domingo, 7 de agosto de 2011

104 - OVELHA NEGRA OU SANTO DA FAMÍLIA?



Nesta manhã estivemos ministrando na Escola Dominical em nossa Congregação do Betel, após uns dois meses de ausência daquela amada igreja. Por ocasião estudamos a Lição nº 28 da revista Igreja Viva II escrita pelo nosso querido Pastor Emérito João dos Anjos, cujo tema era “Ser misericordioso é dever de todo membro da igreja de Cristo” embasado no texto “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão a misericórdia” Mt. 5:7.

Não conseguimos terminar ficando apenas na 1ª parte dos 3 tópicos da lição onde abordamos primeiramente, o que é misericórdia, a qual, consultamos alguns dicionários e chegamos ao seguinte: Misericórdia é compaixão, piedade, sentimento despertado pela infelicidade de outrem, dar bênção ou abençoar, fazer feliz, proteger, não receber o que merecemos quanto à punição (ao contrário de graça quando recebemos o que não merecemos).
Assim foi o amor de Deus para conosco, MISERICÓRDIA SEM MEDIDA, pois merecíamos morrer, por causa de nosso pecado, e, no entanto, mandou seu filho Jesus para morrer em nosso lugar, (graça restauradora, ou seja o que não merecemos, o amor de Deus).

De tudo o que o pastor colocou na lição, eu fico com a seguinte colocação: Misericórdia é não apenas sentir a necessidade e o drama do outro, mas, principalmente atender e ajudar em TUDO o que for possível, seja na área material, pessoal e principalmente espiritual.

Porque relatamos, o acima? É que o vamos compartilhar hoje, é a questão de fazer algo que contribua para o crescimento e engrandecimento da obra de Deus, haja vista, que como estudamos, hoje na ED, o mundo contemporâneo vive “marcado” pelo egoísmo, pela indiferença, pelo individualismo, pela ganância, etc...(e, marcas são coisas tão difíceis de desaparecerem da gente, não é mesmo? às vezes nunca desaparecem), ou seja “cada um por sí e Deus para todos”.

Nesta manhã, ao chegar da ED, vimos uma mensagem na TV, sobre o texto de II Reis 14:1-3: “No segundo ano do reinado de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar. Ele tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã; ela era de Jerusalém. Ele fez o que o Senhor aprova, mas não como Davi, seu predecessor. Em tudo seguiu o exemplo do seu pai Joás”.

Vejam bem, que o rei Amazias, fez o que era reto diante do Senhor, mas não como Daví, algumas versões dizem “não com intereza de coração”, ou seja fez o que era correto, mas não como agrada o coração de Deus. Daví era assim: homem segundo coração de Deus At 13.22. Davi, do hebraico (DAWID) significa amado. O nome Davi, esta registrado 1031 vezes na Bíblia.




Qualidades de Davi que agradava a Deus.

a)Servo. Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi Sl 89.20

b) Humildade. O próprio Davi falou: Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe. Sl 138.6
Jesus era humilde: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mt 11. 29. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Mt 18.4.

c) Integridade. Davi fala da sua integridade: O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim Sl 7.8. A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero Sl 25. 21. Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar Sl 26. 1. Ver também Sl 26.11; 41.12; 101.2.3

d)Esperança em Deus. Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti Sl 39.7. Também Sl 62. 5 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

e) Confiança em Deus. Confiar, sentir-se seguro, estar confiante, estar despreocupado. E Davi tinha esta qualidade, por isto podia dizer: Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo. Sl 56.4. Ver ainda Sl 27.3; 40.4; 56.11; 71.5.

f) Louvor e adoração. ALELUIA é repetida muitas vezes nos salmos de Davi. Como: Louvai ao Senhor. Davi foi o que mais escreveu sobre louvor e adoração. Além dos salmos, lemos a sua historia, e compreendemos que este homem viveu uma vida perante o altar de Deus. Por isso era bem sucedido e vitorioso em tudo o que fazia. Davi nunca deixou de cumprir o seu dever para com Deus.

DAVI E SEU CONHECIMENTO DO SENHOR - Faltar-nos-ia tempo e espaço para registrar aqui as experiências de Davi para com Deus, mas em resumo, vamos ver ainda um pouco sobre o conhecimento e experiências de Deus na vida de Davi.



O que aproximava Davi do Senhor:

a) Sede de Deus. Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. Sl 63.1.

b) Busca de Deus. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou. Sl 34.4.

c) odiava os ídolos. Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor. Sl 31.6.

d) Confissão. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Sl 32.5.

e) Conhecia a onisciência e onipresença de Deus. Sl 139. 1-17.

1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!



Baseando-nos na vida e ministério de Davi, como rei, servo do Senhor, profeta e salmista, examinando tudo o que a Bíblia Sagrada fala sobre este homem de Deus, podemos tirar de suas experiências muitas lições para nossas vidas, e aplica-las no nosso dia a dia, na nossa busca do caráter cristão.
Em resumo: posso lhe afirmar, meu amado, não adianta nada, mas nada MESMO, se você pensa que está fazendo a obra de Deus, simplesmente para receber alguma coisa em troca, ou seja: vou prá igreja para ser próspero, para ser feliz, para não ir para o inferno, porquê nasci num lar evangélico, para receber milagres, etc.. ir a igreja, entregar o dízimo, ofertar, ser batizado, nas águas ou fora dela, pregar, cantar no coral ou banda, as minhas obras ou justiças, etc...

NADA DISSO te levará para o céu, mas... nós devemos fazer TUDO ISSO, por amor a Deus, pelas suas Misericórdias que se renovam, “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3.22-23, pelo seu amor para conosco “E Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho único para que todos os que nEle crerem não pereçam mas tenham a vida eterna” Jo. 3:16 e com amor, 1 Coríntios 13- “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”, como forma de gratidão e plenitude de coração (assim como Daví e tantos outros irmãos nossos do passado bíblico). Aí sim, estamos fazendo, de forma correta, dar, entregar a Deus, por tudo que Ele já nos deu e não para receber. Deus não é negociante, não faz barganhas. Não sejamos a “Ovelha negra da família”, como diz a música de Rita Lee, no início e, sim, sejamos Santos, pois sem santidade ninguém verá a Deus... “"Sede Santos, porque eu sou santo!" 1 Pedro 1.16; “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb 12:14; Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Hb 11:6. ... Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...