quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

232 - Eu, o sistema e, a Palavra.

Às vésperas de completar idade nova: 6.3 (apenas para ficar mais chique, pois a realidade é 63 anos, no próximo dia 15 - rsrsrs), estou, tendo, enfim, uma resposta do porquê existem tantas igrejas com denominações e doutrinas, MUITO, diferentes uma das outras? Porque Deus permite isso? E, cheguei à conclusão que a culpa é minha, a culpa é sua. Uma acusação? Não! Uma realidade! Pois Deus, em sua infinita bondade e Soberania, conhece o meu e o seu coração, pois é O nosso Pai Celestial, assim como conhecemos, perfeitamente, os nossos filhos, que, criados, de forma igual, cada um tem suas manias e costumes, e, um é completamente diferente dos outros, e, nós devemos ser muito sábios na educação dos mesmos.
Então, Deus, sabedor disso tudo, permite alguns questionamentos, costumes e escolhas que fazemos: "Eu quero batizar nas águas", "Eu quero por aspersão", "Eu quero falar em línguas", "Eu não quero", "Salvação é para sempre", "É nada, diria outro, temos que fazer por merecer", "Pode comer isso ou aquilo", "Não pode não", "Sou escolhido", "É nada", "Não pode cortar cabelo", "Pode sim", e, vai por aí afora, roupas, jóias, palmas, danças, avivados, tradicionais, e, tantas coisas mais, a que eu chamo de "sistema", mas que o homem vai questionando e tentando encaixar, dentro da Palavra de Deus.
Estamos completando 2 meses de nova moradia em Balneário Camboriu, e, confesso, apesar de um lugar maravilhoso, a terra prometida, uma terra que mana leite e mel, como discorri, em tom de brincadeira, na rede social, ainda não nos acostumamos muito bem, um pouco por não conhecer ninguém, e, tendo em vista do nosso engajamento em encaixar os mínimos detalhes em nosso apartamento. E, agora estamos visitando as igrejas da cidade e região.
E, este é um dos maiores problemas do ser humano, procurar uma igreja, onde exista um Deus, que possa servir ao "abençoado" e não o contrário nós sermos o servo, um Deus que está à sua disposição 24 horas por dia, fazendo tudo o que você quer: hoje eu quero prosperidade, riqueza, amanhã, vitórias e saúde, depois fama, poder, e depois mais prosperidade, depois mais saúde, e o pior de toda esta "celeuma" é que tem uns líderes, mercadores da fé que prometem tudo isso, cumprindo-se aquela expressão: "o povo cai de barriga" e aí prevalece o DETERMINO, ORDENO, RECEEEEBA, TOMA POSSE, e o povo vibra.
Quando eu ainda trabalhava no Banco, nos diversos lugares que morei (foram 33 mudanças, em pouco mais de 40 anos) a gente chegava e já nos enturmávamos com os novos colegas da agência e os novos irmãos da igreja, no entanto isto não está acontecendo por aqui, por duas razões específicas: não tenho mais os novos colegas de trabalho, pois já me aposentei, e os novos irmãos da igreja, tá complicado demais da conta, pelos seguintes motivos:
1. Não conseguimos nos encaixar, ainda, em nenhuma das igrejas por aqui, ou seja, como costumo comentar com algumas pessoas que tenho conversado, inclusive nas igrejas, nenhuma bateu com o meu santo! (força de expressão, obviamente);
2. Estivemos visitando igrejas desde 30 membros até 6 a 7.000 membros, como as seguintes: IPB daqui do Bairro das Nações, onde moro; Ministério Miama, também daqui; Ministério Frutificar; Igreja da Embaixada; Igreja Luz e Vida; Igreja Apostólica Ágape, IPB da cidade de Camboriú e Igreja Metodista, sendo 8 igrejas diferentes;
3. E, como disse, tá tudo muito complicado demais, não que estejamos procurando a igreja perfeita, mas??? Não nos encaixamos, pois o que temos visto sãos as pessoas buscando “encaixar” o seus sistema, a sua idéia à Palavra de Deus (que fique bem claro, estou dizendo os homens e não as igrejas), quando devia ser o contrário não é mesmo? Encaixar a Palavra de Deus, a idéia de Deus ao meu sistema, à minha idéia, o que acarretaria eu precisar de, no mínimo, dois requisitos especiais, muito raro no meio cristão chamados OBEDIÊNCIA e RESPONSABILIDADES, mas o homem é um animal complicado demais de se lidar, apesar de, sabedores de que não somos os donos da verdade, e que, por vezes nos comportamos da mesma forma, buscando encaixar os meus propósitos e idéias o meu querer à Palavra e propósitos de Deus, estando de acordo comigo, beleza então, Deus é bom, mas? Quando se contrapõe à minha vontade, aí não dá, então Deus não está sendo bom, então não vou fazer. Sejamos sinceros, amados leitores e queridos irmãos, não é assim que procedemos? Como hipócritas, como os fariseus na época de Jesus Cristo?
4. Todas as minhas mudanças de um local para o outro, e, foram 33 mudanças, como disse, acima, eu CREIO que foram alguns propósitos de Deus para minha vida e de meus filhos, pois muitas coisas boas aconteceram nesta nossa jornada, vejam que, ultimamente, eu era Presbítero e Vice-Presidente do Conselho de uma Grande igreja em Campo Mourão, com muitas atribuições e compromissos com a igreja, e, de repente, cá estou em Balneário Camboriu (SC), ao mesmo tempo que minha filha Giovana, foi-se de Cianorte (PR) para Poços de Caldas (MG), o Vitor, meu filho foi de Campo Mourão (PR) para Goiânia (Go) e o Lucas, meu filho foi de Campo Mourão para Marechal Cândido Rondon (PR), tudo num piscar de olhos.
E, digo isto, porque Deus não faz as coisas, simplesmente por fazer, ao acaso, Ele não age conosco porque somos bons ou ruins, branco ou negro ou amarelo, intelectual ou não, rico ou pobre, poderoso ou não, mas Ele age com um determinado propósito para a vida de cada um de nós, e, dentro de seus planos e projetos e Soberania, pois, Ele olha para o nosso coração e pensa: "Vou plantar algo (e só Ele sabe o que) neste coração, pois EU sei que vai produzir, que vai frutificar, e isto requer algo muito importante de nós, e a ÚNICA coisa que Deus quer de nós: obediência, humildade, discernimento às coisas pertinentes ao Seu Reino.
5. A minha dificuldade, no entanto, quanto ao me encaixar no sistema das igrejas daqui, é porque, em face daqui ser um local com quase 200.000 habitantes, e na alta temporada atinge 1.000.000 de pessoas, e tendo, portanto o status de cidade grande, os cultos seguem a rotina daqueles tão propagados na mídia, com 60% dedicados à prosperidades e enriquecimento; 20% para vitórias, conquistas e saúde; 10% para música e danças, e, quando muito, 10% para a Palavra, e às vezes um tanto distorcidas, ou seja, buscando enquadrar o sistema nela, e não Ela, a Palavra, ao sistema. Francamente, NÃO DÁ, não é mesmo? Minha opção é estar sob os cuidados e a Soberania de Deus, para o que der e vier, pois Ele nos afirma:
6. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
7. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39
8. Estende o teu amor aos que te conhecem; a tua justiça, aos que são retos de coração. Salmos 36:10
9. Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre! Salmos 136:1
10. o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí. Jeremias 31:3
11. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20
12. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19
13. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Salmos 42:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...