sábado, 22 de novembro de 2014

261 - Agora é Lei - Ser Cristão é Crime - Artigo 666 do Código Penal - 18 anos de Cadeia

Você deve ter ficado um tanto assustado e admirado com o título desta mensagem, mas fica frio, foi apenas para chamar sua atenção, pois o Código Penal foi elaborado, em função do Decreto-Lei nr. 2848, de 07.12.1940, e só tem 316 artigos, sendo este último fixando a data em que o mesmo iria entrar em vigor, a partir de 01.01.1942;
Estive, neste domingo último em Blumenau, onde ministrei no Culto da noite, na Igreja Apostólica Ágape, sobre a mensagem em tela, a qual compartilho com os amados leitores, para nossa reflexão da semana.
Estudei o primário em minha infância, mas o ginásio e colegial só o fiz depois de casado, quando prestei um vestibular de Direito em Londrina (PR), e não logrando aprovação deixei os estudos, visto que a família começou a crescer (3 filhos), e o salário era curto, não dava para pagar a faculdade.
Então passei num concurso do BB, e lá, para poder fazer carreira, meus superiores me cobraram um curso superior, então mais para desencargo de consciência, fiz uma inscrição de uma bolsa de estudo do próprio BB, e, fui contemplado com 60% do valor das mensalidades, então me obriguei a fazer o vestibular, mesmo não acreditando no sucesso, visto que estava 45 anos de idade e há 20 anos fora dos bancos escolares, no entanto, não é que fui aprovado na Universidade Paranaense, então, foi tudo muito sofrido e complicado, mas com 50 anos de idade me formei Bacharel em Direito.
Estou relatando isso, simplesmente, para dizer que, o curso de direito é muito bom, e o recomendo a todos, tendo em vista que abre muitos caminhos, e, a mente da gente, em relação a direitos e obrigações, sem contar que me proporcionou a aposentar como gerente geral do BB, há 6 anos.
Mas, também, que aprendi, muito, com o curso, inclusive que: O que não está na Lei, nos Decretos, Código Penal, Código Civil, CPC, CLT, Código Tribuário, Código Comercial, Código do Consumidor, Constituição Federal, e outros mais, não está no mundo.
Traduzindo: precisa estar escrito num destes códigos que o nosso procedimento é crime, é contravenção, e, está sujeito a uma determinada penalidade. Por exemplo: Artigo 121 do Código Penal diz que se matar alguém, você ganha 20 anos de cadeia; Artigos 155-157 elenca sobre roubo e furto, e vai por aí afora.
Grandes Advogados, no entanto, conseguem encontrar algumas brechas, que não estão nas Leis e Códigos, e, se denominam Lacunas da Lei, então são submetidas à última instância, sendo julgados por 3 Ministros do Supremo e o resultado disso é denominado Acórdon, que têm força de Lei, e, os juízes julgam com base nestas Lacunas e/ou Acódrdon, com a ressalva de que todo crime deve ser provado, sendo estas de diversas maneiras a critério do juiz. Se não houve provas não é crime.
Então vamos à pergunta que não quer calar, se porventura, o título desta mensagem fosse verdadeiro, ou seja: Ser Cristão agora é crime aqui no Brasil, passível de 18 anos de cadeia, qual seria a prova, a marca que você teria para ser identificado como Cristão?
Somos sabedores, que, em alguns países, as pessoas só precisam confessar que são cristãos para já serem penalizados com tortura e até a morte. Mas no Brasil temos a liberdade de Culto, Graças a Deus, prevista na Constituição Federal, Art. 5o. Par. VI.
O maior exemplo de prova e/ou marcas de Cristão, relatada na Palavra de Deus, está na vida de Paulo, a meu ver o Maior dos Apóstolos (se bem que ele se intitulava o menor deles).
E quais seriam estas marcas, as quais TODOS os cristão deveriam carregar? "Quanto ao mais, ninguém me moleste/inquiete/pertube; porque eu trago no corpo as marcas do Senhor Jesus" Gálatas 6:17 - Momento de oração. Poderíamos enumerar uma infinidade de provas e marcas, notadamente quando lemos II Coríntios 11:
23 ".... trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.
25 Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar.
26 Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos.
27 Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. 28 Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.
E, ainda vamos um pouquinho mais, sobre Paulo quando lemos o capítulo 6 do mesmo Livro:
4 Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; 5 em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; 6 em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;
7 na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque quer de defesa; 8 por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;
9 como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos;
10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo.
No culto de ontem, refletimos sobre 7 provas que MARCOU a vida de Paulo como Cristão, que apesar de não constar das Leis e Códigos acima, nem da época, certamente o penalizou com os sofrimentos, e, por fim a morte, martitizado, como os demais apóstolos, dizendo os historiados que foi decapitado. Estive no túmulo dele em Israel. São estas as marcas:
O Amor: João 3:16; João 13:35; Gálatas 3:14; I Coríntios 13:1;
Da Provação: II Timóteo 3:12; I Pedro 5:8; João 16:33; II Coríntios 12:10; Romanos 8:18; Lucas e Mateus 4 (Jesus no Deserto);
Da Mansidão: Mateus 11:28; Gálatas 3:12; Números 12:3;
Da Humildade: I coríntios 15:9; Efésios 4:1-2; I Pedro 5:?5;
Do Perdão: Mateus 6:14-15; Efésios 5:32; II Coríntios 2:10; Gálatas 3:13; Hebreus 10:17;
Da Obediência: João 5:19; Hebreus 5:8; Lucas 22:42; Deuteronômio 28:1-2;
Do Zelo pela Igreja: João 2:17; Mateus 21:12; I Coríntios 3:16; Joel 2:13; Mateus 3:7-8
Mas, para não delongarmos muito, comentaremos sobre duas destas marcas:
1° MARCA: É O AMOR
É a maior das Marcas – Jo. 3:16: O amor de Deus (Ágape) pela humanidade, a sua criação, marcou e marca O Senhor Deus de tal forma que deu O Seu Único Filho (não sei se eu seria capaz) para morrer pelos pecados do mundo. - Jesus disse que Ele e o Pai eram UM - João 10:30. Então, uma da marcas de Jesus era o amor o amor pelo mundo e pelas nações.
(E, Paulo disse que era imitador de Jesus:1 Coríntios 11:1) Sim, estou falando de Missões – As igrejas, em sua maioria, tem departamento de missões apenas para constar em relatórios. O Pai amou as nações de tal maneira que deu seu único filho e, este amou as nações de tal maneira que se entregou, e nós, até que ponto somos marcados pelo amor pelas almas?
Jo. 13:35, Jesus disse: "Nisto conhecerão todos que vós sois meus discípulos:  -Se tiverdes amor uns pelos outros." 
Gl. 3:14, "Acima de tudo isto porém,  esteja o amor, que é o vínculo da perfeição". O vínculo,  a tenaz que liga o cristão com Jesus,  E, aqui digo o que nos odeiam/nos fazem o mal; pois família/amigos/irmãos? Mt. 5:44
1 Co. 13:1 Paulo diz: se não tiver amor, posso ter todas as qualidades do mundo, NÃO VALE NADA, diante de Deus;
Eu não preciso de ir para África ou para o Haiti, para fazer missões, ela deve começar em minha casa, com minha mulher e filhos, estendendo a todos os demais familiares, depois vizinhos, amigos, colegas de trabalho de escola, meu bairro, minha cidade, etc... Como diz o ditado: Quem quer faz, quem não quer arruma desculpas. As 2 à 6a. marca, estão inseridas dentro do contexto da primeira.
2° MARCA: ZELO PELA IGREJA
Esta marca também está inserida no contexto das demais, mas estou enfatizando a mesma, separadamente das demais, tendo em vista do que anda ocorrendo dentro das igrejas, nesta era contemporânea. O Apóstolo João diz no versículo 2:17, se referindo a Jesus: "...zelo pela casa do Senhor o consumiu..."
Jesus, foi marcado pelo zelo no que dizia respeito à casa de Deus, quando a chamou de Casa de Oração - Mateus 21:13. E, no versículo 12: "Entrou Jesus no templo, e expulsou a todos os que vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.", expulsou a todos os que ali vendiam e compravam. Hoje, eu não vejo Zelo nem Reverência;
Nossa geração também precisa ser marcada com o zelo pela casa do Senhor. Quando falamos a expressão "Casa do Senhor" não nos referimos, APENAS, ao prédio onde a Igreja do Senhor se reúne. (Onde acontece de TUDO, Né gente? Muita Impureza.)
A Bíblia diz que nós Somos Templo do ES, e, que Deus habita dentro de nós. Então estou dizendo de nosso corpo, mente, alma e espírito o qual permitimos entrar tanta coisa ruim!!! E, tanta Mentira, |Falsidade, Frases e Gestos Apaixonados, Jargões e Rituais, Profetadas e Visões, mas quanto ao coração?
CONCLUINDO:
Portanto, vemos no texto de Gálatas 6:17 - O grande de Paulo, quando, orgulhosamente apresenta as marcas que carrega sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo. Marcas q o identificam como um servo fiel, ão forjadas por ele mesmo, como acontece nos dias de hoje, mas que, sempre estiveram internalizadas em sua alma e espírito, pelo próprio sangue do Cordeiro, um Mestre, Carpinteiro, Galileu, chamado Jesus Cristo, O Filho do Deus Vivo.
As marcas de Cristo são espirituais, e, se manifestam em nossas atitudes e palavras: Ex. Pedro, que mesmo tentando se esconder, todos o reconheceram. Mateus 26:69-73 As marcas do mundo são apenas artificiais, no corpo, na roupa, adesivos, alguns comportamentos no meio da igreja, como falas, jargões, profetadas, visões, mercantilismo da palavra ou de produtos, que de maneira nenhuma nos deixam parecidos com Jesus, muito pelo contrário nos deixa muito diferentes e longe dEle.
Devemos imitá-lo, mas em espírito, pois, Ele é espírito. - João 4:23-24 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Alguns tentam mostrar na carne, que são adoradores, porém, o mais importante em nós, para Deus, é o nosso coração.
Mc 7:6 - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
Joel 2:13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
  Vemos um exemplo disso nos presídios em todo o Brasil e no mundo, onde muitos presidiários tatuam o nome de Jesus nos braços em outras partes do corpo, tentando expressar um sentimento cristão, porém suas intenções e condutas permanecem as mesmas de antes.
Quantas vezes abrimos o jornal na página policial e nos deparamos com imagens de jovens assassinados e que em seus corpos apresentam tatuagens de crucifixos ou frases religiosas, também querendo expressar alguma religiosidade, mas na manchete do jornal lemos que a causa da morte geralmente é provocada por drogas ou envolvimento no crime.  Mt 3:7-8 - E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E você? Que marcas você carrega sobre o teu corpo? Elas te identificam como um verdadeiro cristão? Como um verdadeiro adorador? Testemunha e Proclamador? Fiel e Obediente? - Tem algumas destas características? Marcas? Provas de que é um Verdadeiro Cristão? - AMOR, PROVAÇÃO, MANSIDÃO, HUMILDADE, PERDÃO, OBEDIÊNCIA, e, ZELO PELA IGREJA - Seriam marcas adquiridas verdadeiramente por amor a Cristo, através do sofrimento, das aflições e de uma vida espiritual com Ele?
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei Gl. 5:22-23 – E a lei se resume em Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a sí mesmo.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...