sábado, 16 de abril de 2011

82 - EU NÃO PRECISO DE IGREJA - Será??????????





…“edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).




Uma certa feita, o Pastor Timofei Diacov, conversando com um amigo, a respeito de qual igreja ele era membro; a sua resposta imediata foi: “Eu não preciso de igreja”. Outra pessoa disse coisa semelhante: “A minha igreja está lá no céu”.Assim poderemos citar outros casos, semelhantes a estes.

A primeira pergunta que fazemos é: Quem foi que fundou a igreja? Porventura teria sido algum homem qualquer? A Bíblia diz que foi Jesus, e ela é Sua, porque foi Ele o fundador.

A segunda pergunta foi: qual foi o motivo, e para quem? Foi para os anjos? O Senhor Jesus sabia que o homem sendo um ser gregário, não poderia sozinho desenvolver as suas características espirituais, e nem crescer no conhecimento da verdade. Que definição daremos à igreja? Ela é composta de pessoas convertidas, salvas, regeneradas e batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para promover o crescimento mútuo e glorificar a Deus.

Pertencer a esta igreja, além de dever, é privilégio. Nela mantemos a comunhão uns com os outros, e, como diz o Salmo 133: “Ali o Senhor ordena a benção”. Não se pode entender que um salvo não sinta alegria da comunhão. O Salmo 92:13e14 diz: “Os que estão plantados na casa de Deus, florescerão como palmeira; e ainda na velhice, darão fruto”.

A terceira pergunta, qual foi o preço pago por Jesus para instituí-la? O apóstolo Paulo em suas cartas diz que o preço foi o sangue de Jesus. Desprezar esta igreja é desprezar o próprio Cristo; pois um dos salmistas diz que ela é a menina dos olhos dEle. E Paulo diz mais: “Ele amou a Sua igreja, e por ela deu a Sua vida”.

Já imaginaram o preço que Ele vai cobrar daqueles que dizem não necessitar da igreja? Certamente que será um alto preço. Considerando ainda que o preço não fosse só o calvário, mas o fato de ter deixado a Sua glória lá no céu e vir ao mundo para sofrer.

“Vivendo na igreja, a vida já é difícil; já imaginaram a dificuldade viver longe dela? A comunhão com os irmãos é coisa maravilhosa! E sem ela não podemos viver.

Enfim, não dissemos que somos seres gregários? Vez por outra, pode acontecer de esta comunhão ser interrompida, uma vez que temos um grande adversário que luta 24 horas, tentando implantar discórdias, maledicências, malquerenças etc; por isso o Senhor Jesus recomenda: “Vigiai e orai para que não caiais em tentação”.

Que dizer dos privilégios que o cristão verdadeiro perde, como por exemplo, deixar de participar da Ceia do Senhor, e ser batizado como ensina Romanos 6:4e5? E que dizer ainda da perda das oportunidades de ouvir Deus falar pela pregação de Sua palavra? No Salmo 119, o salmista dedica um bom espaço para dizer o quanto ele amava a palavra de Deus. Não sentir prazer de estar na casa de Deus, é caso anormal.

Conhecemos um homem que escreveu vários hinos do Cantor Cristão. Certo dia, por descuido ou negligência desviou-se, permanecendo trinta anos fora da igreja. Ele mesmo disse: “Aprendi fumar, beber; e assim ouvi várias vezes Satanás dizer-me: ‘para você não há mais jeito. Deus não o aceitará mais de volta. Portanto continue longe da igreja, longe de Deus’ e assim arrependido voltei a Deus e à igreja, e vejo quanto perdi de estar em comunhão com os irmãos”.

Esta volta foi feita com muitas lágrimas dele e da igreja que o recebeu de volta. Diante disto, a conclusão lógica, é que não vale a pena viver longe da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois o perdedor sempre é aquele que se afasta. O apóstolo Paulo chama a igreja de, “A multiforme sabedoria de Deus”. Uma brasa fora do braseiro se apaga. E Deus quer que esta brasa esteja sempre ardendo em fé, em amor, em conhecimento, no entusiasmo, na dedicação e especialmente na comunhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...