sábado, 10 de novembro de 2012

180 - CUIDADO, FRÁGIL

Vou fazer, AGORA, uma profecia, ou melhor, vou DETERMINAR, para sua vida, uma grande verdade, ao contrário de alguns “espirituais” por aí que vivem dando as suas “profetadas” ou determinando coisas para Deus, a nossa profecia e o que vou determinar, é puro, simples e verdadeiro: VOCÊ, e eu, obviamente, vamos morrer.
No culto de estudo bíblico, desta 4ª. Feira, o Pastor Pedro fez uma introdução à reflexão da noite, quanto ao estado físico do ser humano, ou seja, a fragilidade da vida de cada um de nós, citando o título desta mensagem, em face de dois assassinatos, ocorrido, na última 3ª. Feira em nossa cidade, um policial de 43 anos de idade, pai de família, socorrendo um assalto a uma financeira, e na 4ª. Feira um jovem, de 28 anos, morto a tiros dentro de seu veículo, num bairro da cidade.
Ainda, nesta 3ª. Feira, morreu na Santa Casa, um jovem, de 22 anos, que residia em Nova Cantú, em conseqüência de espancamento, incrível, até a morte, pode-se dizer. Ainda, ontem, por volta das 20:30h, um acidente, entre uma moto e um veículo Gol, causou a morte de dois jovens de 22 e 24 anos, respectivamente. E, olha que nossa cidade com pouco mais de 87.000 habitantes, apenas, e, ocorrem cerca de 4 mortes por semana, no mínimo, em nossa cidade, por assassinato ou acidente, quase uma por dia. A verdade, é que o ser humano, parece que é feito de açúcar, por menor que seja o motivo, e, já está se derretendo todo, isto fisicamente bem como psicologicamente, em todos os setores ou relacionamentos do cotidiano. Em termos mundiais, vejamos como está a situação populacional, neste exato instante, segundo A Worldometers - 7.077.734.473 = População mundial atual; 113.433.030 = Nascimentos este ano; 257.601 = Nascimentos hoje ; 48.446.257 = Mortes este ano; 110.019 = Mortes hoje e, 64.986.773 = Crescimento populacional este ano.
Como vemos, está nascendo mais gente, do que morrendo, isto em face, do aumento da expectativa de vida que era de 40 anos de a cerca de 50 anos atrás, e, hoje,estamos na casa dos 70 anos, outro dado interessante é que morrem mais jovens do que idosos, daí o incremento populacional de idosos no mundo. Estima-se no Brasil que no ano 2020 teremos vinte milhões de idosos.
Mas, o que, REALMENTE, queremos enfatizar, é a questão da fragilidade do ser humano, na questão física, hoje estamos vivos, amanhã, não sabemos, em virtude da: 1. Violência e insegurança urbana na era contemporânea;
2. Doenças, apesar da grande evolução na área da medicina, a questão da má-alimentação, excesso, gorduras, massas, etc. – vemos jovens, atletas, que nunca fumou, nem bebeu, com alimentação sadia, e, de repente, morre, dentro do campo em algum tipo de competição esportiva, ou quiçá numa caminhada, etc... quer dizer, doenças cardíacas não é mais “privilégio” de obesos ou falta de exercício físico;
3. A própria natureza, vem nos pregando “peças” aterrorizantes, com muitas mortes em todo mundo, terremotos, vulcões, vendavais, tufões, furacões, enchentes, etc.... ceifando vida de milhões de pessoas.
David J. Merkh – em sua reflexão sobre o texto de Tiago 4:13-17, dizia que A VIDA É IMPREVISÍVEL, e que devemos vivê-la, não como os judeus, o qual relata o texto , pois este condena a arrogância e soberba de pessoas que viviam suas vidas agarradas no mundo, como se fossem soberanas, como se fossem eles que mandavam na terra, como se eles mesmos fossem onipotentes, oniscientes (sabedores de tudo, todo-poderosos), auto-suficientes. O fato é que nossa vida é um vapor que aparece e desaparece. “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”. Tiago 4.14
TRÊS REALIDADES da vida, a serem, realmente, VIVIDAS, conforme David, o qual compactuo, e compartilho: I. Devemos Reconhecer que a Vida é Breve e Imprevisível (13,14) Quantas vezes nesses últimos anos, temos sido lembrados de que a nossa vida é breve. Que ninguém entre nós é capaz de controlar seu destino. Que ninguém de fato sabe o que há de acontecer amanhã. Confesso que esses pensamentos podem nos levar ao desespero. Mas devem nos levar a esperança. Não em nós, mas em Deus, o único que sabe exatamente o que há de acontecer amanhã. O número dos nossos dias já está escrito no livro d'Ele! Não há nenhuma surpresa! Ele sabe quanto tempo nos resta. Cada dia, temos exatamente um dia a menos para gastar em torno de Jesus e Seu Reino. A pergunta é: Como estamos investindo nossa vida, nosso tempo? Estamos vivendo hoje, para a eternidade?
Infelizmente, algumas pessoas vivem suas vidas como se fossem indestrutíveis. Como se fossem mestres do seu próprio destino. Como se nunca teriam fim. Tiago condena esse tipo de humanismo, secularismo, que exalta o homem e seus planos, sem levar em consideração a vontade de Deus (vs. 13) Mas Tiago nos adverte. Enquanto planejamos, nunca podemos esquecer de quem somos. Somos seres extremamente dependentes. Somos finitos, limitados, fracos, vítimas de um mundo contaminado pelo pecado do homem. Vítimas de um mundo perverso. Nunca podemos deixar Deus fora dos nossos planos (v14), pois SOMOS IGNORANTES DO FUTURO e, plenamente IMPOTENTES.
II. Devemos Reconhecer que Deus é Soberano (15) Uma fábula européia, diz que: “Havia uma aranha no canto de um celeiro que admirava tanto sua teia, que acada dia limpava, arrumava e mostrava para todos que passavam. Porém um dia, enquanto admirando sua bela obra-de-arte, ficou incomodada com a única coisa que impedia que esta fosse a melhor teia-de-aranha na história do mundo. Foi aquele fio lá em cima, que estragava toda a estética do resto. Não teve dúvidas, cortou logo o fio que ligava sua teia ao teto, porém seu mundo ruiu. Infelizmente é isso que muitas pessoas, até crentes, estão fazendo. Cortam o fio que leva a Deus. Decidem que podem construir sua teia-de-aranha sem nenhum fio no teto. Abandonam a fé.
Repare que a soberania de Deus não anula planejamento. Continuamos fazendo planos, mas são planos contingentes, dependentes, provisórios “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo.” Tudo condicionado à vontade de Deus. E, subentende-se, de forma coerente com Seus valores.
Em outras palavras, submetemos todos os nossos planos à soberana mão de Deus. Confiamos n'Ele para estabelecer ou não os desejos do nosso coração (Sl 90:17). Assim como Jesus falou, se alguém quer ganhar sua vida, precisa perdê-la num plano maior. Investe na eternidade. Constrói hoje para sempre. A única maneira de fazer sentido de um mundo assim é confiar na soberania de Deus, descansar n'Ele, e viver cada dia como se fosse seu último.
III. Devemos Reconhecer que Auto-Suficiência é Pecado (16,17) O texto termina com uma advertência contra auto-suficiência. Quando fazemos planos num vácuo de auto-suficiência, somos orgulhosos, arrogantes, soberbos. Excluímos Deus dos nossos planos e das nossas vidas. Gostaria muito de ser Deus em minha vida. Gostaria muito que todos os meus planos tivessem um carimbo de aprovação. Gostaria que todos os meus sonhos fossem realizados. Mas eu não sou Deus. E ainda bem.
Interpretando corretamente o versículo 17, tem uma aplicação bem mais direta. Qual é o bem que se deve fazer, nesse contexto? VIVER SUA VIDA DEBAIXO DA SOBERANIA DE DEUS, INVESTINDO SEUS POUCOS ANOS PARA O REINO DE DEUS! Em outras palavras, viver uma vida de dependência constante de Deus. De submeter todo plano à inspeção divina. De passar todo sonho pelo crivo da Palavra de Deus e de valores eternos. De buscar em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça. De usar meu tempo, meus bens, minha inteligência, minha energia, minha boca, minhas mãos, para o bem do Reino de Deus. De parar de correr atrás do luxo desse mundo, que um dia vai virar lixo. Que não poderei levar nada comigo. Mas investir em meu futuro com Deus, ou seja, a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o Povo de Deus.
Estes são investimentos que durarão para todo sempre! De fato, em termos da eternidade, realmente é muito melhor irmos para um velório do que uma festa. Porque podemos considerar a fragilidade do ser humano, da nossa necessidade de Jesus em todos os momentos de nossas vidas, da grandeza de Deus, da esperança do céu, de um Jesus vivo, ressurreto, que nos traz todo consolo e toda esperança. À luz da ressurreição de Jesus, DEVEMOS VIVER, HOJE PARA SEMPRE.
Portanto, meus amados leitores, diante de nossa fragilidade TOTAL, como vidas humanas, só nos resta, MESMO, é LEMBRAR-SE de ter uma vida com DEUS, pois é isto o que importa na eternidade, a vida com Deus (como na música: Vou me lembrar, ao final, pelo meu filho Vitor) e, quando desonrar a Deus com o seu pecado, (pois todos pecamos e destituidos fomos da Glória de Deus - Rm 3:23), LEMBRE-SE temos um Deus que nos perdoa e, ao contrário dos seres humanos, FRAGEIS e fracos, Ele, Deus, nunca mais se lembrará de nossos pecados - Hb 8:12) - Que tal se LEMBRAR disso, diuturnicamente? E que a nossa oração seja a de Blaise Pascal, um grande matemático, que aos 20 anos de idade inventou a Calculadora e, convertido a Jesus, morreu aos 39 anos, após passar por inúmeros sofrimentos e doenças, sua oração era: "Senhor, conceda-me a Graça de unir o teu consolo às minhas dores para que eu sofra como Cristão" o que nos lembra uma frase de Jesus aos seus discípulos: "....no mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu vencí o mundo" João 16:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...