sábado, 10 de maio de 2014

241 - DIA DAS MÃES - Como entender uma mãe/esposa?

`` Mãe, palavra doce e suave para todas as pessoas do mundo`` - Com estas palavras iniciei uma mensagem do dias mães, ainda na minha infância, nos meus primeiros anos de escola.
Pergunta que não quer calar! Seria possível quantificar o valor de uma mãe? Dificil não eh!
Eu, jah não a tenho acerca de uns 15 anos, mais ou menos, ela se foi quando eu estava começando a realizar um sonho da vida dela, ter um filho advogado, e, eu , com 45 anos de idade estava iniciando o curso de direito na Universidade Paranaense, e, infelizmente ela não concretizou o seu sonho, mas creio que estava feliz com o filho, afinal de contas, eu trabalhava no Banco do Brasil, andava pregando pelas igrejas, e outra coisa que ela naum pode ver, mas que certamente se encantaria, era saber que além de concluir o curso de direito, também me aposentei como Gerente Geral do Banco do Brasil e na área Espiritual, fui ordenado Pastor Evangelico, da Igreja de Cristo, sendo fundador da mesma em Palmeiras de Goias. Com certeza tudo isso a encheria de orgulho, o que não eh diferente dos meus sentimentos.
Porque estou dizendo isso nesta introdução? Simples, eh que tudo passa tao rápido, vida da gente, e, como diria Ayrton Sena, `` somos insignificantes`` que quando a gente pensa que não, tudo jah aconteceu! Recentemente alguns amigos/irmãos perderam entes queridos, num piscar de olhos, o mundo esportivo e artístico (em todas as áreas) tem perdido, prematuramente (pelo menos aos nossos olhos), pessoas ricas, bonitas, famosas, muito queridas do publico e, com certeza dos familiares, e nohs, simples mortais, seres humanos, precisamos estar preparados para isso, para nosso encontro ou o pessoas queridas, com o Nosso Deus, para a Eternidade, que possamos reconhecer e aceitar, que, em TUDO, s) estah as mãos de Deus, e, que em tudo ELE eh Soberano. ``....... Prepara-te, oh Israel, para te encontrares com o teu Deus`` Amos 4:12b
Sopesadas, as palavras, acima, vamos curtir a nossa mãe, enquanto podemos e temos tempo, pois a vida eh como uma neblina: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Tiago 4:14. - "O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece;” Joh 14:1-2 Ame, curta, viva a sua mãe, pois, com certeza, este tempo eh muito curto aqui. Para nossa reflexão, neste dia das mães, um texto, com o qual compactuo e compartilho com voce, retirado do site: http://bibliacomentada.com.br/
A PIOR MAE DO MUNDO
Desde que era pequena, antes de ir para a escola, minha mãe me obrigava a tomar o café da manhã mesmo que não tivesse fome. Nenhuma outra mãe fazia isso. Tinha que levar um sanduíche ou frutas, quando minhas coleguinhas podiam comprar batatinhas fritas, doces e outras coisas mais gostosas. Eu ficava muita chateada com isso. Me irritava com suas palavras: - Coma tudo, não deixe nada… Faça isso direito…. Faça de novo, etc. Sempre assim!
Violou as regras do trabalho a menores de idade, obrigando-me a arrumar a cama, a ajudá-la na cozinha e outros serviços. O pior de tudo era ir ao mercadinho, cheio de gente, calor e filas. Que trabalheira!!! Fui crescendo e minha mãe metia-se em tudo: - Quem são suas amigas?… Como são suas mães?… Onde vivem?…
Uma droga! O pior foi quando comecei a ter amigos. As outras amigas podiam ver seus amigos à vontade, mas eu tinha que levá-los à casa e apresentá-los à minha mãe. Era o cúmulo! E o interrogatório de sempre: - Como se chama?… Onde vive?… Que estuda?… Trabalha?…
Meus trabalhos foram aumentando: varrer, limpar o banheiro, lavar a roupa… Os anos foram passando. Casei-me e comecei uma nova família. Agora sou mãe também. No Dia das Mães fui a igreja e agradeci a Deus por minha mãe. Graças ao cuidado que ela teve com meus alimentos cresci sã e forte. Graças à atenção com que ela olhava meus deveres de casa, consegui terminar meus estudos. Graças a que me ensinou a fazer os trabalhos de casa, agora tenho um lar limpo, ordenado e sei administrar minha casa. Graças ao cuidado com que me fazia escolher minhas amigas, ainda conservo várias delas que são um verdadeiro tesouro… Graças a que conheceu meus melhores amigos, pude descobrir quem era o melhor e agora é meu esposo.
- Obrigado, Senhor – disse do fundo do meu coração, – por ter me dado minha mãe, minha querida mãe, em quem via só defeitos e não qualidades, essa mãe que me formou tão bem! Peço apenas uma coisa, Senhor, que, agora que tenho meus filhos, me considerem a pior mãe do mundo!
Enfim, me tornei uma esposa e meu marido, uma certa feita, disse: Jamais entenderei minha esposa
Logo no primeiro dia depois do casamento, ela começou a abrir e fechar todas as gavetas dos meus armários da cozinha, reclamando: - Você não tem nenhum papel nas gavetas e prateleiras! Vamos ter que comprar antes que eu traga meus pratos. - Mas…Para quê? – Perguntei inocentemente. - Para manter os pratos limpos – ela respondeu encerrando o assunto.
Eu não entendi como o pó vai magicamente pular fora dos pratos se eles tiverem um papel debaixo deles, mas eu sabia quando tinha que ficar quieto. Um dia deixei levantada a tampa do vaso no banheiro. - Nós nunca deixamos a tampa levantada na casa de minha família – ela ralhou. – É indelicado. - Não era indelicado na casa de minha família – eu disse meio tímido. - Sua família não tinha garotas.
Além destas lições, aprendi também como eu deveria apertar o tubo de pasta de dentes, que deveria pendurar a toalha após o banho e onde deveria colocar as colheres quando colocasse a mesa. Eu não tinha idéia de como eu era tão sem educação. Não, eu jamais entenderei minha esposa. Ela guarda os temperos em ordem alfabética, lava pratos antes de colocá-los na lavadora de louça, e a roupa para lavar, é empilhada em tipos diferentes antes de ser lançada na lavadora de roupa. Dá para entender?
Ela tem um casaco que a faz parecer com o Sherlock Holmes. - Eu poderia comprar-lhe um casaco novo – ofereci. - De jeito nenhum. Este aqui foi da minha avó – ela respondeu, decidida, terminando a conversa. Depois que tivemos as crianças, ela passou a agir de forma estranha. Usava pijama o dia todo, tomava o café da manhã à uma da tarde, para todo lado carregava uma bolsa de fraldas do tamanho de uma minivan, falando resumidamente com parágrafos de uma sílaba.
Minha esposa também escolheu amamentar o bebê até quando desse e mais um pouco, apesar de alguns conselhos de suas amigas que a deixava aborrecida. Ela pegava o bebê sempre que chorasse, embora as pessoas lhe falassem que era saudável deixar chorar. - É bom para os pulmões dela – diziam. - E para o coração dela é melhor sorrir – ela respondia.
Um dia um amigo meu riu do adesivo no pára-choque de nosso carro : “Ser uma mãe dentro de casa é trabalhar com o coração”. - Minha esposa deve ter colocado isso aí – eu disse. - Pois a minha esposa trabalha mesmo! – Ele falou orgulhoso. - A minha também! – Respondi sorrindo.
Uma vez, eu estava preenchendo um formulário e escrevi “dona de casa” como a ocupação de minha esposa. Grande erro. Ela deu uma olhada e depressa me corrigiu. - Eu não sou dona de casa. Eu sou uma mãe. - Mas não existe essa categoria aqui, gaguejei. - Acrescente! Ela disse. Eu fiz.
Um dia, alguns anos depois, ela ficou na cama, sorrindo, quando me levantei para ir trabalhar. - O que está acontecendo? – Perguntei. - Nada. Está tudo maravilhoso. Eu não tive que levantar essa noite para acalmar as crianças. E eles não rastejaram pra cima de nossa cama. - Oh! – eu disse ainda não entendendo. - Foi a primeira vez que eu dormi a noite toda nos últimos quatro anos. Foi? Quatro anos? Isso é muito tempo. Eu nem tinha notado. Por que ela não reclamou nenhuma vez? Eu teria.
Não! Eu nunca entenderei minha esposa. E sabe o que mais? Nossa filha está agindo cada vez mais parecida com a mãe dela. Se ela, ao crescer, se tornar como a mãe, algum dia, haverá um sujeito que será o mais sortudo deste mundo, agradecendo por ter papel separando os pratos no armário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...