domingo, 24 de maio de 2015

279 - O que a Expectativa tem a ver com Caráter?

Nada, absolutamente, NADA, acontece na Terra, sem que, primeiramente aconteça no Céu, por este e por tantos outros motivos, estas são as primeiras palavras das Escrituras Sagradas:
O que é Expectativa? A priori, trata-se daquilo que se espera, esperança, aquilo que se deseja, que se quer, um acontecimento que se aguarda, perspectiva, uma probabilidade, hipótse, que muitas vezes pode se transformar em ansiedade, isto na esfera positiva ou mesmo negativa.
A nossa vida, que começa desde o ventre de nossa mãe, se trata, na realidade de uma "mera expectativa" que se prolonga até a véspera de nosso sepultamento, que, normalmente é o último dia de vida, nesta terra, que, no entanto, cessam nossas expectativas aqui, ainda continuam na mente e na alma de nossos entes mais queridos, como pais, filhos, cônjuge, irmãos e amigos em relação à nossa vida após a morte;
Quando, ainda no ventre de nossa mãe, a expectativa é externa (familiares e amigos), vai ser homem ou mulher? vai se parecer com quem? cabelos claros ou escuros? lisos ou encaracolados? e a cor dos olhos? da pele, vai ser gordo, magro, grande ou pequeno? porventura será saudável? sem defeito? perfeito?
Após o nascimento e os cuidados de praxe, vem uma nova expectativa, os primeiros anos, os quais, então começam a abranger o aspecto interior, individual e pessoal, ou seja, o desenvolvimento, físico, cultural, profissional, e, obviamente o espiritual;
Mas as expectativas não param por aí, e, eis que uma nova, também a partir de cada um de nós, em relação a profissão, a nossa manutenção através do trabalho, a carreira, que levam a uma nova expectativa quanto à nossa descendência, e, vem o namoro, noivado, casamento, filhos, etc... Novos rumos, novas expectativas, e o processo se renova, continuamente;
Então, a nossa expectativa final, a nossa promoção para uma esfera superior, e, sobrenatural, temida por grande maioria das pessoas, a morte, e, concomitantemente, a vida eterna com Deus, ou a vida eterna sem Deus, eis a questão!
E o que podemos deduzir sobre a questão? Para muitos, nada significa, mas o que acreditamos é que a principal de nossas expectativas deve ser a vida com Deus, pois as demais, são corriqueiras e/ou passageiras, e, tudo, inclusive todas nossas expectativas, vão ficar por aquí mesmo, e que a única coisa que se leva desta vida, não é a vida que se leva, como diz o ditado popular, mas sim a Vida que se Leva com Deus, ou seja o nossa relacionamento e intimidade com Deus;
E, qual seria a expectativa da humanidade em relação a Deus? O que a maioria das pessoas esperam de Deus são as Suas Bênçãos, os Seus Benefícios, os Seus Favores, a Sua Ajuda, ou sejam esperam que Deus seja o seu Mordomo, e que deve fazer todas as suas vontades, e, tem alguns "abençoados" que têm a petulância de mandar, ordenar a Deus, pasmem! E, alguns que não aceitam de Deus isto ou aquilo! Tem cabimento?
Alguém poderá estar pensando: mas eu vou na igreja e dou o dízimo! Se isto fosse suficiente, Jesus não teria dito, em relação aos seus discípulos em Lc. 6:46 "Porquê me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" - É claro, é evidente, é óbvio, que não tem cabimento tais procedimentos:
No culto da última 5a. feira, na Igreja Embaixada, aquí em Balneário Camboriú, tinha cerca de 3.000 pessoas, sendo o culto ministrado pelo Apóstolo Agenor Duque Igreja Plenitude do Trono de Deus de São Paulo (unção de cura), e, creio que houveram, realmente, muitas curas, na ocasião.
Na 5a. feira anterior, a ministração foi com Kleber Lucas, com cerca de 2.500 pessoas. Agora, pasmem, de novo! A igreja tem cerca de 7.000 membros, e, na Escola Dominical do domingo tinha cerca de umas 100 pessoas, sendo a maioria de novos; Então, o que povo está querendo mesmo? Os benefícios do Mordomo Deus, e nada mais;
E, se mudássemos a ordem dos fatores, e perguntássemos Qual é a Expectativa de Deus em relação a cada um de nós? Uma resposta que a maioria das pessoas não sabem e/ou não querem saber, pois se vierem a saber, vai parar para refletir, e, consequentemente, vai gerar compromisso, responsabilidade, e isto não é, exatamente o que as pessoas querem, pois preferem as Bênçãos de Deus do que O Deus das Bênçãos;
Concluímos com a célebre frase, que não me canso de citar do filme O Gladiador
Está errado ter Expectativas? Claro que não, faz parte da vida, é a vida, como afirmamos, acima, no entanto, a MINHA EXPECTATIVA, em relação a você, e, penso também ser a EXPECTIVA DE DEUS em relação a cada um de nós é para que mudemos o foco de nossas expectativas, firmando nossos pensamentos, nossa mente, nossos esforços, nosssos recursos, dons e talentos nas coisas lá do Alto, "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra"; Cl. 3:2
Seja Rico e Sábio juntando tesouros no céu, investindo no reino de Deus, pois tão somente isto vai valer a pena: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mt. 6:19-21
Um mínimo, que DEUS tem de Expectativas de cada um de nós, é que tenhamos o Caráter de Deus, na figura de Jesus Cristo, O que é Caráter? Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
Alguns caracteres de Jesus que deveremos ter, que com certeza é a Expectativa D'Ele em relação a nós:
1 – HUMILDADE - Mt 5:3; Jesus foi modesto em toda a sua maneira de viver - Mt 11:29; Despojando-se de sua glória - Fp 2:6-7; na obediência ao Pai - Jo 5:30; 6:39; Fp 2:8; etc...
2 – MANSIDÃO - Mt 5:5; É uma virtude que se opõe à rudez. Jesus sempre foi manso e bom de coração - II Co. 10:1; Mt 11:29;
3 – FOME E SEDE DE JUSTIÇA - Mt 5:6; Jesus ordenou que se buscasse o Reino de Deus e a sua justiça, acima de todas as coisas - Mt 6:3; o verdadeiro crente deve refletir o caráter de Cristo através de uma vida de santidade e retidão - Mt 6:25,31,34:
4 – MISERICÓRDIA - Mt 5:7; É a compaixão pela necessidade alheia. Jesus foi misericordioso com os homens em suas fraquezas e privações - Mc 5:19; Hb 2:17; Tg 5:11; II Co 1:3; Mt 15:22; 17:15;
5 – CORAÇÃO PURO - Mt 5:8; Nas Escrituras, o coração representa a personalidade, o centro das emoções humanas - Sl 15:2; 16:9; 51:10; Mc 7:21-23;
6 – PACIFICADOR - Mt 5:9; Fomos conclamados a seguir a paz e, na medida do possível, ter paz com todos os homens - Rm 12:18; I Co 7:15; Hb 12:14; I Pe 3:11;
As palavras, os atos, enfim, a pessoa de Jesus é o modelo ideal de conduta para a identidade do crente. O discípulo de Cristo deve revestir-se das qualidades santas e justas de seu Mestre - Ef. 4:24, com a intenção de cumprir o propósito de Deus, produzindo, dentro de sí os Frutos do Espírito de Gl.5:22
E, agora, CONCLUINDO MESMO!!! - A Única e Maior Certeza que todos devemos ter é que Jesus Cristo, um dia voltará para nos buscar, pois, foi ELE prório que assim o declarou, e, EU CREIO, e, é Minha Maior Expectativa..... "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" João 14:2-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...