sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

137 - PECADO, PECADINHO ou PECADÃO?

Estivemos ministrando no culto desta 4ª. Feira na Igreja Sede da IPB e compartilhamos a questão do pecado. Afinal de contas somos já mais de 7 bilhões de habitantes na terra e não existem nenhuma pessoa igual a outra. Existem semelhantes, mas igual não, conforme afirmação do escritor FERNANDO KITZINGER DANNEMANN.








Os pequenos traços existentes nos dedos de cada mão e pé dos seres humanos permitem diferenciá-los perfeitamente. Calcula-se em 1 contra 67 bilhões a probabilidade de que duas pessoas tenham as mesmas impressões digitais.
Dedicando-se ao assunto, o médico inglês Francis Galton demonstrou em 1893 que não havia duas impressões digitais iguais, estabelecendo, então, a primeira coleção de registros de marcas dos dedos.


No entanto, posso garantir a todos que, independentemente do que somos, brancos, negros, amarelos, idoso, jovem, adolescente, criança, rico, pobre, culto ou não, poderoso ou não, autoridade ou não, ou quem quer que seja eu ou você, temos duas características em que somos TODOS IGUAIS:

a) todos vamos morrer um dia. “....até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”. Gn 3:19;
b) Todos nós somos pecadores. “Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" Rm 3:23
c) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". Rm 5:12

E o que é o pecado? Literalmente significa ERRAR O ALVO; No Reino Espiritual significa rebeldia, desobedecer e transgredir a Lei de Deus.

Alguns versículos do Salmo 51:

1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.





Alguns afirmam que todo pecado é igual, que não tem PECADINHO ou PECADÃO. Confesso, porém, meus amados, que até hoje não encontrei isso na Bíblia, ou melhor que Deus, ainda, não me revelou isso não. Pois vivemos pregando que Deus é amor (e O é), também afirmamos que Ele é Justiça (também O é).

Não consigo, portanto, imaginar O Senhor julgando com um mesmo peso uma pessoa, que mentiu para sua filhinha que não tem dinheiro quando esta lhe pede para comprar um doce, um brinquedo ou coisa parecida, com o mesmo pai que estupra sua filhinha, depois a mata, corta em pedaços, e atira num rio, ou de um penhasco ou de um prédio, etc.

A bíblia, porém, afirma que existem pecados para morte em I Jo.5.16-17, alí referindo-se ao exarado na Carta de Paulo aos Coríntios 11:30 – o qual quando participamos da Ceia do Senhor sem discernir o corpo, estamos comendo e bebendo Juízo para nós, e por isso existem alguns fracos, ou doentes e alguns que dormem, ou seja morre mesmo, a morte física, é claro.
E, existe pecado sem perdão, conforme Mt.12.32, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Forma de se distinguir um pecado é as conseqüências de cada um, esta é a realidade. Também diz a Bíblia em Grande Pecado: Dt. 32:21, 30-31, I Sm 2:17.

Errar é humano, no entanto, temos que tomar cuidado com o sentimento de conformismo com o pecado, que pode apossar-se de nós. Todo pecado desagrada a Deus, mas tem alguns que são ABOMINAÇÃO aos seus olhos. E o que é isso?

Pense em uma refeição com o seu prato mais preferido: Feijoada, Lazanha, Camarão, peixes, churrasco, comida chinesa, árabe, etc . Quando você, com uma fome maluca, começa a degustar daquele seu prato preferido, chega um cidadão prá lá de bêbado e a seis meses sem tomar banho e com a mesma roupa, se joga por cima de você e de sua refeição, vomitando por cima de tudo e.... credo, que nojo. Isto é abominação: nojo, repulsa violenta, aversão extrema, horror, força que repele dois corpos).

Falei coisas tão nojentas, mas é só para dar uma idéia da reação divina diante de alguns pecados. Você ficou enojado com tudo isso? Deus também fica, quando se faz aquilo que é detestável aos seus olhos.




Entre os inúmeros exemplos bíblicos, citamos, abaixo algumas atitudes ou ações que são consideradas abominações para Deus:

- Homossexualismo/devassidões sexuais: Lv. 18:22-30;20:13; Dt. 22:5;
- Incesto: Ez. 22:11; - A mentira: Pv. 12:22; - O arrogante: Pv.16:5;
- Idolatria: Lv. 26:30; Dt. 7:25-26; 12:31; 13:13-14; 27:15; 29:17; 32:16;
Jr. 16.18; 44:3-4; - A oração do desobediente: Pv.28:9;
- Toda oferta defeituosa ou fruto de pecado: Dt. 17:1; 23:18;
- A oferta e o sacrifício do ímpio: Pv. 15.8; 21:27;
- Adivinhação, feitiço e consulta aos mortos: Dt. 18:9-12;

- Roubo em transações comerciais: Dt. 25.13-16; Pv. 11:1; 20:10,23;
- O sanguinário e o fraudulento – Salmos 5:6; - O perverso: Pv. 3:32;
- O que causa contenda entre os irmãos – Pv.6.16-19;
- Condenar o justo e justificar o ímpio: Pv. 17:15;
- A prostituição: Jr.13:27; Ez. 16:25; - O divórcio: Mal. 2:16 (Permitido
em algumas situações, mas não é algo normal e agradável a Deus;
- Furto/homicídio/adultério/falso juramento:Jr. 7:9-10; Ez. 22:11; 33:26;

Abominações estão geralmente relacionadas a graves injustiças, aberrações sexuais e atos religiosos ofensivos a Deus e a Bíblia nos mostra o quanto essas coisas agridem a santidade divina. Toda abominação atrai a ira de Deus - Dt. 32:16; Ez. 7:8 e 18:24

Mas Deus não perdoa? Poderiam me perguntar, e, respondo: PERDOA, mas isso não pode servir de licença para pecar, pois mesmo com o perdão, haverá consequências, com certeza. Lembrem-se dos casos de Moisés, Jacó, Davi, Sansão, e tantos outros.




Concluindo, pensem nas seguintes consequências, além perdição eterna:

1.O pecado gera peso, a Salvação gera alivio - Mt. 11:28
2. O pecado gera escuridão a Salvação gera claridade - Is. 9:2
3. O pecado gera prisão, a Salvação gera liberdade - Rm. 6:18
4. O pecado cobra salário - Rm. 6:23, a Salvação é de Graça, Ef. 2:8;
5. Quer conhecer o peso do pecado? leiam o Sl. 38:2-13;

Portanto, o pecado na vida do Cristão, daquele que aceitou Jesus como ÚNICO Senhor e Salvador de sua vida é: FATO: I Jo. 1:8-10; NOSSO PADRÃO DE VIDA deve ser conforme I Jo. 1:7; NOSSA PREVENSÃO deve ser à luz do Sl. 119:11 e Jo. 7:37-30 e 17:15; AS PENALIDADES PREVISTAS são I Jo. 1:6, Hb. 12:6 e I Co. 11:30; Mas.... tem um REMÉDIO para tudo isso: I Jo. 1:9; e, que...

"O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz". – Números 6.24-26


Nenhum comentário:

Postar um comentário

366 - CRISTÃO DE VITRINES 1 - Base Igreja de Éfeso

Como informado na Indrodução desta série - Reflexão 365 - cá estamos para trazer a Primeira Meditação, tendo por base, a Igreja de Éfeso, le...