domingo, 3 de maio de 2015

277 - A MALDIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS

Uma certa feita Deus estava a pensar, "com seus botões", e, de repente, projetou uma obra a ser feita em 7 dias, Gn: 1, há quem pensa que foram 6 dias e no sétimo descansou, no entanto o texto diz que a obra foi concluída no sétimo dia. Gn 2:2.
No entanto, ao criar o homem, no 6o. dia, e, depois de uma de suas costelas criou a mulher, iniciou-se um processo que chamamos "Relacionamento" e o que significa?
Trata-se da ligação afetiva ou não, podendo ser amizade, coleguismo, profissional ou que busque algum objetivo ou interesse pessoal ou comunitário, e, envolve comunicação, atitudes, decisões e convivência de alguma forma.
Só é considerado bom quando existem empatia, harmonia, confiança e respeito entre as pessoas. Enquanto estavam apenas Deus e, depois Adão, estavam tudo legal, tudo em harmonia, no entanto, a partir da criação da mulher, ocorreu o fato da desobediência a Deus, quando a mulher e homem provaram do fruto da árvore que Deus havia determinado para não comerem: "A árvore do conhecimento do bem e do mal" pois o dia que a comeres, certamente morrerás. Gn 2:17;
O que ocorreu a partir da desobediência a Deus? Simplesmente, o homem demonstrou para Deus que não precisaria mais d'Ele, pois como disse a Serpente à mulher agora vocês serão como Deus e terão conhecimento do bem e do mal. Gn 3:5
O homem abriu mão de sua dependência, dos cuidados especiais , benefícios e regalias que Deus oferecera lhe proporcionara no Paraíso. Em contra-partida vieram as consequências:
a) Serpente: será maldita entre todos os animais domésticos e rastejará sobre o ventre (o que se presume que ela andava em pé) Gn 3:14;
b) Mulher: Multiplicação os sofrimentos da gravidez, dando a luz com dores (o que se presume que a mulher era para ter filhos sem as dores do parto) Gn 3:16, e, aqui na parte "b" deste texto vem algo MUITO GRAVE, que será o FOCO PRINCIPAL de nossa reflexão: "o teu desejo será para o teu marido e ele te governará"
c) Homem: Foi expulso do Paraíso, não pode comer da Arvore da Vida e viver eternamente (o que se presume que não éramos para morrer fisicamente), passou a lavrar a terra e se alimentar a partir do suor do seu rosto. Gn 3:19, 22-24;
Então, primeiro Deus, depois Adão, depois Eva, depois Abel, depois Caim, ou seja 1, depois 2, depois 4, depois mais irmãos, as esposas dos filhos , tios, netos, bisnetos, avós, bisavós, etc... 1, depois 2, depois 20, depois 200, depois 2.000, depois 2 milhões e, hoje mais de 7 bilhões de seres humanos, todos, (aqui generalizando) infectados pelo vírus da Maldição de Jesabel, a Maldição do Relacionamento.
Deus cobrou a culpa pelo pecado do homem, que Ele criou, o homem disse que foi a mulher e a mulher disse que foi a serpente Gn 3:11-13. Isto foi o que o relacionamento interpessoal provocou na humanidade: "Eu tenho razão, eu estou certo, eu não tenho culpa, do meu jeito é o correto, etc..." - Isso desde a Fundação do Mundo até os dias de hoje.
JEZABEL - Foi uma princesa FENÍCIA casada com Acabe, rei de Israel, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher, filha de um rei fenício, de forte personalidade feminina. Significa “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro” ou então "Um Montão de Lixo". A sua história é conhecida através de I Reis
Israel passou a ser um reino teocrático e Jezabel cresceu politicamente e ordenava sobre o clero sacerdotal, obrigando os próprios sacerdotes israelenses a cultuar a Baal. Suprimindo os rituais mosaicos, Jezabel passou a cultuar a Baal de forma ostensiva e dominadora, sacrificando crianças em nome da santidade e inocência.
A resistência contra a política religiosa de Jezabel foi a partir de Elias, no seu desafio e vitória sobre 450 profetas de Baal no Monte Carmelo. Jezabel foi desmascarada e desacreditada publicamente, a qual ao saber da "tragédia" ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá.
Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha, exatamente como Elias profetizou.
Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher sedutora sem escrúpulos, perversa, má, terrivelmente odiosa em todos os seus tipos de RELACIONAMENTOS, daí o nome de nosso post de Maldição dos Relacionamentos e/ou Maldição de Jezabel, a baseado no texto de Gn. 3:16, acima.
Vamos abordar 3 tópicos ou fases desta Maldição, que ocorre, nos relacionamentos dos dias de hoje:
MANIPULAÇÃO: É muito comum entre os adestradores de animais, que passam a repetir um ensinamento quando é premiado com alguma coisa, no caso o alimento. Mas não é muito diferente entre os animais que se dizem "racionais" Sob a "falsa ilusão" de que fazendo isso você recebe aquilo, isso desde nossa infância, na nossa família, circulo de amizades, trabalho, e muitíssimo comum no meio espiritual, nas igrejas, onde deveria ser o contrário, fazer isso (obedecer a Deus e à sua Palavra) porque ELE já meu deu tudo, aliás, nos restaurou o que perdemos no Paraíso, ou seja a Vida Eterna com ELE.
A MANIPULAÇÃO, ocorre de todas as formas possíveis, entre si, nos relacionamentos abaixo: homem X mulher, pais X filhos X irmãos X maridos X esposas X tios X sobrinhos X genro/noras/sogros X patrão X empregado X políticos X eleitores X autoridades X população X Poderes X Executivo X Legislativo X Judiciário X Governos X Demais Paises; ( + de 7 bilhões);
"No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos" Ap. 2:20.
INTIMIDAÇÃO: Também muito comum entre os adestradores, não é muito diferente entre os "racionais" - Tem um ditado popular que diz que o não vem pelo amor vem pela dor, e, eu, confesso, que uma de minhas falas na educação de meus filhos foram: Voceis têm duas opções obedecer aos seus pais numa boa, e, obviamente, serão recompensados, (na época, era vídeo-game, televisão, brincar, passear com amigos, sair comer lanches, sair de carro ou de moto comigo, assistir uma partida de futebol, etc....) ou??? obedecer, de forma obrigatória (vara, cinta, chinelo, rsrsrs) e perder todas as regalias, acima citadas. Infelizmente não é assim nos dias de hoje, e deu no que deu.
Vejam o caso do Profeta Elias, que tinha sido vitorioso sobre 450 Profetas de Baal, depois fugiu, com medo de apenas uma mulher, Jezabel, que o ameaçou de morte.
"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo". I Rs 19:1-3
Infelizmente, a INTIMIDAÇÃO, também ocorre conforme a Manipulação, entre todos os níveis de relacionamentos conforme, acima.
DOMINAÇÃO: Tanto o homem, como a mulher, os filhos, irmãos, sabem da palavra certa, do comportamento adequado, que toca, fere, machuca, magoa, entristece, deixa sem chão, uns aos outros, como forma de dominação, e aí envolve, finanças, sexo, liberdade, castigo, desprezo, e, até raiva, ódio e falta de amor ou perdão.
E, mais uma vez, a DOMINAÇÃO, assim como a Intimidação e a Manipulação, ocorre em todos os níveis de relacionamentos interpessoais e em todas as áreas de relacionamentos sejam físicos, psicológicos, intelectuais, de autoridade, poder político-governamental, etc.
"Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água" I Rs 18:4.
Concluindo, para dizer que o meu desejo e a minha oração, é para REPREENDER todo Espírito Maligno da Maldição de Jezabel, da Maldição dos Relacionamentos, e, que, caiam por terra, em nome de JESUS, no meio de toda a humanidade, especialmente no meio de povo de Deus;
Que toda MANIPULAÇÃO, INTIMIDAÇÃO ou DOMINAÇÃO, caiam por terra, em nome de JESUS, para que possamos usufruir de toda a sorte de Bênção nos disponibilizada pelo Pai, desde lá do Eden, e, que por nossa culpa, a nossa desobediência, a perdemos, mas, que foi restaurada, pelo Sacrifício de Jesus, no Calvário, para todos que crerem, e aceitá-Lo, como nosso ÚNICO e Suficiente Salvador, para todo o sempre. AMÉM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...