 - NÃO LEIA ESTA POSTAGEM!
NÃO LEIA A MENSAGEM DE HOJE!
Bom, pelo jeito você vai ler. Então agora que você começou a ler, vá até o final. Agora não adianta mais arrumar justificativas por estar lendo esta mensagem.
Mas foi até bom que você esteja fazendo isso, pois agora aprenderemos um pouco mais de Deus.
Se você leu o título da mensagem de hoje e continuou a leitura, isto significa que você provavelmente também é curioso ou quem sabe desobediente.
Talvez você seja mais um como eu que às vezes não pensa; que às vezes cai em tentação e depois diz que “a carne falou mais alto”, ou coisa parecida.
Jesus disse: "Não peques" e, às vezes, Ele acrescentava: "Não peques mais".
Não acesse mais (parafraseando)
... Não veja mais
... Não minta mais
... Não roube mais.
... Não compre mais.
Podemos ter uma enorme lista daquilo que Jesus nos pediu para não fazer "mais". Só que a tentação, a fraqueza ou a força da carne nos impede hoje de viver uma vida plena com Deus.
Quase sempre estamos errando. Querendo ou não quase sempre estamos pecando. Vivemos mais desobedecendo a Deus e fazendo as nossas vontades.
Até quando Jesus vai precisar falar: "Não _____________mais? (O que você vai colocar no meio dessa frase só você e Deus sabem).
Ele sempre tem dado uma oportunidade e, nós, sempre acessando o pecado!
Deus deu uma ordem para o homem no jardim: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Gn 2:16-17
Deus sempre colocou limites, sempre estabeleceu aonde podemos ir e o que não podemos fazer. Ele fez isso para o nosso bem! Só que insistimos em nos alimentar da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Assim como você teve a curiosidade de ler essa mensagem, cujo tema foi proposital, talvez Adão e Eva pensaram algumas coisas semelhantes a você.
E é aí que muita gente morre. Foi essa a consequência que Deus deixou para o homem. Uma coisa que parece inofensiva pode nos matar.
Até quando precisamos ser corrigidos na mesma área da vida?
Quando você estiver navegando pela Internet, passeando pela rua, dentro de uma academia, dirigindo seu carro, dentro do ônibus, em um banco e, até na igreja, lembre-se desta oportunidade e desta ordenança: "Vai e não peques mais!".
O que você tem feito? O que você tem falado? O que você tem acessado? O que você tem visto? Não faça isso novamente!
Deus nos colocou em um lindo jardim, só que nosso impulso de curiosidade nos fez sair de um belo lugar e fomos morar nas trevas. O bom é que Jesus veio, nasceu em uma manjedoura, nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino da luz.
Hoje Ele continua dizendo: "Vai, e não peques mais".
Deus te abençoe!
Sérgio Müller - e-mail: sergio.muller@superig.com.br
* O Alysson Filemon Brito Jordão de Belo Horizonte - MG é o autor intelectual da mensagem de hoje. Ele escreveu o artigo chamado “Não acesse este artigo” e enviou para o site da Revista Ultimato. Achei o artigo tremendo e resolvi fazer pequenas adaptações e acréscimos para nossa meditação de hoje.
VÍDEOS, por nós inseridos.
Bom, pelo jeito você vai ler. Então agora que você começou a ler, vá até o final. Agora não adianta mais arrumar justificativas por estar lendo esta mensagem.
Mas foi até bom que você esteja fazendo isso, pois agora aprenderemos um pouco mais de Deus.
Se você leu o título da mensagem de hoje e continuou a leitura, isto significa que você provavelmente também é curioso ou quem sabe desobediente.
Talvez você seja mais um como eu que às vezes não pensa; que às vezes cai em tentação e depois diz que “a carne falou mais alto”, ou coisa parecida.
Jesus disse: "Não peques" e, às vezes, Ele acrescentava: "Não peques mais".
Não acesse mais (parafraseando)
... Não veja mais
... Não minta mais
... Não roube mais.
... Não compre mais.
Podemos ter uma enorme lista daquilo que Jesus nos pediu para não fazer "mais". Só que a tentação, a fraqueza ou a força da carne nos impede hoje de viver uma vida plena com Deus.
Quase sempre estamos errando. Querendo ou não quase sempre estamos pecando. Vivemos mais desobedecendo a Deus e fazendo as nossas vontades.
Até quando Jesus vai precisar falar: "Não _____________mais? (O que você vai colocar no meio dessa frase só você e Deus sabem).
Ele sempre tem dado uma oportunidade e, nós, sempre acessando o pecado!
Deus deu uma ordem para o homem no jardim: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Gn 2:16-17
Deus sempre colocou limites, sempre estabeleceu aonde podemos ir e o que não podemos fazer. Ele fez isso para o nosso bem! Só que insistimos em nos alimentar da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Assim como você teve a curiosidade de ler essa mensagem, cujo tema foi proposital, talvez Adão e Eva pensaram algumas coisas semelhantes a você.
E é aí que muita gente morre. Foi essa a consequência que Deus deixou para o homem. Uma coisa que parece inofensiva pode nos matar.
Até quando precisamos ser corrigidos na mesma área da vida?
Quando você estiver navegando pela Internet, passeando pela rua, dentro de uma academia, dirigindo seu carro, dentro do ônibus, em um banco e, até na igreja, lembre-se desta oportunidade e desta ordenança: "Vai e não peques mais!".
O que você tem feito? O que você tem falado? O que você tem acessado? O que você tem visto? Não faça isso novamente!
Deus nos colocou em um lindo jardim, só que nosso impulso de curiosidade nos fez sair de um belo lugar e fomos morar nas trevas. O bom é que Jesus veio, nasceu em uma manjedoura, nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino da luz.
Hoje Ele continua dizendo: "Vai, e não peques mais".
Deus te abençoe!
Sérgio Müller - e-mail: sergio.muller@superig.com.br
* O Alysson Filemon Brito Jordão de Belo Horizonte - MG é o autor intelectual da mensagem de hoje. Ele escreveu o artigo chamado “Não acesse este artigo” e enviou para o site da Revista Ultimato. Achei o artigo tremendo e resolvi fazer pequenas adaptações e acréscimos para nossa meditação de hoje.
VÍDEOS, por nós inseridos.
sábado, 24 de setembro de 2011
117 - ONDE ESTÃO?
ONDE ESTÃO NOSSOS PARENTES E AMIGOS? - Como Deus define amor?
"Deus é amor" 1 Jo. 4:8. Mas como podemos começar a entender essa verdade? Em Jo. 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Então uma forma que Deus define amor é com o ato de dádiva. No entanto, o que Deus deu (quer dizer, "quem" Ele deu) não foi um simples presente embrulhado; Deus sacrificou Seu único Filho para que nós, os que colocamos nossa fé n’Ele, não passássemos a eternidade separados de Deus.
Em Rm 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Assim como em João 3:16, não é mencionado nesse versículo nenhuma condição imposta por Deus para o Seu amor.
Deus não diz: "assim que você colocar sua vida em ordem, eu vou amá-lo". Ele também não diz: "Sacrificarei meu Filho se você prometer me amar". Na verdade, encontramos justamente o contrário em Rm 5:8. Deus quer que saibamos que Seu amor é incondicional, por isso Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós quando ainda éramos pecadores que não mereciam ser amados.
Não tínhamos que arrumar nossas vidas, nem tínhamos que fazer promessas a Deus para que pudéssemos experimentar do Seu amor. Seu amor por nós tem sempre existido e, por causa disso, Ele já deu e sacrificou tudo que era necessário muito tempo antes de percebermos que precisávamos de Seu amor.
O amor de Deus é incondicional - é bem diferente do amor humano, não baseia-se em sentimentos e emoções. Ele não nos ama por sermos amáveis ou por fazermos Ele se sentir bem; Ele nos ama porque Deus é amor. Ele nos criou para ter um relacionamento de amor com Ele, por isso sacrificou Seu único Filho (que morreu por nós de bom grado) para restaurar esse relacionamento.
Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...
Saudades dos nossos parentes aquele que sempre eram os mais chegados que hoje ja estão tão distante não de cidade mais de nosso pensamento ...
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...
Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...
Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrimas nos abraçaremos...
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!
Poema de Vinícius de Moraes
Textos e vídeos, por nós inseridos.
"Deus é amor" 1 Jo. 4:8. Mas como podemos começar a entender essa verdade? Em Jo. 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Então uma forma que Deus define amor é com o ato de dádiva. No entanto, o que Deus deu (quer dizer, "quem" Ele deu) não foi um simples presente embrulhado; Deus sacrificou Seu único Filho para que nós, os que colocamos nossa fé n’Ele, não passássemos a eternidade separados de Deus.
Em Rm 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Assim como em João 3:16, não é mencionado nesse versículo nenhuma condição imposta por Deus para o Seu amor.
Deus não diz: "assim que você colocar sua vida em ordem, eu vou amá-lo". Ele também não diz: "Sacrificarei meu Filho se você prometer me amar". Na verdade, encontramos justamente o contrário em Rm 5:8. Deus quer que saibamos que Seu amor é incondicional, por isso Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós quando ainda éramos pecadores que não mereciam ser amados.
Não tínhamos que arrumar nossas vidas, nem tínhamos que fazer promessas a Deus para que pudéssemos experimentar do Seu amor. Seu amor por nós tem sempre existido e, por causa disso, Ele já deu e sacrificou tudo que era necessário muito tempo antes de percebermos que precisávamos de Seu amor.
O amor de Deus é incondicional - é bem diferente do amor humano, não baseia-se em sentimentos e emoções. Ele não nos ama por sermos amáveis ou por fazermos Ele se sentir bem; Ele nos ama porque Deus é amor. Ele nos criou para ter um relacionamento de amor com Ele, por isso sacrificou Seu único Filho (que morreu por nós de bom grado) para restaurar esse relacionamento.
Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...
Saudades dos nossos parentes aquele que sempre eram os mais chegados que hoje ja estão tão distante não de cidade mais de nosso pensamento ...
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...
Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...
Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrimas nos abraçaremos...
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!
Poema de Vinícius de Moraes
Textos e vídeos, por nós inseridos.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
116 - COMO IR PARA O CÉU - Parte II
Em nosso post nº 101 do dia, 21.07.2011, abordamos o tema em tela, baseados no texto de Mateus 18:3 “e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus” frisando a necessidade de nosso comportamento ser tal qual o de uma criança, diante de Deus, ou seja no sentido de Pureza, Crescimento e Dependência, como ficou bem claro naquela mensagem.
Hoje, voltamos a meditar no assunto, e começamos com uma pergunta o que é preciso para ir para o céu? E a resposta é bem simples, curta e grossa... NADA..., exatamente isto nada, MESMO. Aliás, nesta NADA MESMO, é bom que todos entendam que está “implícito” uma pequena coisinha.
Nós temos que morrer. Isso mesmo, “bater as botas”, “ir para as cucuias”, “partir”. Agora usando um termo menos chulos e mais gospel, “ir para a glória” “ser promovido”. O interessante disto tudo é que todos desejam ou anseiam em ir para o céu, no entanto, ninguém quer morrer, não é mesmo?
A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de morrer (para o mundo): "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto." Jo 12,24 e, então nascer de novo para Deus, ou seja uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo quando disse ao líder religioso Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" Jo. 3:3-7.
Mais umas “coisinhas” implícitas no NADA MESMO: Devemos nos santificar, ou seja ter uma caminhada com Deus, ter intimidade com Deus, separados do mundo e unidos a Deus; “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb. 12:14;
Concluindo, o caminho para Deus é um só: Jesus afirmou em João 14:6, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Então, não é pela nossa igreja, nosso líder espiritual, ou Pedro, ou Paulo, ou João, ou Maria, nem Maomé, nem Buda, nem Kardec ou seja lá quem for debaixo dos céus ou acima da terra, é só e tão somente só por JESUS CRISTO, que nasceu, viveu, sofreu, foi sacrificado, morreu e ressuscitou por nós, mais ninguém.
Aí outra perguntinha que não quer calar, e, essa é a razão desta segunda mensagem sobre “Como ir para o céu”. E antes de Jesus? Como era o processo de Salvação? Agora teremos um comentário de André Sanchez:
VocêPergunta: Como as pessoas que viveram antes de Jesus Cristo eram salvas? Como fica a situação das pessoas que viveram e morreram, digamos, há 50 anos ANTES de Jesus Cristo? Também serão salvas por Ele?
Antes de explicarmos essa questão é importante que fique claro que a Bíblia diz que a salvação é uma iniciativa de Deus e não do homem. “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Rm 8:30). A salvação provém da graça de Deus aplicada ao homem e não de qualquer mérito que possa haver no homem. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Ef 2:8.
Olhando para a Bíblia fica evidente que Deus deu ao ser humano uma revelação progressiva de Sua obra e vontade. Hoje sabemos muito mais dos planos de Deus que no tempo de Abraão, por exemplo. No entanto, esse fato não faz as pessoas do tempo antes de Cristo serem menos desprovidas da salvação de Deus. Esse fato não indica que houve acepção por parte de Deus. Como é Deus quem justifica e salva, a revelação de cada época é suficiente para que Deus opere a Sua salvação nos corações de Seus eleitos.
No tempo de Abraão, por exemplo, havia pouca coisa revelada a respeito de Deus e de Sua obra, no entanto, mesmo assim, Abraão foi alcançado através da fé dada por Deus. Ele creu naquilo que lhe foi revelado a respeito de Deus naquele momento e foi justificado pelo Senhor. “Ele [Abraão] creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” Gn 15:6. Isso aconteceu também com muitas outras pessoas.
Outro exemplo bastante interessante é o dos ninivitas. Uma nação pagã que foi alcançada por Deus. O Senhor escolheu o profeta Jonas como instrumento para levar a palavra de salvação àquele povo. Jonas relutou em obedecer a Deus, mas como os planos de Deus não podem ser frustrados, mais tarde entendeu e cumpriu sua missão. O resultado? “Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.” Jn 3:5. O arrependimento e mudança de atitudes desse povo evidencia a ação salvadora de Deus em suas vidas.
Assim, a forma de salvação antes de Jesus Cristo é a mesma de depois de Jesus Cristo: A graça de Deus operada na vida do pecador, levando-o a, através da fé dada por Deus, responder ao chamado Dele. Observe qual era a pregação de João Batista antes da morte de Jesus na cruz: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mt 3:1. Agora observe a pregação de Pedro após Jesus já ter morrido e cumprido a Sua missão: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” At 3:19. É a mesma mensagem.
Dito isto, agora falta apenas dizer que Jesus Cristo foi entregue por cada eleito antes mesmo de Seu nascimento [como ser humano], como vemos nas profecias no Antigo Testamento. Ele foi o sacrifício perfeito que justificou cada pecador eleito por Deus, tanto os que nasceram antes Dele, como os que nasceram depois.
Assinar:
Postagens (Atom)
353 - Quem somos Nós???
TODOS DEVEM LER ISSO! ● O corpo humano após a morte: - 3 dias após a morte, as unhas começar a sair-se dos dedos; - 4 dias depois da mo...
-
Precisamos tomar MUITO cuidado com nossas expressões, com aquilo que sai de nossa boca, pois se não a refrearmos, poderemos ter MUI...
-
Você já ouviu falar dos 10 Mandamentos? - é muito provável que sim, afinal esta história, verdadeira, consta da Bíblia Sagrada, a Palavr...
-
"Eu Quero Ser Um Celular ou Uma Televisão", assim orou, uma criança, para Deus: – Papai do céu, eu quero ser um Celular, ou...