sábado, 8 de novembro de 2014

260 - Chutar o Balde e Jogar Tudo para o Alto

Nós, brasileiros, somos acostumados a nos expressar, muitas vezes, de maneira estranha, ou no mínimo curiosa, como: - Eu estava "crente" que ia ganhar isto ou aquilo, aqui a palavra "crente" significa certeza, pois somos sabedores que os crentes andam ou, pelo menos deviam serem certos, corretos, etc..., aliás, isto é obrigação de todos, na verdade;
Uma outra: Eu estava com a "faca e o queijo" para conseguir um determinado objeto ou objetivo, e, conseguí (muitas vezes não), ou seja, agora a expressão "faca e o queijo, significa tudo, que a gente tinha tudo para conseguir;
E, outras mais, como: Um olho no peixe, outro no gato! Um olho na missa e outro no padre; Um olho na porta e outro na janela; Um olho na porta e outro no corredor Um olho na novela e outro no face, tudo querendo dizer que o cara tá ligado, tá de olho, tá desconfiado, e, outras coias mais;
Em terra de cego quem tem um olho é rei, ou seja por mais ruins que a gente seja ou saiba de algo, se não tiver ninguém que saiba, nós somos "o cara", o rei. Mas existe duas outras expressões, muito interessantes, que leva o título desta Mensagem.
No mais puro inglês a expressão “chutar o balde ou chutando o balde” se escreve " to kick the bucket ou kicking the bucket, com um pequeno detalhe, literalmente traduzida, enquanto em português significa jogar tudo para o ar, perder as estribeiras, desistir de tudo, em inglês é uma gíria que quer dizer “morrer”.
Então, pensando cá com meus botões, em português: jogar tudo para o alto = perder as estribeiras = desistir de tudo e no inglês = morrer. Vejam bem, algum dia, todos nós iremos morrer, e, somos sabedores que existe vida após a morte, e, que vida, que chamamos "Eternidade" poderá acontecer com Deus, nos céus, ou sem Ele no Lago do Fogo.
Aí é certo, que, primeiro, precisamos morrer para o mundo, recebendo Jesus, como Nosso Senhor e Salvador, depois teremos, que morrer, fisicamente, e, viver ETERNAMENTE, com Deus. Oh Glória. Então, qual é o segredo de tudo?
Diria meu ex-professor de Matemática do Colégio Estadual de Uraí (PR), Vicente Caccavela: Simples, fácil, prático e gostoso. Então o segredo, também, continua no título da mensagem: Jogar tudo para o Alto, aquí de forma positiva, obviamente. Jogar tudo para Deus, confiar no Senhor, buscá-Lo em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas.
Então, a gente começa a lembrar de personagens bíblicos, que no passado, simplesmente deram um basta na vida que levavam, dando um verdadeiro chute no balde, e jogando tudo para o alto, mas de forma sábia e frutífera, visando um bem comum, e, um futuro certo, por crerem nas promessas de Deus, alguns deles:
MOISÉS - Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo e Islamismo, assim como em outras religiões. É o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso. A Bíblia o denomina "o homem mais manso da Terra" (Números 12:3). Também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos.
Realizou diversos prodígios após uma Epifania. Libertou o povo judeu da escravidão no Egito. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos ((1.592 a 1.632), que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus.
Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos. Viveu 40 anos no deserto, como pastor de ovelhas ajudando seu sogro Jetro (1.552 a 1.592 a.C). Mais 40 anos conduzindo o povo Judeu no deserto, isto após viver até os 40 anos (1.552 a.C) como Principe do Egito, e, futuro Faraó, da maior nação do mundo na época, e descobrir que era Hebreu.
DAVÍ - É reconhecido como o maior rei de Israel, descrito na Bíblia como tendo muitos "dons, como o da música, da poesia e dos salmos, em todos os tempos, inclusive nos dias de hoje, e, apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, discordo, particularmente, não querendo ser o dono da verdade, mas a meu ver o maior rei de Israel, conforme a Bíblia Sagrada é Josias..
"Ora, ANTES DELE NÃO HOUVE REI QUE LHE FOSSE SEMELHANTE, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e DEPOIS DELE NUNCA SE LEVANTOU OUTRO SEMELHANTE" II Reis 23:25. .
Quanto a Davi, o arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C..
A vida de Davi é particularmente relevante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo, Davi, ou Melekh David ("Rei Davi"), é o Rei de Israel e do povo judaico; No cristianismo Davi é mencionado como um ancestral do pai adotivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação.
Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra os filisteus. De um simples pastor de ovelhas de seu pai, (tarefa exclusiva dos menos dotados e/ou capacitados na época). Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, tornando-a a capital do Reino Unido de Israel.
PAULO - Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano.
Conhecido como Saulo antes de sua conversão, ele se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias que também o batizou. Começou então a pregar o Cristianismo.
Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o Justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. Treze epístolas no Novo Testamento são atribuídas a Paulo, mas a sua autoria em sete delas é contestada por estudiosos modernos.
Agostinho desenvolveu a ideia de Paulo que a salvação é baseada na fé e não nas "obras da Lei". A interpretação de Martinho Lutero das obras de Paulo influenciou fortemente sua doutrina de "sola fide".
A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel.
Também aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.
Um lembrete interessante, muitas das vezes, apenas pedir perdão ou pedir desculpas não é suficiente, pois quando a dor, a ferida é muito grande, as cicatrizes, sempre ficam, por mais santo ou espiritual que nós sejamos, ainda somos carne, e a luta da carne contra o espírito é muito grande e extensa.
Conforme artigo http://estudos.gospelmais.com.br/ - Isabela Marques Espósito em 24 de outubro de 2014, O Segredo é: Jogar tudo para o Alto!
É fascinante saber que Deus tem um propósito para tudo em nossas vidas. O apóstolo Paulo viveu sempre no limite. Mesmo se convertendo, Paulo colheu os frutos da sua plantação. Ele perseguiu muitas pessoas e as fazia sofrer tirando suas vidas e a vida daqueles que amavam. Como apóstolo, Paulo também foi perseguido e sofreu tudo o que deveria sofrer dando honras a Deus.
Mas De Onde Vinha Tanta Força?
A força vinha da perseverança que era gerada nos momentos de sofrimento. Paulo descreveu Deus da seguinte forma: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais de tudo aquilo que pedimos ou pensamos…” Mesmo ele ficando preso por vários dias, sozinho, numa masmorra fria, úmida e escura, ele enxergava a luz de Deus em meio às trevas, e essa luz o iluminava!
Nós precisamos fazer o mesmo! Se estamos em um momento de escuridão, precisamos enxergar além daquilo que se vê. Nenhum olho viu e nenhum ouvido ouviu aquilo que Deus tem preparado para nós. Quando estamos em uma situação que foge do nosso controle, algo que não sabemos como agir e nem como resolver, essa é a hora para Deus agir e cumprir seu propósito.
Se durante a tempestade nós pararmos de olhar para as ondas, e enxergar a luz de Deus, essa luz virá sobre nós e transformará nossos pensamentos, opiniões errôneas e inteligência humana barata. Chega um momento que precisamos “fazer absolutamente nada” e jogar tudo para o alto! Pois quando jogamos TUDO para o ALTO, certamente cairá nas mãos do Criador, e Ele sabe exatamente o que fazer a nosso respeito.
E, por fim, quando você se achar INCAPAZ, sem forças, no fundo do poço, sugiro algumas atitudes que você pode tomar: 1) Pensando nas coisas aquí da terra, pode chutar o balde, dar uma olhada em nossa postagem anterior nr. 259 - Os 10 burros;
2) Pensando na área espiritual, por jogar tudo para o Alto, e, pensar nas coisas de Deus, na Sua Palavra, meditando em todo o tempo, e, orando em todo tempo, deixar-se levar pelo Espirito Santo, e tudo vai acabar MUITO BEM, com certeza.
Esta é a minha oração, no amor de Deus Pai, na força, poder e capacitação do Espírito Santo, e, na Graça Restauradora de Jesus de Nazaré. Amém? Então que este Grande Deus e Pai possa ser O seu Universo, em todos os dias de sua vida, juntamente a todos os seus amados.

2 comentários:

  1. Boa tarde senhor Jurandir. Só quero avisá-lo que a ilustração da mulher estressada chutando o balde que o senhor usa nesta coluna tem direito autoral e pertence a meu livro CHUTANDO O BALDE O LIVRO DOS DESAFOROS. Atenciosamente. Maristela Bairros

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde senhor Jurandir. Só quero avisá-lo que a ilustração da mulher estressada chutando o balde que o senhor usa nesta coluna tem direito autoral e pertence a meu livro CHUTANDO O BALDE O LIVRO DOS DESAFOROS. Atenciosamente. Maristela Bairros

    ResponderExcluir

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...