domingo, 2 de janeiro de 2011

64 - O QUE É PECADO?



Existe uma preocupação que peculiar à maioria das pessoas, independentemente de religião, crendices ou até mesmo no meio dos ateus. O que é pecado? O que pode fazer ou o que não se pode?

Pecado é matar, roubar, mentir, adulterar, beber, fumar, jogar na loteria, etc...? Será que tudo isso é pecado ou tem mais alguma coisa? Óbviamente que não é só isso! É MUITO MAIS do isso, a qual citei aleatoriamente dentre as muitas formas de não agradar a Deus.

Porque nós existimos? O que tem em nós que poderia agradar a Deus? O estamos fazendo ou buscando fazer para isso? Agradar a Deus, fazer a vontade de Deus!
A Bíblia nos informa que o pecado afasta o homem de Deus: “Is 59:2 > Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, pra que vos não ouça; Rm 6:23 > pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus. Mas o texto que mais me impressiona em relação ao pecado, o que fala mais alto, está em I Co. 10:31 – “Portanto, que comais, quer bebais ou faças qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Portanto, meus amados, é para a glória de Deus? Tá na bênção! Não é para a glória de Deus? É para a minha glória, os desejos do meu coração? Fale com Deus e explique para Ele.

Esta foi a notícia que MUITOS não queria ouvir, no entanto tenho uma outra que, com certeza TODOS gostarão de saber. Em uma de nossas aulas do Curso de Células, para lideranças, nosso preletor, Pastor Pedro, nos contou uma bela história, que eu repasso a todos, conforme abaixo:



Conta-se que havia um cidadão, muito rico, famoso e poderoso, era o dono de toda a região que habitava, mandava e desmandava em tudo e tinha O PODER SOBRE TUDO E TODOS. Esta pessoa, no entanto, tinha apenas um filho, e este, numa certa feita foi falar com o seu pai que queria se casar e que traria a sua noiva para apresentar ao pai, que prontamente, interessou-se em conhecer a “eleita” a qual seu filho iria desposar, querendo saber suas características.



O filho, então, paulativamente, começou a descrever as características de sua noiva:

1. Olha pai, esta minha noiva, é cega! Como? Replicou o pai, cega? Mas o que é isso, filho, como você vai desposar uma pessoa que é cega?

2. Pois é, meu pai, tem um outro problema, ela também é surda! O quê!!! Respondeu o pai, além de cega é surda? Não pode ser! Você não está bem, tem alguma coisa errada!

3. Pai, tem outra coisa que preciso lhe dizer, esta minha noiva, também é muda! Ah não, você não pode estar falando sério, isto é uma brincadeira não é? Cega, surda e muda? Nããão!!!

4. Pai, tem mais uma coisinha, esta minha noiva não tem os braços! Simplesmente, não consigo acreditar numa coisa desta, cega, surda, muda e sem braços, como vai trabalhar, meu filho, eu trabalhei muito para chegar onde cheguei, você, realmente enlouqueceu!

5. Pai, só mais uma coisa! Esta minha noiva não pode andar, tem que ser carregada quando não empurrada em sua cadeira de rodas! Chega, meu filho, basta com tudo isto! Só me responde uma coisa, então, porque você quer desposar esta sua noiva?

A resposta do filho, foi simplesmente: PORQUE EU A AMO, MEU PAI.... apesar de todos seusd defeitos, fraquezas e deficiências, EU A AMO, e quero passar toda a eternidade com ela, EU, SIMPLESMENTE A AMO, .INCONDICIONALMENTE, eu a escolhi e quero ficar com ela para SEMPRE.

O Casamento de Cristo e a Igreja -
Podemos relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas acima. Jesus veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós, também, prometemos ser fiéis a ele quando nos convertemos ao Senhor. Dessa forma, tanto Cristo como o povo dele assumem o compromisso do desposório.

Da mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele comprou a igreja com o seu próprio sangue (Atos 20:28). “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

A nossa situação atual bem se descreve como um intervalo de espera. Mesmo se já tenhamos entrado em comunhão com o Senhor, ainda não fomos levados à habitação eterna na presença dele. Por esse motivo, diversos trechos no Novo Testamento enfatizam a necessidade de nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer voltar e encontrar a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Ele se sacrificou para santificar e purificar a igreja (Efésios 5:26), e quer que os seus discípulos se mantenham santificados (João 17:17,19). Se ele nos achar infiéis, não nos levará às bodas, nem ao lar eterno com Ele.

Ainda esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial. João, um dos apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos em um período de perseguição com a esperança de participarem do casamento do Cordeiro:

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. (Apocalipse 19:7-9)

Ele falou da noiva preparada e da esperança de morar eternamente com Deus, o perfeito marido:

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. (Apocalipse 21:2-3) Como a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua esposa para sempre.

Estas são as boas novas do evangelho: apesar da noiva (nós, a igreja), sermos cegos (não conseguirmos enxergar um palmo á frente de nosso nariz, no mundo espiritual, senão não faríamos tantas bobagens ); Apesar de sermos surdos (quase nunca ouvimos a voz de Deus, preferimos ouvir a nossa voz, a nossa consciência ou até a dos outros); Apesar de sermos mudos, pois não cumprimos o Ide de Jesus, não levamos as boas novas do evangelho a quem não conhecem, ainda. É mais cômodo ficarmos 50, 60, 70 anos num banco de igreja, muitos sem NUNCA ter trazido alguém a Jesus, ou mesmo até falado do amor de Jesus para alguém); Com certeza, muitos de nós (noiva, igreja) não braços, estamos mutilados, pois não trabalhamos na obra do Senhor, sempre alegamos que não temos condições, não temos tempo, e tantas desculpas “esfarrapadas” mais que costumamos dar, não é mesmo?); E finalmente, a consequência de tudo isso, é que estamos também sem possibilidades de caminhar, de andar, de crescer, pois somos Deficientes, precisamos ser carregados ou empurrados, como por uma cadeira de rodas, e a noiva, a igreja, nós não andamos, não crescemos. E, apesar de tudo isso, o Filho, o Noivo, Jesus, nos ama, incondicionalmente, e quer que vivamos com Ele eternamente, um dia nos encontrará nos ares e nos arrebatará para a mansão eterna e celestial.

O que nos resta fazer? Pecadores nós somos, não mais como mudar isso! Mas Jesus veio, nos resgatou, pagou o preço, riscou a cédula e nos afirma que aquele que confessar os seus pecados, Ele, Jesus, não só apaga, como também deles não se lembrará mais. Portanto, vivamos para a Glória de Deus, buscando a santidade de vida, sem a qual ninguém verá a Deus. E que o nosso Grande Deus e Pai, nos ajude e nos abençôe. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" Hb. 12:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...