sábado, 1 de março de 2014

234 - O DESERTO MAIS TERRIVEL DO MUNDO

O que é deserto?
Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.
1 Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros (16 in).
2 Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica. Qual o pior deserto do mundo? A resposta não é difícil e não exige nenhum conhecimento geográfico, pois o pior deserto do mundo é o próprio mundo, è a propria vida.
E, quando fiz minha viagem para Israel, tive oportunidade de conhecer 3 novos continentes, Europa, Asia e, Africa e novos países, como o Egito, por exemplo, sendo que após a visita às Pirâmides do Egito, rumamos para a subida ao Monte Horebe, onde Moises falou com Deus, face a face, e, fazendo a travessia pelo Deserto do Sinai, onde Moisés, por 40 anos conduziu o povo de Deus, para a Terra Prometida, após libertá-los, a mando de Deus, da escravidão de Faraó, no Egito.
Também tivemos a felicidade de conhecer: Holanda, França, Itália, Vaticano, Grécia, Israel e Palestina, bem como 4 novos mares: Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e Mar da Galiléia e Mar Morto. Eu, sempre imaginei como o maior deserto do mundo fosse o de Saara, no entanto a http://pt.wikipedia.org/ não pensa da mesma forma:
Nome do Deserto............Clima/tipo.............Área (km²)............Localização
Antártica............................Polar......................13.829.430.............Antártida
Ártico.................................Polar......................13.726.937.............Alasca-EEUU, Canadá, Finlândia, Gronelândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia
Saara..................................Subtropical...............9.100.000.............Argélia, Chade, Egito, Eritreia, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão, Tunísia e Saara
Arábia.................................Subtropical................2.330.000.............Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iémen/Iêmen
Gobi...................................Frio..........................1.300.000.............Mongólia, China
Kalahari...............................Subtropical.................900.000.............Angola, Botswana , Namíbia e África do Sul
Patagônia..............................Frio..........................670.000.............Argentina e Chile
O Deserto do Sinai, ao inicio referido, está longe destes números, por, na verdade, tratar-se de uma uma península montanhosa e desértica do Egito, entre os golfos de Suez e Aqaba. Este nome vai buscar a sua origem no deus Sin, deus da lua. Por isso se diz que Sinai é a "Terra da Lua"; e a terra das águas turquesa da Paz. Ocupa uma posição estratégica que une dois continentes - África e Ásia - separando também dois mares - o Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
A Península tem uma superfície de 61.000 km² em forma triangular dividindo-se em duas partes: Sinai do norte e do sul. A sua fauna é muito variada e extremamente rica especialmente em aves. Também a flora é de grande valor, possuindo mais de 5.000 classes de plantas diferentes. Nela convivem pessoas de diferentes credos religiosos. Por esta Península passaram todos os profetas.
Segundo a Bíblia, foi no Monte Sinai que YHVH deu o Decálogo a Moisés. A península foi ocupada pelo exército de Israel em 1967, durante a guerra dos Seis Dias e retomada nas primeiras 3 horas na guerra do Yom Kippur.
Mas, pensando cá com meus botões, o maior e mais terrivel deserto do mundo, é o próprio mundo, os percalços da vida, pelos quais todos passamos, e A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada narra em seu contexto a história do povo de Deus, escravizados no Egito (analogicamente o mundo de hoje, que jaz no pecado), e libertados por um profeta de Deus chamado Moisés (analogicamente, para nós, hoje, a figura do Senhor Jesus Cristo), o qual os levou para uma terra que mana leite e mel, chamada de Terra Prometida, a Nova Canaã (analogicamente, para nós, hoje, o céu, a salvação, a vida eterna com Deus).
Vejam, no vídeo, abaixo, que em se tratando do Deserto do Sinai, o único, que pude ver e sentir, ao vivo e a cores, podemos sentir que DESERTO, é um lugar ou frio, ou quente demais, lugar de solidão, de perigos, de armadilhas, onde podemos sentir fome e sede, ou ter visões de coisas boas que na realidade não o são, entre tantas outras aflições.
Concluimos, deixando a seguinte reflexão, para você amados leitores:
1, A vida não é um mar de rosas, que muitos “espirituais” pintam por aí, e a vida com Deus, muito menos, pois o próprio Cristo disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33;
2. O Egito, é o pecado do mundo, a qual o povo é escravo, escravo do pecado;
3. A Terra prometida, é o céu, a Salvação;
4. Moisés o libertador do povo da escravidão do Egito, é Jesus Cristo, que assim, como Moisés, que deixou de ser um Principe do Egito, a maior nação do mundo, na época, de ser o próximo Faraó, para conduzir o povo de Deus á Libertação da escravidão, e, Jesus fez, e, faz, exatamente isso, por minha e por sua vida. Deixou o Reino dos Céus, para se fazer homem, e pagar o preço, para nos conduzir ao céu, à Salvação, à vida eterna, com Deus.
5. Mas??? Temos um deserto a ser percorrido, uma Caminho a ser caminhado, e neste caminho, (o deserto), tem muitos perigos, muitas dificuldades, frio, ou calor demais, amigos e irmãos que não o são, fome e sede, não de alimentos físicos, como no passado, mas da Palavra, da Justiça, da verdade, da obediência, da fidelidade, Jesus disse que, nesta caminhada, neste deserto, teríamos aflições, e que o amor de muitos iria esfriar.... "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. .. Mateus 24:12;
6. E, não é só isso, neste Deserto, também ocorrerão fatos como:
"Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:4-12
7. Mas??? “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” Mateus 24:13, Então, a minha oração é, e sempre será esta:
“Senhor, meu Deus e Pai, abençoa a tua Igreja Deus, especialmente aqueles que ainda hão de serem salvos, tira-os, oh Deus da escravidão do Pecado, faça com que eles atravessem o Deserto, com perseverança, com coragem, obediência, amor e dedicação aos teus projetos, onde quer que eles estejam, não permita que tombem, como a maioria daqueles que saíram do Egito, e, tombaram no deserto, em face da desobediência e rebeldia contra O Senhor, Salve-os, Pai, Liberta-os, Senhor, unja-os, oh Deus, os capacitando com o Espirito Santo de Deus, e, que o Seu amor, a graça Restauradora de Jesus Cristo, o Seu Filho Amado, possam ser como cada um deles, hoje, e, para sempre, em nome deste Jesus de Nazaré, Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...