terça-feira, 19 de abril de 2011

83 - ALÉM DE ESCOLHIDO POR DEUS, É PARA SEMPRE?

Resposta que não quer calar!!! - É claro e evidente que sim. Fomos escolhidos por Deus, antes da fundação do mundo, e, o melhor de tudo, PARA SEMPRE.



Neste último final de semana recebemos a vista do Pr. Nilson e família da Igreja Ouvir e Crer de Marechal Cândido Rondon, e tivemos ótima comunhão com os mesmos, em cumprimento ao Salmo 133 da Palavra de Deus.

Dentre muitos assuntos que abordamos, juntos, debatemos sobre a questão da Salvação eterna, para sempre, bem como o fato de sermos escolhidos de Deus, também para sempre. Óbviamente, para a igreja de Jesus, estes são temas polêmicos, principalmente quando debatidos por pessoas já maduras na fé, e, com algum conhecimento da Palavra de Deus.

Nós, como presbiterianos, defendemos a tese Calvinista de escolha e salvação para sempre, à vista de inúmeros textos da Palavra de Deus conforme a seguir:

II Pedro 1: 10 - “Portanto irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição...”

Efésios 1:5 - “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo...”

Efésios 1:11 - “...havendo sido predestinados, conforme o propósito daquEle que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade.”

Romanos 8:29-30 - “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de Seu Filho...”; “E aos que predestinou a estes também chamou; e os que chamou também justificou...”

“O Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal.” Provérbios 16:4.

“...compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.” Romanos 9: 18

“... Eu endurecerei o seu coração (de Faraó), para que não deixe o povo ir.” Êxodo 4:21.

“Como está escrito; amei Jacó, e aborreci Esaú.” Romanos 9: 13; “...Em verdade vos digo que um de vós Me há de trair.” Mateus 26: 21.

... nos elegeu nele antes da fundação do mundo... EFÉSIOS 1.4, RA – Trata-se de um texto conclusivo para obtermos um entendimento bíblico acerca de nossa experiência de salvação. E, embora esteja longe de ser o único texto sobre o assunto da eleição divina, ele é claro, conclusivo em sua autoridade, sucinto e suficiente para nossos objetivos aqui. Nele, a despeito do ainda presente mistério, há clareza que a mente humana pode captar sem oscilações; com convicção. O versículo explica o que de fato ocorreu no momento da conversão: a concretização de uma escolha divina feita desde tempos eternos.



A eleição, naturalmente, é uma doutrina oriunda das profundezas do oceano teológico. Assim que nos damos conta dela, todos devemos reconhecer que estamos num ponto muito longe de dar pé. Trata-se de um lugar de mistério, que suscita uma infinidade de perguntas, todas variantes de uma única questão: “Como é possível conciliar soberania divina com responsabilidade humana?”.

Na questão do mistério teológico, acho muito útil esta citação de J. Rodman Williams: “Como todas as doutrinas cristãs estão relacionadas com Deus, o qual está em última análise muito além de nossa capacidade de compreensão, inevitavelmente haverá algum elemento de mistério ou transcendência que não pode ser captado pelo entendimento humano. Não obstante, dentro desses limites o labor teológico não pode cessar”.

Aliás, Deus havia anunciado a seguinte estipulação não-negociável: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29).

Concluindo, meus amados, digo-vos que para ser salvo, ninguém precisa crer na doutrina da eleição, entendê-la e concordar com ela. Um relacionamento salvífico com Deus requer arrependimento do pecado e confiança exclusivamente em Cristo, de que ele salvará exclusivamente pela graça, exclusivamente por meio da fé. Embora a doutrina da eleição seja importante, e as crenças equivocadas a seu respeito possam acarretar consequências negativas, certamente não é necessário que alguém abrace a doutrina da eleição para ser salvo.

A doutrina da eleição destina-se a cristãos, não a descrentes. Não deve ser ensinada nem mencionada em nenhuma situação evangelística. O teólogo Bruce Milne sabiamente declarou que a doutrina da eleição “não é um elemento já explícito do evangelho que o cristão apenas apresenta ao descrente. Ela não deve impedir o convite universal do evangelismo cristão” (Conheça a verdade, São Paulo: ABU, 1987). Como disse o reformador inglês John Bradford: “A pessoa precisa primeiro deter-se na escola primária da fé e do arrependimento antes de ingressar na universidade da eleição e da predestinação”.

E, para pensar no travesseiro:

A motivação que deve alimentar a convicção de que alguém JAMAIS vai perder a salvação é o reconhecimento da misericórdia e a graça de Deus sobre sua vida. Tenho certeza da salvação porque esta graça me alcançou. Jesus já garantiu a minha salvação que é única e nunca se perde. Uma vez salvo, salvo para sempre. Ninguém cai da graça. O Espirito Santo nos selou e somos pra sempre parte do eterno reino de Deus.

Jesus me garante o seguinte: Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, DE MODO NENHUM o lançarei fora. (João 6:37)

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, NEM QUALQUER OUTRA CRIATURA PODERÁ SEPARAR-NOS DO AMOR DE DEUS, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:33-39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...