sábado, 22 de maio de 2010

11 - MEU TESTEMUNHO e de SIMONTON - IPB







“A vida tem tristezas mil, nem tudo é um céu de anil, mas para a dor, que é tão sutil, há um caminho só: Confia em Deus e Ele, sempre, te ouvirá, confia em Deus e Ele nunca falhará, confia em Deus e as negras nuvens passará...” Oh! Não duvides...

No ano de 1.976 na IPB da pequena cidade de Uraí, ao norte do estado do Paraná, eu estava dando os meus primeiros passos na vida cristã, e, aguardando, ansioso, o nascimento de minha primeira filha: Giovana, um dos irmãos que muito contribuiu para minha conversão, o hoje, presbítero Paulo Garcia da IPB de Cornélio Procópio (PR), louvou a Deus com o cântico “Confia em Deus” música e letra de Feliciano Amaral, gravada por diversos cantores, a qual, recentemente ouvi no XII Congresso Nacional das UPH’s da IPB em Grussaí (RJ), com o adorador Azineto Santos, (foto anexa), Lembrei-me que, também foi meu primeiro cântico (solo) na IPB de Campo Mourão.

E, viajando no túnel do tempo comecei a meditar sobre os diversos problemas e aflições que passei em minha jornada cristã, com muitas vitórias e também derrotas, algumas quedas e outros tantos “levantar”, isto por meio de meu Advogado, Jesus de Nazaré (I Jo.2:1b), também creio que o cair é do homem e o levantar é do Senhor, também vejo que a Bíblia nos diz que Jesus numa certa feita afirmou que no mundo teríamos aflições, mas que, sempre, ficássemos animados, pois Ele venceu o mundo, (Jo. 16:33b).

Então começo a pensar como O Senhor Deus tem sido bom e misericordioso para comigo e para com os meus amados, pois tudo que fui/tive, sou/tenho, serei/terei, veio/foi, vem/é, virá/será é do Senhor, ou seja tudo pertence ao Senhor, e, eu, com certeza, vivo e viverei apenas e tão somente para servi-Lo e adorá-Lo, não importa o que Senhor tenha reservado para mim em todos os dias restantes de minha vida, quer na vida pessoal, material ou mesmo espiritual, pois tenho plena convicção que “o Senhor Deus me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe, fez menção do meu nome” (Is. 49:1b), “antes que me formasse no ventre, Ele me conheceu; e, antes que saísse da madre, me santificou” (Jer. 1:5), “os olhos do Senhor viram o meu corpo ainda informe, e no seu Livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Sl. 139:16), e ainda “como também me elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fosse santo e irrepreensível diante d’Ele em amor (Ef. 1:4);

Concluindo, cito meu amado irmão Ashbel Green Simonton, missionário americano, nascido no sul da Pensilvânia, no ano de 1833, falecido e 09 de dezembro de 1867, vítima da febre amarela, com 34 anos de idade e apenas 8 anos de ministério. Chegou ao Brasil em 12.08.1859, onde foi o fundador da IPB no ano seguinte, isso há 150 anos. Casou-se com Helen Murdoch, a qual faleceu 9 dias após o nascimento de Helen Murdock Simonton, única filha do casal. No final de 1867, sentindo-se adoentado, o missionário pioneiro seguiu do Rio para São Paulo, onde sua irmã e seu cunhado criavam a pequena Helen. Seu estado de saúde agravou-se e ele veio a falecer, acometido de "febre biliosa", conforme consta do seu registro de sepultamento. Seu túmulo foi um dos primeiros do ainda recente Cemitério dos Protestantes, no bairro da Consolação. Anos depois, foram sepultados perto dele os ossos do ex-sacerdote reverendo José Manuel da Conceição (1822-1873), o primeiro pastor evangélico brasileiro. Simonton e Conceição, um estadunidense e um brasileiro, foram os personagens mais notáveis dos primórdios do presbiterianismo no Brasil.
Dois dias antes de sua morte, sua irmã perguntou se tinha alguma palavra à sua igreja no Rio. Simonton replicou: “Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. Ele usará os seus instrumentos para o Seus trabalho”. E assim o tem feito. Louvado seja o Senhor!


Ainda, no plano espiritual, citou a primeira parte do texto do Sl. 46:10 “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” e, este texto, assim como os demais citados em meu testemunho, bem como a obra missionária do Reverendo Simonton, demonstram a convicção, por mim exaradas, em relação à minha vida como servo do Senhor e Mestre, Jesus de Nazaré, e, afirmo, com certeza: DEUS NUNCA FALHOU COMIGO, Amém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...