sábado, 19 de abril de 2014

239 - Pascoa: Ovo, Coelho, Chocolate, Escravidao ou Amor?

Muito que provavalmente, podera haver pessoas que nao captaram a mensagem do titulo! Mas foi proposital! "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" I Corintios 1:27 - Pois, alem do titulo estranho, a nossa primeira imagem tambem, nos parece, aos olhos naturais, uma coisa maluca, Jesus Cristo, sem pecado nenhum, sem culpa nenhuma, sendo o Unigenito de Deus, sendo o proprio Deus, deixar as Mansoes Celestiasi e vir ao mundo, na forma humana, e, aqui ser injuriado, maltratado, e, morto, para pagar uma divida, IMPAGAVEL por nos, seres humanos, os nossos pecados, ou seja MORRER DE AMORES por voceh e por mim.
E ai, nos celebramos a Pascoa, neste final de semana! E o que eh a Pascoa para voce, meu amado irmao e querido leitor? Ovo, chocolate, coelho, escravidao ou amor? Vamos ver como tudo comecou? Serah que foi como a musiquinha infantil, abaixo?
Esta escrito na Palavra de Deus, que Jaco, lider dos hebraicos, o povo de Deus, tinha 12 filhos, sendo o filho cacula chamado Jose, e este causou ciumes aos demais irmaos, por ser, o filho preferido de Jaco, usando o linguajar de hoje, era o xodoh, o mais chegado de seu pai, o que levou os irmaos o venderem como escravo para uma caravana de comerciantes ismaelitas que seguiam para o Egito, por 20 sheqel (moedas de prata) quando ainda tinha 17 anos.
Lah, por forcas das circuntancias, (que na realidade era a Mao de Deus, pois era um projeto de Deus), Jose se tornou o homem mais importante do Egito, entao a maior nacao do mundo, ficando abaixo, apenas do Faraoh. Entao, Jose chamou seus pais com sua tribo para irem viver no Egito, e, lah se tornaram um povo muito numeroso. (integra a partir do capitulo 37 do Livro de Genesis).
No entanto, com a morte do Faraoh, sendo o poder dado a seus sucessores, e a morte do proprio Jose, o povo judeu perderam as regalias de ateh entao, e se tornaram escravos no Egito, e levantaram um grande clamor a Deus, para que fossem libertos da escravidao do Egito. Entao, Deus, atendeu ao clamor de seu povo (Exodo 3:7-9), e levantou um libertador, cujo nome era Moises, que era filho de Anrao e Joquebede, da tribo de Levi e, fora criado como filho da filha do Faraoh, para libertar o seu povo da escravidao do Egito. (integra nos primeiros capitulos do livro de Exodo). Mas ante as constantes negativas do Faraoh em libertar o povo, Deus enviou 10 pragas para todo o Egito, sendo a ultima delas, a morte de todos os primogenitos.
,
01) Águas em sangue דָם (Dam)
02) Rãs צְּפַרְדֵּעַ (Tsifardeah)
03) Piolhos כִּנִּים (Kinim)
04) Moscas עָרוֹב (Arov)
05) Doenças nos animais דֶּבֶר (Dever)
06) Sarna que rebentava em úlceras שְׁחִין (Shkhin)
07) Saraiva com fogo בָּרָד (Barad)
08) Gafanhotos אַרְבֶּה (Arbeh)
09) Trevas חוֹשֶך (Choshech)
10) Morte dos primogênitos מַכַּת בְּכוֹרוֹת (Makat b'chorot)
Mas Deus entao usou a seguinte estrategia para livrar os primogenitos de seu povo: (e foi assim a primeira pascoa): Capitulo 12 do livro de Exodo:
No primeiro mes, que no calendario religioso israelita, eh chamado de abibe (Nisan) que corresponde o periodo marco/abril de nosso calendario, toma-se um cordeiro ou um cabrito para cada familia, se a familia for pequena deve convidar um vizinho proximo, para comerem juntos, e este cordeiro deverah ser assado ao fogo, e, com paes asmos e ervas amargas, serem comido juntos, sendo que o sangue deverah ser espargido nas ombreiras e nas vergas das portas, onde comerem o cordeiro, para que quando o anjo do Senhor passar ferindo (matando) todos os primogenitos, desde homens ateh os animais, nao haverah praga destruidora sobre os primogenitos dos hebreus. Era a execucao do Juizo de Deus sobre a terra e todos os deuses do Egito, a maior nacao do mundo, na epoca. Este dia se tornou como um memorial, uma solenidade ao Senhor Deus, como estatuto perpetuo, simbolizando a libertacao do povo de Deus da escravidao do Egito e o livramento da descendencia do povo de DEUS.
Este ritual perdurou ateh os dias da vinda de Jesus, quando Ele se tornou a nossa Pascoa, pois Ele foi o sacrificio final, unico e eterno para pagar o preco da libertacao de cada um de nohs da escravidao do pecado, nohs, hoje somos o povo de Deus (os hebraicos da epoca de Moises), Jesus Cristo eh o nosso Libertador da escravidao do pecado (o Egito, da epoca de Moises), portanto, Pascoa, nada tem a ver com ovos, coelhos e chocolates (nao estou dizendo que nao pode comprar ovos, chocolates, e, comer ou presentear, pois isto, tambem eh muito bom e salutar), estou dizendo que para muitos a pascoa nao passa disso, o ser humano, muitas vezes, nao consegue discernir, e/ou nao tem conhecimento do significado desta data: “O meu povo perece por falta de conhecimento.” Oseias 4:6; Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22.29
- Pascoa(Jesus), amados irmaos, significa, hoje, a Libertacao do homem da escravidao do Pecado (Egito), em face do Grande Amor de Deus para conosco, enviando seu Unico Filho para que todo aquele que n`Ele crer, nao pereca mas tenha a vida eterna... Joao 3:16 - Voce cre nisso? Voce pratica o amor de Deus em sua vida e de seus semelhantes? Se afirmativo, parabens, com certeza, o seu nome estah escrito no Livro da vida, se negativo, sua pascoa e a sua vida nao passara de ovos, coelhos e chocolates, e, com certeza, precisa, urgentemente, fazer um concerto com Deus, e isto nao eh dificil.
Agora que tomou conhecimento da verdade, basta receber esta palavra, crer, se arrepender de seus pecados, confessar Jesus, como O Senhor de sua vida, e, passar a praticar as verdades da Palavra de Deus, entao, voce serah, a partir daih, selado com o Espirito Santo de Deus: "Em quem também confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." – Efésios 1:13 e terah o seu nome escrito no Livro da vida: O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Apocalipse 3:5
Uma feliz e eterna Pascoa a todos, com ovos, com coelhos, com chocolates, pode ateh ser, mas acima de tudo, sendo sabedores de que JESUS CRISTO EH A NOSSA PASCOA, o verdadeiro cordeiro do sacrificio eterno e unico, que morreu, mas venceu a morte, para nos dar a libertacao e livramento da escravidao do pecado (Egito). I Cor. 5:7 AMEM???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...