quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

186 - SHIKOBA - "então eu existo para Você".

Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo, era uma frase célebre do maior narrador de futebol do rádio brasileiro, chamado Fiori Giglioti... E, estamos aí ao final de mais um ano e às margens de 2013, e, “....até aqui O Senhor nos ajudou” I Samuel 7:12, e, por isso estamos alegres.
Final de ano, muita festa, natal, alegria, presentes, glutonarias, muitos excessos, com certeza. Para muitos, natal é a chegada, (enfim) do Papai Noel (símbolo, essência do natal, para muita gente).
Infelizmente, para muitos, uma vez por ano, o Noel, se faz presente, e traz muitos presentes para toda a família, para alguns, Noel, passa alguns minutos,(na hora do presente), para outros,algumas horas (hora da comilância e bebedeira) e, para muitos, nem chega.
O que queremos dizer, neste natal? Nada contra se comemorar, se alegrar, dar e receber presentes, independentemente se é festa pagã, se o Noel é um engano ou não, isto é uma tradição muito antiga, que não vale a pena discutir um assunto tão polêmico, por estes anos todos. Assim como o autor da música, Georges Moustaki, Meu bom José, abaixo, (não sei se autor original, ou quem traduziu a versão), não sabia porquê JESUS "andou com estranhas idéias", como diz a letra da música.
Assim é uma grande maioria das pessoas, de hoje, acham estranhas não só, o sacrifício da cruz, mas tudo o que Jesus conquistou na cruz, por nossos pecados (a vida eterna, a vitória sobre a morte). Por ser, muito bonita, ao final, a versão original, da música gravada, primeiramente por Rita Lee, e, depois por Nalva Aguiar.(Georges Moustaki - mon vieux Joseph)
Mas deixo para você, meu amado, uma certeza: O verdadeiro sentido, a verdadeira essência do Natal, deve, ÚNICA e TÃO SOMENTE, celebrarmos, com alegria, o nascimento do Salvador de nossas vidas.
Daquele que pagou pelo nossos pecados, o único que morreu em nosso lugar, aquele que não aparece apenas uma vez por ano em nossas casas, mas sim, está, TODOS OS DIAS de nossas vidas em nossa casa (desde que O aceitemos), que vive, não só em nossa casa, como dentro de nós: JESUS CRISTO, aleluias ao Cordeiro Santo de Deus.
Atente, para esta história, copiada na internet, sobre um povo, que devemos imitar, pois retrata um pouco, o sentimento de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, por cada um de nós:
Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas... que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.
Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:"Eu sou bom". Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: "ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".
Deus, está dizendo para mim e para você, neste natal: SAWABONA, e a minha e a sua resposta para Ele, não deve ser outra, senão: SHIKOBA, e se a sua resposta for esta, então, confesse e arrependa-se de todos as tuas falhas, teus erros, teus pecados, a iniquidade de seu coração, aceita Jesus, como seu, Único e suficiente Salvador, e, sabe qual será a consequência de tudo isso: A ETERNIDADE DA SUA VIDA, COM DEUS.
Você foi feito para a eternidade. Deus pôs em nosso coração o anseio pela eternidade (Ec 3.11). A eternidade sem Deus é um lugar de tormento consciente (Lc 16.19-31). Mas podemos escolher a eternidade com Deus.
Ela está a um passo desta vida (Lc 23.43). Nesta vida temos muitas opções, mas a eternidade só nos oferece duas: céu ou inferno. A ida para a eternidade requer um preparo no presente (Lc 12.13-21).
Neste natal, esqueça um pouco das festanças tradicionais, do papai noel, e, tenha um momento de reflexão com Aquele que é a essência do Natal. Não deixe Jesus do lado de fora da sua vida e com aquele sentimento do garoto do filme, de 1990, "Esqueçeram de mim", o qual conta uma história de uma famíla inteira, em Chicago, que planejou passar o Natal em Paris.
Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões. Assim acontece, com muita gente, nos dias de hoje, se concentram no natal de Jesus, e esquecem do Jesus do natal, que também, ficou no meio de dois ladrões, um dia, por amor de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...