domingo, 20 de março de 2011

77 - MEDO, TEMOR, COVARDIA OU DESCONFORTO?

Hoje, na Escola Dominical o Superintendente leu o texto de Dt 31:8 “O Senhor é quem vai adiante de ti; Ele será contigo; não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes”, dando-nos um breve testemunho sobre sua apreensão haja visto a partida de sua filha, em meados de junho próximo, para intercâmbio no Canadá.

O que me levou também ao verso 31:6 que relata “Sede fortes e corajosos: não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco: não vos deixará, nem vos desamparará”.



Penso, meus amados, que todos nós somos sabedores que no meio cristão, ou pelo menos daqueles que se dizem ou pensam que são cristãos evangélicos, existem muitos “irmãos” que, na verdades são medrosos. E o que é uma pessoa medrosa? Que ou aquele que tem medo; pessoa a que falta energia, ou resolução; receoso, temeroso. Também pode ser: que facilmente se assusta, tímido, acanhado, covarde, assustado, danado, defeito, pávido, poltrão, pusilânime, temeroso, timorato e, vulgarmente se diz por aí no mundão: maricas ou cagão.

A Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.

A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. Deste ponto de vista, a timidez não pode ser considerada um transtorno mental.

Aliás, quando em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo, ou micro-sociedades.

A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite à pessoa avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação.

Estas, verdadeiramente, não são características de um crente ou cristão evangélico a qual e Deus requer de cada um de nós, pois, a Bíblia nos afirma que estes não herdarão a vida eterna com Deus: "E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?" Mc 4:40

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte".Ap. 21:8

Podemos vencer a timidez . A palavra diz em II Tm 1:7 “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

Dt 20:8 “E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.

Jz 7:3 “Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram”.

Is. 35:4 “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará”.

Ap 21:8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.




Portanto, meu querido irmãos leitor, diante dos problemas, dificuldades, aflições, doenças, perdas materiais, pessoais, pessoas queridas, busquemos e fiquemos com o conforto do Espírito Santo e promessas de nosso Senhor e Deus Pai!

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo. 16:33 ...

"Nunca te deixarei, nem te desampararei.” Hb 13:5

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei”. Jo 16:7

“ Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai mandará, lhes ensinará todas as coisas e vos fará lembrar o que eu tenho dito”. Jo. 14:26

Podemos e devemos temer Deus, pois está escrito: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” Pv 9:10 – podemos e até ficamos, muitas vezes, num certo desconforto, até ansiedade ou preocupado, mas O Senhor nos diz em sua Palavra: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.” Mt 28:20
. Que grande alegria nos traz essa promessa! ...

E, finalmente, ví no Blog Espaço Jovens Avante o seguinte (muito interessante):

"Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci." Jr. 1:5


Algumas vezes pode ser difícil acreditar que o Deus do universo sabe onde você mora e como se sente a respeito de si mesmo. Só que o Senhor tomou para si a responsabilidade de conhecê-lo tão bem, pois Ele o conhecia antes mesmo de você ser gerado no útero de sua mãe.

Pense sobre isso: Deus sabia o seu nome, do que você gostaria ou não, o seu temperamento, a cor de seus olhos e de seus cabelos e até o seu desejo mais profundo; tudo antes da sua concepção.

Portanto, da próxima vez que se sentir pequeno demais para que o Senhor se importe com a sua vida, lembre-se de que, quando você era apenas um tênue brilho que reluzia nos olhos de seus pais, o seu Pai celestial já o conhecia e passou certo tempo relembrando tudo a seu respeito. Ele o ama intensa e profundamente. (Texto retirado do livro 101 maravilhas que Deus pensa sobre você).

O amor que Deus tem pelas nossas vidas é enorme, pena que muitas vezes não damos o valor necessário a isso. Mas é tempo de voltar ao primeiro amor, voltar a essência da adoração, como diz a canção, ao relacionamento com o pai, pois é isso que ele tem esperado de nós. Que o amor de Deus possa fluir em nossas vidas e que o Espírito Santo de Deus venha habitar em cada vida!!! Deus abençoe ricamente a cada um. (Nilton Cesar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...