quarta-feira, 5 de setembro de 2012

172 - INIMIGOS, O QUE FAZER COM ELES?

O Que Fazer Com os Nossos Inimigos?
Max Geringer, dizia o seguinte, sobre INIMIGOS: Todos os temos – o que não é o correto, mas na atual etapa de nossa evolução, isso ainda é inevitável. A questão é, como lidar com este tipo de pessoa que não mede esforços pra se vingar e destruir sua vida? Bem, não tenho a receita, se tenho inimigos, também não sei, podem ser muito bem disfarçados, mas gosto de pensar que não os tenho.
Mas uma das coisas que podemos fazer, é orar muito, pedir proteção e evitar as discussões e confrontos que geram mais desgastes, isso se for no ambiente de trabalho, o que sei bem, pois em todo lugar existe um “bendito” para te incomodar, por isso devemos manter a cabeça fria e ir contornando as situações, dar uma de louco de vez em quando e ir levando, uma hora a praga sai ou você vai para um lugar bem melhor. Na vida social, vale o mesmo, evitar encontrar, mas se for inevitável, fique longe e não dê chance de a pessoa se manifestar para te atacar, apesar de que energeticamente falando, ela já está emanando milhões de coisas ruins para você. Bem, mágica não existe, o bom seria sentar e conversar e tentar se perdoar mutuamente, como as vezes não é possível, bem, vamos nos protegendo como dá.
Já o Pastor Pastor Jorge Silva fez o seguinte comentário, a respeito do mesmo tema: O Amor é a essência da vida. É o mais nobre sentimento que nasceu no coração de Deus para reger o afeto entre os homens. Quem não ama, não O conhece, porque Ele é Amor(I Jo. 4:8). É como uma fonte de água que sacia a sede de um povo sedento; enquanto ela existir, haverá vida para este povo. Assim também é o Amor. O maior INIMIGO do homem, é o próprio homem! Diz a Palavra "maldito é o homem que confia no homem" Jeremias 17:5 ou seja que acredita em sí próprio e nas suas forças. griffo nosso
Contudo, há uma diferença entre Deus e esta fonte. No Todo Poderoso encontramos a fonte inesgotável do Amor, enquanto, o amontoado de águas é perecível e sujeito à seca a qualquer momento, basta uma simples estiagem. O problema do mundo tem sido a falta de Amor ao inimigo. A solução para tudo isto é mesmo liberar o Amor do fundo do coração.
O primeiro passo é marcado por um gesto de bondade, uma palavra de paz e não expor o próximo ao ridículo. Por mais que o inimigo não queira o seu bem, faça o inverso e inverta o quadro da situação. Analise os pontos positivos dele e o faça saber de alguma forma que sua visão é a melhor possível a seu respeito. Agindo assim, com certeza, haverá reconciliação. Buscar o auxílio do Espírito Santo nesses momentos é extremamente necessário para desfrutar de uma verdadeira comunhão e longe do pecado. O que devemos fazer com os nossos inimigos? “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo” (Mt. 5:44,46,47).
Uma certa pessoa ao ser interrogada sobre o que achava do seu companheiro de trabalho, atuante na sua mesma área profissional avaliou como sendo uma pessoa de grandes qualidades. A pessoa que lhe perguntou, ao ouvir sua resposta ficou abismada e disse: “suponho que você não sabe o que ele tem falado a seu respeito pelas costas!”. Então respondeu: “Sei sim. Porém, fui questionada sobre minha opinião sobre ele e não o que ele pensa sobre mim!”.
Muitas vezes pensamos ou nos relacionamos com pessoas não por Amor, mas com interesses outros. Temos o outro como produto negociável. Se eles nos servem bem, com carinho, amabilidade, então vamos amá-los, retribuímos da mesma forma. Mas, e quando é o inverso? Quando nos tratam injustamente, revidamos com a mesma atitude, respondemos negativamente como achamos que merecem.
“Olho por olho e dente por dente”. Porém, o Amor cristão, a maior riqueza que Cristo nos ensinou, jamais se conformar com esta racionalidade. Pelo contrário, nos ensina a agir com misericórdia e justiça, desfazendo a lógica dos homens maus. “Pagar com a mesma moeda” é uma atitude de quem não tem o Amor de Deus na vida. Essa é a mesquinhez de um coração que não recebeu Cristo e não se preocupa com os resultados de sua ação. Não se importa em ofuscar o brilho da verdade e do Amor, agem sempre negativamente. Saiba que, a maior força que vence o mundo, até mesmo o egoísmo, é o Amor.
Vejamos alguns exemplos de homens que amaram os seus inimigos e fizeram o bem a quem lhes fizeram mal:
JOSÉ: “E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele” (Gn. 45:15). (Leia: Gn. 47:6,11,12).
MOISÉS: “Moisés clamou ao Senhor por Miriã que estava leprosa, porque havia falado mal dele. E Deus respondeu a Moisés e curou a Miriã” (Nm. 12:13).
DAVI: “Disse Saul a Davi: Mas justo és do que eu, pois tu me recompensaste com o bem, e eu te recompensei com mal” (1 Sm. 24:17).
ELISEU: “Eliseu deu de comer e de beber para os seus inimigos, os soldados do exército da Síria” (2 Rs. 6:22).
ESTEVÃO: “Estevão orou pelos seus inimigos na hora de sua morte” (At. 7:60).
OS CRISTÃOS MARTIRIZADOS: “E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados com o refugo do mundo, e como a escória de tudo” (1 Co. 4:12-13).
DEUS, Pai, Filho e Espírito Santo, nosso melhor amigo, com certeza: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer" (João 15:15). ........ Algumas inserções, imagens e vídeos, por nós mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...