quinta-feira, 24 de março de 2011

79 - deus ou Deus? EM QUEM CONFIAR?



Ontem, durante o culto de estudo, das quartas-feiras, nosso pastor Arnildo Klumb leu, na introdução, antes do louvor, o salmo 34:8 onde o salmista diz: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”, o que nos leva ao versículo 7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.

Estes textos nos elevou à época de minha conversão, no ano de 1976, quando minha esposa Ivanir, já era grávida de minha filha Giovana, após 5 anos de casados.

Na época, eu estava sofrendo, não sei se seria essa, exatamente, a palavra, mas para minha pessoa, à época, era sim, sofrendo, então, um grande “ataque” da Palavra de Deus, por meu tio Geraldo, então presbítero da IPB, juntamente de jovens, como Edson, Paulo e Dora, Amilton, Álvaro e também minhas primas Samira e Odete, todos da IPB, juntamente com os quais acabamos por formar um grupo que louvava a Deus nas igrejas de várias cidades da região e interior de São Paulo. Foi o início de minha conversão, da qual sou infinitamente saudoso.



Mas, o texto, chave de minha conversão, foi Êxodo 20, depois houveram MUITOS outros pertinentes, assim está escrito:

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
18 Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.
24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.




Tomo a liberdade de repetir os textos mais fundamentais na minha conversão:

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.


E, são tantos textos na Palavra de Deus, senão veja o que diz o Salmo 115:

2 Por que dirão as nações: Onde está o seu Deus?

3 Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz.

4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;

6 têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram.

7 Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam.

9 Confia, ó Israel, no SENHOR; ele é teu auxílio e teu escudo.


Que todo ser humano, tem necessidade de “algo especial” na sua vida, algo que possa preencher todo e qualquer vazio ou lacuna que existe em suas vidas, isto é sabido, certo e ponto pacífico. No entanto o problema é como preencher esta lacuna? São muitas as formas que o homem faz: uns através do vício (bebidas, drogas, cigarros, etc.), outros com estudo, trabalho, apego excessivo em busca de gan har dinheiro, não importando com o meio, pois segundo estes, os fins justificam os meios, então roubam, matam, enganam, mentem, etc... Às vezes o cidadão já conseguiu tudo: sucesso financeiro, profissional, no casamento, baita saúde, mas falta ainda alguma coisa, e, se não encontrar aí então apela, para roubar, matar, adulterar, drogar-se, e mesmo assim, NADA... aí vem a depressão, o stress, culminando, muitas vezes com o suicídio.

A verdade, nua e crua é que todos precisam se agarrar em alguma coisa, e o que temos a lhes dizer, meus amados, é que essa “alguma coisa” não é nada mais do que DEUS, só Ele é que pode preencher este vazio, esta lacuna, comum de todos nós.

Aí, vem um segundo questionamento! Quem é Deus? Qual é o Deus correto? Posso vê-Lo? Tocá-Lo? Sentí-Lo? Qual é o mais poderoso? A maioria das pessoas, são como Tomé, quer ver para poder crer, um contra-senso quanto à gramática de Deus, como o texto, acima, Salmo 34:8 primeiramente precisamos, crer, acreditar, para depois então ver.

Não há como tocá-Lo, nem vê-Lo, nem sentí-Lo, a não ser pelos olhos da fé, e na verdade mesmo, só podemos sentí-Lo pois Ele é Espírito (e não tem como ver um espírito) e está escrito:

“Deus está à procura de verdadeiros adoradores, que O adorem em Espírito e em Verdade” (João 4.23).

Nesse trecho há duas palavras que precisam ser ressaltadas: espírito e verdade. Adorar em Espírito é deixar que o Espírito Santo nos conduza na adoração. Por meio da adoração em Espírito alegramos o coração de Deus. Ele tem a unção que quebra todo o jugo da carne e de Satanás. A adoração em espírito nos coloca dentro da sala, diante do Trono do Cordeiro.

Mas o que é adorar ao Pai em verdade? A resposta está em João17.17, que diz: “Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a Verdade”.
Adorar em verdade é, então, nos alimentar do banquete que Cristo nos oferece por meio da leitura da Bíblia.

Concluindo, Não há como materializar Deus, nem como figura ou imagem NENHUMA, pessoas, animais ou objetos da natureza. Os textos, acima nos exorta, NEM FAZER PODE, que dirá, adorar, venerar, prostar-se ou seja lá o que for. É abominável ao Senhor: ... "A minha glória, não a dou a ninguém” ( Isaías 48:11 )...

e, com mais um "pequenino" detalhe: Quem nos ama é Deus, é Jesus, foi Jesus quem sofreu, foi humilhado e morreu por mim e por você, é só Ele é pode nos salvar, PRESTE MUITA ATENÇÃO NO ÚLTIMO VÍDEO, abaixo, só através d´Ele, ÚNICA E TÃO SOMENTE, ELE, JESUS CRISTO, e não Pedro, Paulo, José, Maria, ou quem quer que seja, só ELE, Jesus.




Vamos refletir, SERIAMENTE, nisto tudo? Fiquem na Graça de Jesus, no Amor de Deus Pai e nas Eternas Consolações, Ensinamentos e Poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...