sexta-feira, 8 de julho de 2011

100 - QUEM É DEUS?

Nesta nossa CENTENÁRIA postagem, estaremos compartilhando um tema MUITO interessante, propício, atual e necessário para todas as nossas vidas. DEUS, a realidade mais importante de nossas vidas, veremos a posição de várias pessoas e também à luz da Bíblia Sagrada. É um pouco mais extensa que as demais? Sim, é claro, mas vale a pena a leitura, afinal é a número 100! Sugiro que, antes, faças uma oração, e vamos lá então?

Antes ouviremos uma música (popular), dos meus tempos de juventude, também muito interessante, que, pensando cá com meus botões, vem a calhar neste momento, DEUS...





Quem não quer conhecer seu pai quando ainda não conhece? Os seres humanos sempre buscaram conhecer o seu verdadeiro criador, muitos falsos profetas e aproveitadores tiveram a oportunidade de enganá-los.

Em primeiro lugar queremos aproveitar para divulgar que esta resposta foi retirada do livro "A Origem Divina de Todas as Coisas", de Wlliam Fiel, publicado pela editora Thesaurus, Brasília - DF.

Para entender melhor o texto da resposta faça a leitura das seguintes páginas: A Origem do Pensamento e A Origem do Amor.

No princípio só havia trevas. O infinito universo era escuro e frio, assim como a noite.
E assim como durante a noite algo surge do nada todos os dias, durante a eternidade do universo aconteceu a mesma coisa, a escuridão infinita orvalhou, surgindo daí a primeira matéria existente, a água. Ler o início do Livro de Gênesis na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Deus é todo o conhecimento do universo, que com o som de suas palavras, e a música que isso representa, mesmo que nenhum ser humano possa ouvi-la diretamente, criou como um arquiteto todas as coisas na sua ordem, e como um maestro rege todo o seu movimento e harmonia.

Os seres humanos, são uma parte infinitesimal da criação de Deus, que lhes deu a graça de um pouco de seu conhecimento através do pensamento recebido por estes, que provém do universo onde todo o conhecimento e as idéias estão contidas, e mesmo que estes não existissem assim mesmo, no mundo além da matéria, o conhecimento e as idéias existiriam, por isso a frase de Descartes: "Penso, logo existo".

Deus então não está na matéria, é o conhecimento, o pensamento e as idéias reunidas em todo o universo. Tudo o que pensamos ele pensa, tudo o que sabemos, ele sabe.

E como um grande maestro, que escuta atentamente a sua orquestra, ele nos escuta, através de nossa orações. E sem ser matéria ele não pode ser um simples ser humano, mas pode nos moldar a qualquer tempo, conforme a sua vontade. Não é material mas pode estar entre toda a matéria do universo, confirmando as Escrituras Sagradas: "Ele está no meio de nós".

A seguir algumas frases, sobre Deus, algumas anônimas, outras de pessoas de crêem em Deus, outras que mais ou menos e outras de ateus MESMO, apenas para nossa reflexão, pois ao final também faremos a análise diante de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada:

"Deus é a sombra do homem”

“Deus nunca vai entrar por sua cabeça: sua porta é o coração.”

“Se você fala com Deus você é religioso. Se Deus fala com você, você é esquizofrênico”

“Deus prefere os suicidas” Nelson Rodrigues

“Deus deve agradecer a Bach, porque Bach é a prova da existência de Deus”

“Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança.” Albert Einstein

“Se a história da ciência nos mostra alguma coisa, é que não vamos a parte alguma chamando nossa ignorância de ‘Deus.’” Jerry Coyne

“Deus está nas coincidências.” Nelson Rodrigues

“Crêem num Deus que imobilizaram nas profundezas do céu e ao qual dirigem cotidianamente estéreis louvores” Joana D’Arc

“Todo aquele que lançasse a maldição contra as preces que não fazem parte de seu formulário provaria que desconhece a grandeza de Deus”.

“O homem que cumpre seu dever ama mais a Deus do que às criaturas, e às criaturas mais do que a si mesmo”.

“Um argumento a favor do Diabo: é preciso recordar que nós ouvimos só uma versão da história. Deus escreveu todos os livros.” Samuel Butler

“Para os peixinhos no aquário, quem troca a água é Deus.” Mario Quintana

“Pode ser que nosso papel nesse planeta não seja de criatura de Deus, mas de seus criadores.” Arthur Charles Charke

“Deus vê tudo, ouve tudo, sabe tudo e confunde tudo.” Fernando Arrabal

"Para você eu sou um ateu, mas para Deus, eu sou uma leal oposição”
Woody Allen

“Se a morte fosse um bem, Deus não seria imortal.”

“Eu só acreditaria num Deus que soubesse dançar” Nietzsche

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.” Louis Pasteur

Como? O homem é apenas um erro de Deus? Ou Deus apenas um erro do homem?
Nietzsche

“Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele,Sem dúvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me: Aqui estou!” Fernando Pessoa

“Negamos que esse Deus seja Deus… E se alguém nos mostrasse esse Deus cristão, ficaríamos ainda menos inclinados a crer nele.” Nietzsche

“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro” José Saramago

“Deus é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe ao teísta” Bertrand russel

“Não é evidente que Deus exista.” São Tomás de Aquino

“A Física moderna leva-nos necessariamente a Deus.” Arthur Eddington

“Enquanto mais me aprofundo nas ciências, mais me aproximo de Deus.” Albert Einstein

“Alguns filósofos querem dar uma explicação do mundo, prescindindo da alma e de Deus. Tanto valeria querer explicar a cor, suprimindo a vista e a luz” Fabre

“Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles.” Abraham Lincoln

”Cheio de Deus não temo o que virá. Pois venha o que vier, nunca será maior do que a minha alma” Fernando Pessoa

“Pois a alma que vê a Deus uma só vez não teme mais as sombras dos demônios, e o olho a que é dado ver por um instante o éter superior não se deixa mais fechar pelas dores deste mundo.” Khalil Gibran

“Há dois tipos de pessoas: as que têm medo de perder Deus e as que têm medo de O encontrar.” Pascal

“Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança nos homem.” Tagore

“Achar que o mundo não tem Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” Benjamin Franklin

“Quem deixa a Deus fora das suas contas, não sabe contar.” Blaise Pascal

“Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.” Sir. Isaac Newton

“Faça a sua parte e não se preocupe com os outros. Acredite que Deus também fala com eles, e que estão tão empenhados quanto você em descobrir o sentido desta vida.” Brida – Paulo Coelho

“Deus é o invisível evidente.” Victor Hugo

“Deus está nos detalhes.” Mies Van Der Rohe

“Deus está onde O deixam entrar.” O Alquimista – Paulo Coelho

“Deus não joga dados.” Albert Einstein

“Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir.” Martinho Lutero

“Para os crentes Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas no final de toda a reflexão.” Max Planc

“Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um ‘sim’ ou um ‘não’ pode mudar toda a nossa existência.” Paulo Coelho

“Deus te procura, deixa-te encontrar.” Tauler

“Matemática é o alfabeto com o qual Deus criou o universo.” Galileu Galilei

“Está bem. Deus é brasileiro. Mas pra defender o Brasil de tanta corrupção só colocando Deus no gol.” Millôr Fernandes

“Só existe uma coisa que Deus não pode fazer: deixar de nos amar!” Jo.3:16

“Não vês a Deus, e no entretanto o reconheces por meio de suas obras.” Cícero

“Não existe coisa mais próxima nem mais distante, mais oculta e mais visível do que Deus.” Fr. Luiz de Granada

“Uma das punições de quem vive sem Deus é sofrer sem consolação.” Bougaud

“O universo não é senão um vasto símbolo de Deus.” Carlyle

“Em vez de temer a Deus é a si próprio que o homem deveria temer. Deus não ordena o mal; é o homem que o concebe e pratica.” Eduardo Girão

“Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo.” Lc 14:26

“Eu não tenho problemas com igrejas, desde que elas não interfiram no trabalho de Deus.” Brooks Atkinson

“Enquanto o homem amar um fantasma no céu mais do que ama seu próximo, nunca haverá paz sobre a Terra; enquanto o homem adorar um tirano como sua ‘Paternidade Divina’, nunca haverá a ‘Irmandade dos Homens’. Você deve fazer a escolha, deve tomar sua decisão. Deus ou o homem? Igrejas ou lares? Preparação para a morte ou felicidade por viver?” André Dispore

“O ateu procura convencer os outros para se persuadir a si próprio.” Bacon

“Eu gostaria muito de ouvir um homem sábio, moderado, casto, justo, dizer que não existe Deus: pelo menos ele falaria sem interesse; tal homem, porém, não existe absolutamente.” La Bruyère

“A fé em Deus e a fé no próprio semelhante dão-se, ao meu ver, a mão, sendo o ateu, por força, o inimigo do gênero humano e de si mesmo.” Giusti

“Não há coisa que Deus não possa fazer.” Cícero

“Deus usa o fogo para ensinar sobre a água, usa a morte para mostrar a importância da vida.” Paulo Coelho

“Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama.” Steve Knight

“Sempre considerei o ateísmo como grande prova de razão avariada, pois é tão ridículo afirmar que a formação de mundo não presume a existência de um Arquiteto supremo, como seria impertinente sustentar que um relógio não presume a existência de um relojoeiro.” Voltaire

“Deus nos dá as nozes, mas não as quebra.” Provérbio russo

“Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente.” Mário Quintana

“Deus não tem religião.” Mahatma Gandhi





Depois de tantas frases interessantes, algumas que nem sei porque coloquei aquí, vejamos Deus, agora, através de Sua Palavra, que é o que, realmente conta: Primeiramente: A Bíblia nos diz que "Deus é amor" (1 João 4:8). Mas como podemos começar a entender essa verdade? Há várias passagens na Bíblia que nos dão a definição de Deus para o amor. O verso mais conhecido é João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Então uma forma que Deus define amor é com o ato de dádiva. No entanto, o que Deus deu (quer dizer, "quem" Ele deu) não foi um simples presente embrulhado; Deus sacrificou Seu único Filho para que nós, os que colocamos nossa fé nEle, não passássemos a eternidade separados de Deus. Esse é um amor incrível porque somos nós que escolhemos permanecer separados de Deus através de nossos próprios pecados, mas é Deus quem conserta essa separação através de Seu grande sacrifício pessoal, e tudo que precisamos fazer é aceitar esse presente.

Que duas características são básicas na natureza de Deus? A Bíblia diz em Salmos 145:17 “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.”

Como a Bíblia descreve a Deus? A Bíblia diz em Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.”

Que diz a Bíblia sobre o poder de Deus? A Bíblia diz em Jó 36:5 “Eis que Deus é mui poderoso, contudo a ninguém despre grande é no poder de entendimento.”

Podemos confiar que Deus manterá as Suas promessas? A Bíblia diz em Deuteronômio 7:9 “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.”

Descreve Deus numa palavra. A Bíblia diz em 1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

Deus tem compaixão. A Bíblia diz em Salmos 86:15 “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.”

Deus é imparcial. A Bíblia diz em Atos 10:34-35 “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.”

Deus nos deu o melhor exemplo de verdadeiro amor. A Bíblia diz em 1 João 4:9-10 “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”




Deus deleita-se em ser misericordioso connosco mesmo quando não merecemos. A Bíblia diz em Miquéias 7:18 “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.”

As bençãos de Deus não são dadas sómente aos justos. A Bíblia diz em Mateus 5:45-46 “Para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?”

Nada impede a Deus. Ele quer que tenhamos tudo. A Bíblia diz em Romanos 8:32 “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”

Deus nos ama como um pai cheio de ternura. A Bíblia diz em 1 João 3:1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.”

O amor de Deus é como um refúgio. A Bíblia diz em Salmos 36:7 “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.”

Devemos seguir o exemplo de Deus. A Bíblia diz em 1 João 4:11 “Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”

O amor às vezes requer disciplina. A Bíblia diz em Hebreus 12:6 “Pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.”

Deus nunca nos abandona. A Bíblia diz em Jeremias 31:3 “De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.”

Existe algo que possa nos separar do amor de Deus? A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”





Este é Deus, O Deus Verdadeiro, que muitos não conhecem, e nós que O conhecemos temos mais é que adorá-Lo em Espírito e Verdade e O servirmos em todos os dias de nossas vidas, em face de Seu grande amor para conosco, pela Graça Restauradora de Jesus Cristo e a Capacitação, Poder, Consolo e Ensinamentos do Divino Espírito Santo de Deus. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...