sábado, 8 de dezembro de 2012

184 - FUI ENGANADO - Cervo X Leão

Penso que NINGUÉM MERECE uma das coisas que mais nos chateiam na vida, que nos deixam mais tristes, mais bronqueados e tantos outros sentimentos de infelicidade, isto acontece é quando nós somos enganados. Eita coisa mais ruim do mundo! Seja na área sentimental, financeira ou negocial, nas mentiras, nas amizades, ou, mesmo nas menores coisas de nosso dia-a-dia. Ficamos com aquele sentimento de falta de sabedoria, para não dizer outra coisa, não é? E, quem não passou por isso, que atire a primeira pedra!
A minha vida, nestes meus 62 anos, a completar no mês de fevereiro do ano que vem - foram, exatamente, o que retrata a música de Gerson Rufino - Dia de sol, a qual, por falar, MUITO DE MIM, estamos reprisando ao final, na interpretação de Mara Lima... Tenham, todos, uma ótima leitura e, melhor reflexão, ainda. Em nosso último post, falamos algo parecido, afirmando que as aparências, enganam. E isto é uma grande realidade. Não diria, categoricamente, que não se deve acreditar nas pessoas, pois, seria muito audacioso e estaria muito "enganado" se fizesse tal afirmação. No entanto, a Bíblia nos afirma: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jr 17:5"
O texto em questão, não está dizendo que não devemos acreditar nas outras pessoas, como muitos dizem por aí, mas Deus está nos alertando quanto à nossa confiança em nós próprios (este é o homem, que diz o texto). Não devemos acreditar ou confiar nas nossas próprias forças, em nós mesmos, apartando nosso coração d'Ele. O Senhor, é que é, realmente a nossa força. “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é à força da minha vida; de quem me recearei? Sl 27:1 ------------------ “O Senhor é a força do seu povo…” (Sl.28:8). -------------------
A Alegria do Senhor é a nossa força”. Ne 8:10 -------------------------- "Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus. Sl 20:7 -------------------- "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" II Co. 3:5 ---------------------- Posso todas as coisas naquele que me fortalece" Fl. 4:13
Sopesados todos os textos, acima, para nossa meditação, fechamos com um texto que etá no Pão Diário, de ontem, 07.12.12 - III João que diz: "Amado, não imite o que é mau, mas imite o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus - reportem-se, também à leitura do capítulo 6:1-7 do livro de Amós. Ou seja, não enganemos a nós mesmos, com falcatruas, desculpas, na maioria das vezes "esfarrapadas", justificativas mentirosas, enfim, não tenha medo de mudar, mas tenha medo, MESMO, é de ficar enganando as pessoas, e, principalmente, a si mesmo. "Maldito é o homem que confia no homem", disse Deus. através do profeta Jeremias. (ou seja, a si próprio. Vamos à reflexão do Pão Diário? (as imagens, vídeos, e, alguns grifos, são por nós mesmo, como de praxe.
O pior engano, é o auto=engano, o costume de dar prioridade ao menos importante, deixando de valorizar aquilo que é essencial para a vida. Amós adverte ao povo que vivia despreocupadamente, seguro em seu conforto, confiante em suas próprias forças. Diz que se enganavam ao achar que estava tudo bem. No lugar de estarem se afastando do dia mau, atraíam o pior terror.
Existem várias formas de cometer auto-engano. Fazemos isso quando comemos comidas mais saborosas em detrimento das mais saudáveis, cuidamos mais da aparência externa do que do nosso coração, e, não são poucas vezes que gastamos, nosso dinheiro de forma egoístas, deixando de ajudar o próximo, dinheiro este que na verdade, não é nosso, pois a Bíblia afirma que tudo pertence a Deus - “MINHA É A PRATA, E MEU É O OURO, DISSE O SENHOR DOS EXÉRCITOS.” Ageu 2.8; “DO SENHOR É A TERRA E A SUA PLENITUDE, O MUNDO E AQUELES QUE NELE HABITAM.” Sl. 24.1
Cometemos auto-engano quando somos atraídos pela vontade humana, deixando de lado a vontade de Deus. Jesus afirmou que não devemos trabalhar pela comida que estraga, mas por aquela que permanece para a vida eterna. "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.” Mt 6:19
Ouvimos histórias de pessoas que foram enganadas por desconhecidos, por amigos e até familiares, (como eu, por exemplo) - grifo nosso. Mas o pior mesmo é ser enganado por sí mesmo. Infelizmente, muitas passam a vida toda no auto-engano. E, felizmente, muitos, mesmo depois de alguma tempo, conseguem enxergar a verdade.
É como a fábula do cervo e o leão que diz: "Bebia o cervo em um riacho quando viu o seu reflexo na água. Observou suas pernas finas e achou-as muito feias, enquanto considerou a galhada de seus chifres muito bonita e formosa.
Quando saía dali, surgiu um leão que começou a persegui-lo. Com as pernas e pés que havia desprezado, ganhava velocidade e com isso se distanciava de seu perseguidor.
Porém, com os chifres, (o qual havia se narcisado, (grifo nosso) se enroscava nos ramos das árvores, o que diminuía a sua vantagem. Enquanto corria, pensava: (como fui bobo, desprezando o que me é mais importante, pelo menos naquele momento, (grifo nosso) e elogiando o que para mim tem menos valor". (pelo menos naquele momento - grifo nosso)
A mudança, começa com a confissão do que está errado e a decisão de buscar o que é correto - HSG “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Cr 7. 14).- (nosso grifo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...