quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

264 - Eu era feliz e não sabia!

Certamente, você já ouviu falar isso, muitas vezes, ou quem sabe até você possa ter dito em alguma situação de sua vida. "Eu Era Feliz e Não Sabia!"
Recentemente criei um grupo no Facebook chamado RECORDAR É VIVER, e ali eu disse que, SOU UM SAUDOSISTA por natureza, em gênero, número e grau, e, que a minha intenção não era dizer que era o correto, pois existe um grupo chamado de Memorialistas, que acreditam que as coisas bastam ficar na memória.
A justificativa deles é que o saudosismo ressuscita lamparinas, escalda-pés, sanguessugas, carruagens, remédios caseiros, o torrador de CAFÉ e o fogão de lenha. E, ainda faz questão de provar a superioridade deles sobre os sucedâneos atuais.
Não entrando no mérito da questão, muitas coisas do passado, foram ótimas, principalmente em relação às pessoas (amizades), ou seja o relacionamento pessoal era mais puro e valorizado, havia mais confiança, credibilidade e honestidade entre os seres humanos, A família de outrora era mais bem constituída, mais sincera e mais duradoura do que a família atual.
Se depender de um saudosista, ele trocará sem titubear todo o progresso e todo o conforto de hoje pela vida simples e rústica de um passado não necessariamente remoto.
Obviamente o Progresso trouxe MUITAS melhorias, em nosso viver, em todas as áreas, quer saúde, longevidade de vida, locomoção, acesso ao mundo virtual, a globalização e, etc., no entanto, lamentamos, e, sentimos falta da inocência, da honestidade, da sinceridade, das amizades, do carinho, das brincadeiras, enfim do o amor a Deus e ao próximo.
O ideal é nós pensarmos como um Memorialista, agregando ao mesmo o Romantismo e Carisma do Saudosismo.
Na área espiritual, não é diferente, nosso pensamento deve ser, exatamente o mesmo, visto que ao atentarmos para a igreja primitiva, de Atos dos Apóstolos, percebemos que estamos anos-luz distante daquele comportamento, daquelas características:
A igreja estava constantemente em oração; A igreja supria os necessitados; Mesmo depois de Jesus, curas e maravilhas eram realizadas; Grandes pregações e muitas conversões; Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada; Prisões e sofrimento fizeram parte da vida dos apóstolos; Grande expansão missionária da igreja; A ação do Espírito Santo em favor da igreja.
A igreja contemporânea está um tanto distorcida, o Foco NÃO É MAIS a Adoração a Deus e o amor ao próximo, muitos procuram a igreja em busca de benefícios materiais, prosperidades, saúde de ferro, e felicidade geral, pois a igreja tem sido usada por muitos apenas para “cobrar” bênçãos de Deus; O relativismo é tolerado como normal por muitos. A idéia de pecado passa ser algo muito vago, “depende”. A mensagem pregada é mista, ora Jesus, ora Maria, ora algum teólogo famoso, ora aquele que prometer MAIS e MAIS e MAIS.
Conforme a revista Forbes, confira no link, a seguir: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2013/01/forbes-lista-pastores-milionarios-no-brasil.html
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". Atos 2:42-47
Que a gente possa refletir sobre tudo isso e, ser Memorialista sim, trazendo À MEMÓRIA AQUILO QUE NOS DÁ ESPERANÇA, sobretudo com Saudosismo sim, do Carinho, romantismo, carisma do Dono do Amor, Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador - “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" Lamentações 3:21-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...