sexta-feira, 6 de julho de 2012

164 - O DEVORADOR

Quem é o devorador citado na Bíblia? - Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Algumas corretamente, outras, por falta de conhecimento bíblico, erroneamente, trazendo ao povo confusão e engano.
ONDE ESTÁ O DEVORADOR NA BÍBLIA? O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3. 11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3.10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. Um bom grupo de pessoas diz que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fieis.
O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28).
Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1. 4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.
O texto de Malaquias 3. 11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras.
Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse devorador.
Por André Sanches. Imagens e vídeos, por mim mesmo.

7 comentários:

  1. certamente, e preciso que entendamos que as coisas espirituais so se dicerne no Espirito,pois o objetivo da palavra de DEUS,e nos ensinar principios eternos,COM O OBJETIVO DE GERAR EM NOS FE E ESPERANÇA EM DEUS DE VIDA PLENA E ABUNDANTE NO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. NUNCA SE ESQUEÇA QUE A LETRA MATA MAS O ESPIRITO VIVIFICA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isto e por tantos mais, A Palavra nos determina a ANDAR NO ESPIRITO.

      Excluir
  3. SEGUNDO A MINHA BIBLIA, O DIABO ELE VEIO COM OBJETIVO DE MATAR ROUBAR E DESTRUIR,PORTANTO CONCLUI-SE QUE TODA DESOBEDIENCIA AOS MANDAMENTOS DIVINO,ABRE UMA LEGALIDADE PARA QUE O INIMIGO EXECUTE A SUA MISSAO DE DESTRUIR A VIDA DO HOMEM AFASTANDO ELE DOS PRICIPIOS ESTABELECIDOS POR DEUS NA SUA PALAVRA OS QUAIS SERVEM COMO BASE PARA QUE ELE DESFRUTE DE UMA VIDA PROSPERA E ABUNDANTE COMO DEUS ASSIM DESEJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, quando deixamos de cumprir alguns requisitos da Palavra de Deus, as consequências, vêm, com certeza. Valeu Lore!

      Excluir
  4. como faço para adquirir o livro os exterminadores de riquezas.
    do pastor jerônimo Onofre da Silveira ?

    ResponderExcluir

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...