sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

267 - Quem é o seu Pai?

Esta pergunta, normalmente, seria respondida com: meu pai é Fulano, Beltrano ou Ciclano de Tal, aqui citando o nome dele. Outros diriam, meu pai é policial, o prefeito, o promotor, juiz, delegado, o gerente do banco, professor, médico, etc. Outros, tentando ser mais "espiritual" diria, Deus é o meu pai, algum outro diria Deus é pai não é palhaço.
A realidade, é que nos referimos aos nossos pais, quando ele tem alguma importância para nós, quer em seu status social (que nos alcança, também), ou quando precisamos conseguir algo dele (notadamente na área financeira), é assim desde a fase da inocência até à fase adulta, com certeza, obviamente existe exceções, pois estou aqui, generalizando a situação pais e filhos, (se eu estiver enganado, estou aberto às críticas, preferentemente construtivas, é claro.
Bem, deixando de lado a questão familiar/humana, pois, com certeza, é prá lá de polêmico, vamos refletir na questão espiritual, que é o que vai permanecer até a eternidade. O resto? fica tudo por aqui mesmo. Então, vamos retificar a pergunta: Quem é o Seu Pai Espiritualmente falando?
Alguns dirão: Meu Pai Espiritual é Fulano (aquele que me trouxe a Palavra, ou te acompanhou), outros dirão, é o meu pastor, outros, é o meu Pai, o que me gerou mesmo, tem quem diga que seu pai é uma imagem de algo ou alguém, outros um deus mitológico, e, há até quem diga que o deus dele é o diabo, o dinheiro, seu poder, cultura, etc.
Mas? finalmente, dirão alguns: Meu Pai é O Senhor Deus que está no céu (e, em todos os lugares), O Deus Invisível, como disse Paulo, O dono da vida, do amor e, de tudo que há sobre os céus e a terra, e, creio eu ser esta a resposta correta.
E, como sabemos isso? Ou como podemos alegar e comprovar, quem é O Nosso Pai, verdadeiramente? Aqui vai algumas ponderações, para que, então, você possa refletir, se você e/ou o seu pai se enquadram em algumas destas situações:
O significado de Pai na língua hebraica é: Aba, que é Pai íntimo do filho. “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gl. 4.6
A raiz da palavra Pai que é Av, significa: Pai, ancestral, chefe, Criador e base.
A figura de Deus como Pai, representa o início da nossa existência.
Como lemos: “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos.” Is. 64.8
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” Gn. 2.7
A teoria de que todo mundo é filho de Deus, infelizmente, não procede, não é verdadeira, uns são filhos, e, outros, apenas criaturas de Deus, pois dado os textos acima, salientamos, ainda os seguintes:
Vejam neste texto de I João 3.7-10, os detalhes, desta tremenda verdade.
“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.
Para isto se manifestou o Filho de Deus; para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”
Assim podemos dizer que Deus é Pai, mas nem todos são seus filhos. Pois nem todos têm o seu caráter. Nem todos reconhecem a Sua Soberania. Nem todos fazem a Sua Vontade, e, pior não têm esta preocupação, e o texto, acima diz que neste caso são filhos do diabo.
Neste texto de João encontramos o segredo para nos tornarmos Filhos de Deus, a saber: “Nascer de Novo”. V.9, que também é explicado em João 3, quando Jesus diz a Nicodemos da necessidade de Nascer do Espírito, da necessidade de Crer em Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor.
Em João 1.12 diz “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem Filhos de Deus, a saber aos que crêem em seu Nome”
Assim sendo, Deus deseja ser o Pai de todas as pessoas e manter um relacionamento de Pai para com os Filhos, mas para isto cada pessoa tem que fazer a sua decisão de Ter Jesus Cristo seu Filho como o ÚNICO MEIO da salvação e desejar ter Deus como sendo realmente o Seu, Único, Pai. afinal de contas, foi JESUS que, deixando os Altos Céus, se encarnou, nasceu, viveu, sofreu, morreu na cruz, ressuscitou, está à direita de Deus Pai, e, voltará para buscar a Sua igreja, tudo por causa de nossos pecados, reatando nossa aliança com o Pai, visto que estávamos separados pelo pecado, (e não foi Paulo, Pedro, João ou Maria que fez isso). "mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Is. 59:2
Concluímos, deixando esta reflexão, "para você pensar no travesseiro" - Quem é o seu Pai, verdadeiramente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...