quarta-feira, 31 de outubro de 2018

347 - Halloween ou Reforma, Bruxas ou Palavra de Deus?

UMA CERTA FEITA, OUVI EM UMA PALESTRA A SEGUINTE FÁBULA

Um certo Rei, preocupado, com sua descendência, tinha uma filha única, e, precisava casá-la, no entanto, não tinha em seu Castelo alguém, suficientemente capaz, para ser seu possível sucessor ao lado da Princesa, então tomou a seguinte decisão:

Fez um anúncio, convocando todos os jovens em todas as regiões de seu Reinado, para, hummm... "entrevista" onde seria feita a seguinte pergunta> "O que tenho em minha mão", se o jovem acertasse, teria uma segunda pergunta, a qual revelo, logo abaixo;  




O primeiro que acertasse as duas perguntas seria considerado, apto, pelo Rei a desposar sua filha; os jovens mais sábios, mais belos, mais bem vestidos de toda região alí compareceram, e, nenhum deles acertou a resposta para a pergunta do Rei;

Quando o Rei já estava desanimado, quanto à escolha do marido para a princesa, eis que surge um jovem muito humilde, simples, de uma das famílias mais pobres do reino, cujos irmãos, considerados mais inteligentes, os quais, até zombaram do mesmo, compareceu à presença do Rei;

Perguntou o Rei, o que tenho em minhas mãos? Respondeu o jovem, um passarinho!!! O Rei atônito, pela resposta do jovem, pensou com "seus botões" e fez a 2a. pergunta:





Ele está vivo ou está morto? (de forma astuta imaginando, se disser que esta vivo, eu o massacro nas mãos, e se disser que está morto, eu abro minhas mãos e ele sai voando);

O Jovem, pensou, pensou e pensou e respondeu: "A resposta está em Suas Mãos" - Moral da Estória: O próprio rei faria a escolha e decidiria o final da mesma, afinal ela estava nas mãos dele; E o jovem casou-se com a princesa, e, deram muitos herdeiros para aquele Reinado;

Hoje, 31.10.2.018 - O Mundo Celebra, alguns o dia das bruxas, outros os 501 anos da Reforma Protestante, fundamentada nas 5 Solas de Martinho Lutero, conforme abaixo:  



1- SOLA SCRIPTURA (Somente a Bíblia e toda a Bíblia): 

Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei;
A menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. 

   


Lutero disse isso pois a opressão dos líderes católicos era massante. A Igreja Católica colocava a tradição como equivalente na teoria; mas superior na prática; às Escrituras Sagradas pois segundo a igreja, ela tinha canonizado os livros que julgava serem santos, revelados, ela reproduziu a Bíblia, por isso tinha este domínio. 

A Reforma veio para dizer que somente a Bíblia e toda a Bíblia é a via de fé e prática de todo cristão, sendo a Palavra de Deus e estritamente ligada à sua Pessoa, sendo assim, superior a qualquer tradição e a pura verdade. É através das Escrituras que Cristo para nós hoje se torna revelado.

2- SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo):

Não há salvação fora de Cristo, ele é o nome dado pelo qual devamos ser salvos, é o Verbo Divino, A Esperança de Israel, O Renovo de Jessé, O Messias, O Caminho, a Verdade e a Vida. Somente Cristo Salva pela graça redentora.



“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5). Sola Escriptura só existe por causa do Solus Christus.

3- SOLA GRATIA (Somente a Graça):

Favor imerecido, misericórdia que se prolonga de eternidade a eternidade, capaz de salvar o indivíduo não por méritos, não por indulgências, compras de pedaços dos céus, confissões ao sacerdote, nada disso;

Graça é graça, de graça, pra salvar independente das obras àquele que atende ao convencimento do Espírito Santo de que Cristo é salvação, e o produto disto é graça! 




Favor que nos salva de nós mesmos!!! “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6).“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

4- SOLA FIDE (Somente a Fé):

"A fé é a razão de Deus" (Roberson Vinhali). É suficiente, particular em muitas ocasiões, mas a mesma entre os santos de Deus, é nosso escudo, é nossa espada também muitas vezes, nos possibilita a caminhar por esperança, amor, sem ver, sem vistas, mas por ela...pela fé! 





“O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

5- SOLI DEO GLÓRIA (Somente a Deus Glória):

Enquanto a Igreja buscava a glória de seus líderes e/ou liderados, dos imperadores, da prata e ouro, Deus nos faz lembrar aqui que não divide sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação no deserto: 





Somente a Deus adorarás e só a Ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8). “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus" (I Co.  10:31)


Portanto, nossa oração é para que você faça a escolha correta (pois, afinal, ela está em suas mãos: Você está celebrando o dia das Bruxas (abominação a Deus e à Sua Palavra), ou, você está celebrando o dia da Reforma, cujo foco principal é toda e somente a Palavra de Deus (Bíblia)?















Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...