sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

131 - ANO VELHO ou FOGO? Qual está se apagando?




Diante de expectativas, desejos, esperanças que surgem diante de um ano que está se apagando em contra partida com um novo ano, prestes a iniciar-se, temos que concordar com o escritor inglês Charles Lamb que diz que "ninguém observa o 1º de janeiro com indiferença”.

Alguém já disse que “Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.” (Bill Vaughn). Não é interessante isso?

Ao observarmos e conversarmos com as pessoas, veremos que este é um momento onde encontramos gente reflexiva, por vezes com esperanças, por vezes com medo. Há muita gente ansiosa e apreensiva porque um ano que se vai, e o pudemos escrever, a respeito, deste que está se apagando, diante de um novo representa uma nova página em branco que precisa ser escrita na história de suas vidas. Isto faz-me lembrar um dos maiores narradores esportivos que este país já teve: Fiori Giglioti, e sua frase tradicional ao findar a narração de uma partida de futebol: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo”

Já dizia um poeta de nossos dias que “o barulho dos fogos de artifícios parece representar a necessidade que temos de abafar o barulho que encontramos dentro de nós nesta época Reveillon”. Este barulho dentro de nós são as preocupações, a ansiedade, os nossos sonhos, os projetos que temos para o futuro.

As pessoas querem ter a segurança de encontrar um futuro previsível para um novo tempo. Vemos nos jornais páginas e páginas cedidas às previsões para um novo ano, horóscopos, mapas astrais, pessoas que buscam videntes, tarô, jogo de búzios, quiromancia e tantas outras opções que se propõem a responder sobre um futuro incerto. Infelizmente também, ainda vemos alguns cristãos abrindo mais os jornais e revistas nas páginas do horóscopo, que abrindo a Bíblia…

O texto, para nossa reflexão, de autoria do Pastor Aldenir Araújo, é o seguinte: "O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” Lev. 6:13






A sua empolgação com o Senhor cresceu com o tempo? Ou o seu entusiasmo desapareceu ao longo dos anos? Amadurecimento em Cristo deve fazer com que a chama de sua fé cresça mais forte, e não mais fraca.

A CHAMA DE SUA DEVOÇÃO A CRISTO PODE MORRER, CUIDADO.

1. Até mesmo Timóteo ficou desanimado. Quando o jovem pastor enfrentou situações difíceis, Paulo encorajou-o a alimentar a chama da sua devoção para com Deus (II Timóteo 1:1-11).
2. Esfriamento espiritual acontece de duas maneiras. A fé cristã pode ser encharcada de repente por circunstâncias devastadoras, ou pode diminuir gradualmente através de uma perda de interesse nas coisas espirituais.

QUAL A EVIDÊNCIA DE UMA CHAMA SE APAGANDO?

1. Você negligencia a Palavra de Deus. O que a madeira é para o fogo, a Palavra de Deus é para a sua vida cristã. Como um seguidor de Cristo, você não pode viver de forma eficaz sem ele.
2. Sua vida de oração muda. Você começa a sentir que Deus não está ouvindo.
3. Sua frequência à igreja torna-se esporádica. Você começa a dar desculpas para não ir.
4. Você dá menos de forma consistente. Você começa a sentir que você não pode dar ao luxo de sacrificar muito para Deus.
5. Você se torna defensivo sobre seu estilo de vida. Você racionaliza faz concessões.
6. Você começa a perder sua alegria. Servir ao Senhor torna-se um dever, em vez de uma paixão.
7. A preocupação e o medo substituem a sua alegria.
8. Você começa a duvidar de Deus.
9. Você parar de prestar atenção aos sussurros do Espírito Santo.




COMO VOCÊ RECUPERA SEU FOGO?

1. Reconhecendo a sua condição. Pergunte a si mesmo, O meu fogo apagou?
2. Recordando uma época da vida quando você estava apaixonado por Deus. Como era? Como você gasta seu tempo?
3. Se arrependendo. Perder a devoção por Jesus é geralmente um resultado direto do pecado.
4. Centralizando a sua atenção no Senhor.
5. Lendo a Palavra de Deus. Comece com um pequeno livro do Novo Testamento, e peça ao Senhor para falar com você enquanto você lê.
6. Buscando a Deus diariamente em oração. Ir além de orar para o que você precisa ou quer, buscar um relacionamento íntimo com Ele.
7. Envolvendo-se na vida de outra pessoa. Seus problemas irão consumir você, se você deixar.
8. Tirar o foco de si mesmo, e satisfaça as necessidades de outra pessoa.
9. Confiando no Espírito Santo para capacitar você.

Conclusão: O seu fogo por Deus foi reduzido a cinzas frias? Se foi; comece a agitar as brasas de sua fé. Permita que o Senhor t

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...